O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101581 |
Resumo: | Com a globalização dos mercados e as constantes transformações do cenário econômico, muitas empresas adotaram uma atuação em Rede, buscando desenvolver estratégias mais competitivas. Este trabalho tem como propósito conhecer como o processo de estrategizar se desdobra em uma Rede interornaizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará, analisando os relacionamentos entre os agentes e as estratégias usadas por esses para obter vantagem competitiva. Como base teórica para essa análise, define-se o que são Redes interorganizacionais, mencionando suas tipologias, configurações e os principais benefícios da atuação de uma empresa em rede. Mostra-se-á, também como são elaboradas estratégias como prática social, analisando os relacionamentos entre os agentes da rede e suas interfaces, para definição das melhores estratégias. Para realização da pesquisa, aplica-se-á um modelo qualitativo e descritivo, realizando entrevistas, aplicando questionários e observando os agentes envolvidos em uma rede interorganizacional localizada na Região Metropolitana de Fortaleza-CE, buscando conhecer sua forma de atuação, bem como os agentes capazes de impactar na elaboração de estratégias capazes de gerar diferencial de competitividade às empresas associadas. |
id |
UFOR_c5a648cd91e3053b42552a9e8cc2184c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::101581 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do CearáEstrategia organizacionalComércio varejistaCompetitividadeCom a globalização dos mercados e as constantes transformações do cenário econômico, muitas empresas adotaram uma atuação em Rede, buscando desenvolver estratégias mais competitivas. Este trabalho tem como propósito conhecer como o processo de estrategizar se desdobra em uma Rede interornaizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará, analisando os relacionamentos entre os agentes e as estratégias usadas por esses para obter vantagem competitiva. Como base teórica para essa análise, define-se o que são Redes interorganizacionais, mencionando suas tipologias, configurações e os principais benefícios da atuação de uma empresa em rede. Mostra-se-á, também como são elaboradas estratégias como prática social, analisando os relacionamentos entre os agentes da rede e suas interfaces, para definição das melhores estratégias. Para realização da pesquisa, aplica-se-á um modelo qualitativo e descritivo, realizando entrevistas, aplicando questionários e observando os agentes envolvidos em uma rede interorganizacional localizada na Região Metropolitana de Fortaleza-CE, buscando conhecer sua forma de atuação, bem como os agentes capazes de impactar na elaboração de estratégias capazes de gerar diferencial de competitividade às empresas associadas.With the globalizations of the markets and constant changes in the economic scenario, many companies have operated in networking, seeking to develop more competitive strategies. This work has as a purpose to know how the establishment of strategy unfolds in an interorganizational network of the supermarket retail segment in the State of Ceara, analyzing the relationship between agents and the strategies used by them in order to obtain competitive advantage. With a theoretical basis for this analysis, it is defined what interorganizational network is, mentioning its typologies, configurations and the main benefits of the operation of a company in network. It will also be shown how strategies as a social practice are elaborated, analyzing the relationships between the agents of the network and its interfaces, in order to define better strategies. For the research, a qualitative and descriptive model will be applied, conducting interviews, using questionnaires and observing the agents involved in an interorganizational network located in the Metropolitan Region of Fortaleza-CE, seeking to know their form of acting, as well as the agents capable of having an impact in the establishment of strategies capable of generating competitive edge to the associated companies.Oliveira, Oderlene Vieira deOliveira, Oderlene Vieira deMatos, Fátima Regina NeyPinto, Francisco RobertoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasFreitas, Paulo Henrique Gondim de2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101581https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11093Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 93321porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::101581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará |
title |
O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará |
spellingShingle |
O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará Freitas, Paulo Henrique Gondim de Estrategia organizacional Comércio varejista Competitividade |
title_short |
O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará |
title_full |
O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará |
title_fullStr |
O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará |
title_full_unstemmed |
O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará |
title_sort |
O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará |
author |
Freitas, Paulo Henrique Gondim de |
author_facet |
Freitas, Paulo Henrique Gondim de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Oderlene Vieira de Oliveira, Oderlene Vieira de Matos, Fátima Regina Ney Pinto, Francisco Roberto Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Paulo Henrique Gondim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrategia organizacional Comércio varejista Competitividade |
topic |
Estrategia organizacional Comércio varejista Competitividade |
description |
Com a globalização dos mercados e as constantes transformações do cenário econômico, muitas empresas adotaram uma atuação em Rede, buscando desenvolver estratégias mais competitivas. Este trabalho tem como propósito conhecer como o processo de estrategizar se desdobra em uma Rede interornaizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará, analisando os relacionamentos entre os agentes e as estratégias usadas por esses para obter vantagem competitiva. Como base teórica para essa análise, define-se o que são Redes interorganizacionais, mencionando suas tipologias, configurações e os principais benefícios da atuação de uma empresa em rede. Mostra-se-á, também como são elaboradas estratégias como prática social, analisando os relacionamentos entre os agentes da rede e suas interfaces, para definição das melhores estratégias. Para realização da pesquisa, aplica-se-á um modelo qualitativo e descritivo, realizando entrevistas, aplicando questionários e observando os agentes envolvidos em uma rede interorganizacional localizada na Região Metropolitana de Fortaleza-CE, buscando conhecer sua forma de atuação, bem como os agentes capazes de impactar na elaboração de estratégias capazes de gerar diferencial de competitividade às empresas associadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101581 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11093 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 93321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408699804581888 |