O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Paulo Henrique Gondim de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101581
Resumo: Com a globalização dos mercados e as constantes transformações do cenário econômico, muitas empresas adotaram uma atuação em Rede, buscando desenvolver estratégias mais competitivas. Este trabalho tem como propósito conhecer como o processo de estrategizar se desdobra em uma Rede interornaizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará, analisando os relacionamentos entre os agentes e as estratégias usadas por esses para obter vantagem competitiva. Como base teórica para essa análise, define-se o que são Redes interorganizacionais, mencionando suas tipologias, configurações e os principais benefícios da atuação de uma empresa em rede. Mostra-se-á, também como são elaboradas estratégias como prática social, analisando os relacionamentos entre os agentes da rede e suas interfaces, para definição das melhores estratégias. Para realização da pesquisa, aplica-se-á um modelo qualitativo e descritivo, realizando entrevistas, aplicando questionários e observando os agentes envolvidos em uma rede interorganizacional localizada na Região Metropolitana de Fortaleza-CE, buscando conhecer sua forma de atuação, bem como os agentes capazes de impactar na elaboração de estratégias capazes de gerar diferencial de competitividade às empresas associadas.
id UFOR_c5a648cd91e3053b42552a9e8cc2184c
oai_identifier_str oai::101581
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do CearáEstrategia organizacionalComércio varejistaCompetitividadeCom a globalização dos mercados e as constantes transformações do cenário econômico, muitas empresas adotaram uma atuação em Rede, buscando desenvolver estratégias mais competitivas. Este trabalho tem como propósito conhecer como o processo de estrategizar se desdobra em uma Rede interornaizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará, analisando os relacionamentos entre os agentes e as estratégias usadas por esses para obter vantagem competitiva. Como base teórica para essa análise, define-se o que são Redes interorganizacionais, mencionando suas tipologias, configurações e os principais benefícios da atuação de uma empresa em rede. Mostra-se-á, também como são elaboradas estratégias como prática social, analisando os relacionamentos entre os agentes da rede e suas interfaces, para definição das melhores estratégias. Para realização da pesquisa, aplica-se-á um modelo qualitativo e descritivo, realizando entrevistas, aplicando questionários e observando os agentes envolvidos em uma rede interorganizacional localizada na Região Metropolitana de Fortaleza-CE, buscando conhecer sua forma de atuação, bem como os agentes capazes de impactar na elaboração de estratégias capazes de gerar diferencial de competitividade às empresas associadas.With the globalizations of the markets and constant changes in the economic scenario, many companies have operated in networking, seeking to develop more competitive strategies. This work has as a purpose to know how the establishment of strategy unfolds in an interorganizational network of the supermarket retail segment in the State of Ceara, analyzing the relationship between agents and the strategies used by them in order to obtain competitive advantage. With a theoretical basis for this analysis, it is defined what interorganizational network is, mentioning its typologies, configurations and the main benefits of the operation of a company in network. It will also be shown how strategies as a social practice are elaborated, analyzing the relationships between the agents of the network and its interfaces, in order to define better strategies. For the research, a qualitative and descriptive model will be applied, conducting interviews, using questionnaires and observing the agents involved in an interorganizational network located in the Metropolitan Region of Fortaleza-CE, seeking to know their form of acting, as well as the agents capable of having an impact in the establishment of strategies capable of generating competitive edge to the associated companies.Oliveira, Oderlene Vieira deOliveira, Oderlene Vieira deMatos, Fátima Regina NeyPinto, Francisco RobertoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasFreitas, Paulo Henrique Gondim de2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101581https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11093Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 93321porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::101581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará
title O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará
spellingShingle O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará
Freitas, Paulo Henrique Gondim de
Estrategia organizacional
Comércio varejista
Competitividade
title_short O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará
title_full O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará
title_fullStr O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará
title_full_unstemmed O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará
title_sort O estrategizar em uma rede interorganizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará
author Freitas, Paulo Henrique Gondim de
author_facet Freitas, Paulo Henrique Gondim de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Oderlene Vieira de
Oliveira, Oderlene Vieira de
Matos, Fátima Regina Ney
Pinto, Francisco Roberto
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Paulo Henrique Gondim de
dc.subject.por.fl_str_mv Estrategia organizacional
Comércio varejista
Competitividade
topic Estrategia organizacional
Comércio varejista
Competitividade
description Com a globalização dos mercados e as constantes transformações do cenário econômico, muitas empresas adotaram uma atuação em Rede, buscando desenvolver estratégias mais competitivas. Este trabalho tem como propósito conhecer como o processo de estrategizar se desdobra em uma Rede interornaizacional do segmento varejista supermercadista do Estado do Ceará, analisando os relacionamentos entre os agentes e as estratégias usadas por esses para obter vantagem competitiva. Como base teórica para essa análise, define-se o que são Redes interorganizacionais, mencionando suas tipologias, configurações e os principais benefícios da atuação de uma empresa em rede. Mostra-se-á, também como são elaboradas estratégias como prática social, analisando os relacionamentos entre os agentes da rede e suas interfaces, para definição das melhores estratégias. Para realização da pesquisa, aplica-se-á um modelo qualitativo e descritivo, realizando entrevistas, aplicando questionários e observando os agentes envolvidos em uma rede interorganizacional localizada na Região Metropolitana de Fortaleza-CE, buscando conhecer sua forma de atuação, bem como os agentes capazes de impactar na elaboração de estratégias capazes de gerar diferencial de competitividade às empresas associadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101581
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11093
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 93321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408699804581888