A psicanálise como referência discursiva outra para a educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101778 |
Resumo: | Esta dissertação investiga a educação inclusiva contemporânea a partir de uma leitura psicanalítica. Sendo desdobramento de dois eventos de cunho político da década de 1990 ? as conferências mundiais sobre Educação para Todos e sobre Necessidades Educacionais Especiais ?, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2007, norteia atualmente as práticas inclusivas nas escolas brasileiras. O trabalho tem por objetivo pensar a educação inclusiva à luz da psicanálise e, portanto, está dividido em três capítulos. O primeiro identifica as referências discursivas que sustentam a educação inclusiva. A construção da proposta da educação para todos foi influenciada pelos discursos produzidos a partir da educação especial, do poder disciplinar, do biopoder, da escola ?libertadora? e das políticas públicas. O segundo capítulo investiga as articulações teóricas entre psicanálise e educação e aponta as principais experiências institucionais nesse campo. O terceiro capítulo discute o deslocamento que parte da educação especial, sustentada na aliança com uma medicina voltada para a doença e seu tratamento, e chega à educação inclusiva contemporânea, influenciada pelos efeitos da nova racionalidade médica, que, por sua vez, tem como objeto a saúde e a promoção da saúde. A nova racionalidade médica tem estreita relação com o ideal de redução das diferenças do capitalismo, apontando para uma exclusão do sujeito desejante. A Psicanálise é proposta como referência discursiva outra para a educação inclusiva contemporânea, devido ao longo histórico de contribuições teóricas e de experiências institucionais que possibilitam o resgate do sujeito e a articulação entre o tratar e o educar. Palavras-chave: educação especial, educação inclusiva, psicanálise |
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A psicanálise como referência discursiva outra para a educação inclusivaPsychoanalysis as discursive reference other for inclusive educationPsicanáliseEducação inclusivaEducação especialEsta dissertação investiga a educação inclusiva contemporânea a partir de uma leitura psicanalítica. Sendo desdobramento de dois eventos de cunho político da década de 1990 ? as conferências mundiais sobre Educação para Todos e sobre Necessidades Educacionais Especiais ?, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2007, norteia atualmente as práticas inclusivas nas escolas brasileiras. O trabalho tem por objetivo pensar a educação inclusiva à luz da psicanálise e, portanto, está dividido em três capítulos. O primeiro identifica as referências discursivas que sustentam a educação inclusiva. A construção da proposta da educação para todos foi influenciada pelos discursos produzidos a partir da educação especial, do poder disciplinar, do biopoder, da escola ?libertadora? e das políticas públicas. O segundo capítulo investiga as articulações teóricas entre psicanálise e educação e aponta as principais experiências institucionais nesse campo. O terceiro capítulo discute o deslocamento que parte da educação especial, sustentada na aliança com uma medicina voltada para a doença e seu tratamento, e chega à educação inclusiva contemporânea, influenciada pelos efeitos da nova racionalidade médica, que, por sua vez, tem como objeto a saúde e a promoção da saúde. A nova racionalidade médica tem estreita relação com o ideal de redução das diferenças do capitalismo, apontando para uma exclusão do sujeito desejante. A Psicanálise é proposta como referência discursiva outra para a educação inclusiva contemporânea, devido ao longo histórico de contribuições teóricas e de experiências institucionais que possibilitam o resgate do sujeito e a articulação entre o tratar e o educar. Palavras-chave: educação especial, educação inclusiva, psicanáliseThis dissertation investigates the contemporary inclusive education from a psychoanalytical reading. As a development of two political character events on the decade of 1990 ? the world conferences about Education for Everyone and about Special Educational Necessities - , the National Politic of Special Education in the Inclusive Education Perspective, published in 2007, actually guides the inclusive practices on Brazilian schools. The work have as an objective thinking on the inclusive education in light of the psychoanalysis and, therefore, is divided in three chapters. The first identifies the discursive references that sustain the inclusive education. The construction of the proposal of education for everyone was influenced by the discourses produced from special education, disciplinary power, biopower, the ?liberation? school and public politics. The second chapter investigates the theoretical articulations between psychoanalysis and education and points the main institutional experiences in this field. The third chapter discusses the displacements that part of the special education, sustained on the alliance with a medicine directed towards the disease and it?s treatment, and reaches contemporary inclusive education, influenced by the effects of the new medical rationality, that, in turn, have as object health and health promotion. The new medical rationality has a narrow relationship with the ideal of difference reductions of capitalism, pointing towards an exclusion of the subject of the desire. The psychoanalysis is offered as a discursive alternative to the contemporary inclusive education, due to the long history of theoretical contributions and institutional experiences making possible the rescue the subject and the articulation between treating and educating. Keywords: special education, inclusive education, psychoanalysis.Lima, Maria Celina PeixotoLima, Maria Celina PeixotoMartins, Karla Patrícia HolandaMedeiros, Cynthia Pereira dePinheiro, Clara Virgínia de QueirozUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaGomes, Cecília Maria Girão2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101778https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11166Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 93549porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-19T09:38:28Zoai::101778Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-07-19T09:38:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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