PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/revistadspp/article/view/8352 |
Resumo: | O estudo adota por tema a educação inclusiva e recorta, como justificativa, os óbices à categorização das deficiências. Objetivo: verificar a existência de eventual nexo educação inclusiva - deficiências - psicanálise que autorize seu uso no diagnóstico. O problema de pesquisa questiona a compatibilidade do emprego da psicanálise como ferramenta de diagnóstico dessas deficiências. Como resultado, confirma-se viabilidade do uso da psicanálise no processo de reconhecimento dos impedimentos, incapacidades e deficiências aptos a inviabilizar a educação inclusiva. A metodologia adotada emprega a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo. |
id |
CONPEDI-9_10d8cf9fc0a0b0a576f32775dd0acaa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.indexlaw.org:article/8352 |
network_acronym_str |
CONPEDI-9 |
network_name_str |
Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas |
repository_id_str |
|
spelling |
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADEDireito à educação; direito à inclusão; educação inclusiva; pessoas com deficiência; psicanálise.O estudo adota por tema a educação inclusiva e recorta, como justificativa, os óbices à categorização das deficiências. Objetivo: verificar a existência de eventual nexo educação inclusiva - deficiências - psicanálise que autorize seu uso no diagnóstico. O problema de pesquisa questiona a compatibilidade do emprego da psicanálise como ferramenta de diagnóstico dessas deficiências. Como resultado, confirma-se viabilidade do uso da psicanálise no processo de reconhecimento dos impedimentos, incapacidades e deficiências aptos a inviabilizar a educação inclusiva. A metodologia adotada emprega a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDINery da Silva, Rogério LuizMattiello, Darléa Carine Palma2022-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadspp/article/view/835210.26668/IndexLawJournals/2525-9881/2021.v7i2.8352Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas; v. 7, n. 2 (2021): JULHO - DEZEMBRO; 69-892525-98812525-9881reponame:Revista de Direito Sociais e Políticas Públicasinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadspp/article/view/8352/pdfDireitos autorais 2022 Rogério Luiz Nery da Silva, Darléa Carine Palma Mattiellohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T22:30:16Zoai:ojs.indexlaw.org:article/8352Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/revistadsppONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadspp/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-98812525-9881opendoar:2022-08-31T22:30:16Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE |
title |
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE |
spellingShingle |
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE Nery da Silva, Rogério Luiz Direito à educação; direito à inclusão; educação inclusiva; pessoas com deficiência; psicanálise. |
title_short |
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE |
title_full |
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE |
title_fullStr |
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE |
title_full_unstemmed |
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE |
title_sort |
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PSICANÁLISE: INTERSECÇÃO PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE |
author |
Nery da Silva, Rogério Luiz |
author_facet |
Nery da Silva, Rogério Luiz Mattiello, Darléa Carine Palma |
author_role |
author |
author2 |
Mattiello, Darléa Carine Palma |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nery da Silva, Rogério Luiz Mattiello, Darléa Carine Palma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação; direito à inclusão; educação inclusiva; pessoas com deficiência; psicanálise. |
topic |
Direito à educação; direito à inclusão; educação inclusiva; pessoas com deficiência; psicanálise. |
description |
O estudo adota por tema a educação inclusiva e recorta, como justificativa, os óbices à categorização das deficiências. Objetivo: verificar a existência de eventual nexo educação inclusiva - deficiências - psicanálise que autorize seu uso no diagnóstico. O problema de pesquisa questiona a compatibilidade do emprego da psicanálise como ferramenta de diagnóstico dessas deficiências. Como resultado, confirma-se viabilidade do uso da psicanálise no processo de reconhecimento dos impedimentos, incapacidades e deficiências aptos a inviabilizar a educação inclusiva. A metodologia adotada emprega a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/revistadspp/article/view/8352 10.26668/IndexLawJournals/2525-9881/2021.v7i2.8352 |
url |
http://www.indexlaw.org/index.php/revistadspp/article/view/8352 |
identifier_str_mv |
10.26668/IndexLawJournals/2525-9881/2021.v7i2.8352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/revistadspp/article/view/8352/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Rogério Luiz Nery da Silva, Darléa Carine Palma Mattiello http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Rogério Luiz Nery da Silva, Darléa Carine Palma Mattiello http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas; v. 7, n. 2 (2021): JULHO - DEZEMBRO; 69-89 2525-9881 2525-9881 reponame:Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) instacron:CONPEDI |
instname_str |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
instacron_str |
CONPEDI |
institution |
CONPEDI |
reponame_str |
Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas |
collection |
Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||indexlawjournals@gmail.com |
_version_ |
1808858265904218112 |