Gestão de conflitos e o profissional do direito do século XXI: uma análise da legislação e do desenvolvimento das soft skills
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127872 |
Resumo: | O cenário brasileiro atual se mostra cada dia mais inclinado a buscarresoluçõesdialogadase consensuais aos conflitos, as quais se intitulam gestão consensual de conflitos. Para que se chegue a acordos personalizados a cada situaçãoenecessidade,considerando-seosinteresses dos envolvidos, são necessários profissionais capacitados e com habilidades negociais que vão além do conhecimento técnico, que não se mostra mais suficiente para treinar o profissional que aparece como destaqueparaatuarnessemercado.Assim,apresentepesquisa tem como objetivo analisar os desafios doensinojurídicoaotentaracompanharasexigências do mercado de trabalho ao profissional do direito a partir do comportamento das instituições de ensino, analisando a matriz curricular do curso de direito, os números do judiciário e os tipos de conflitos. Paraanalisaressespontos,realizou-sepesquisabibliográficaedocumental, analisando quais as habilidades e como a legislação vem se comportando no decorrer dos anos. Para identificar o comportamento das instituições de ensino, realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa e, com os resultados obtidos, foram feitos gráficos de porcentagem para que se observasse qual o foco real dado ao estudo. A pesquisa, então, foifeitadeforma descritiva e, também,exploratória,sendo,porfim,explicativa,conectandoosfatoresparaque se compreendam as causas e os efeitos. Como resultado do analisado, percebeu-se que as habilidades listadas se identificam com as características necessárias para um mediador ou gestor de conflito competente. O advogado não deve mais ser apenas um mero aplicador de leis emcasosconcretos,eleprecisaserumresolvedordeproblemas.Porisso,éprecisoquese procureumamaneiradedesenvolverashabilidadesqueirãotorná-loumprofissionalalinhado com o mercado e com as relações humanas. Palavras-chave: Mediação. Gestão de Conflitos. Ensino Jurídico. Habilidades do Século XXI. |
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Gestão de conflitos e o profissional do direito do século XXI: uma análise da legislação e do desenvolvimento das soft skillsMediação e conciliaçãoDireito - Estudo e ensinoAdvogados - Mercado de trabalhoO cenário brasileiro atual se mostra cada dia mais inclinado a buscarresoluçõesdialogadase consensuais aos conflitos, as quais se intitulam gestão consensual de conflitos. Para que se chegue a acordos personalizados a cada situaçãoenecessidade,considerando-seosinteresses dos envolvidos, são necessários profissionais capacitados e com habilidades negociais que vão além do conhecimento técnico, que não se mostra mais suficiente para treinar o profissional que aparece como destaqueparaatuarnessemercado.Assim,apresentepesquisa tem como objetivo analisar os desafios doensinojurídicoaotentaracompanharasexigências do mercado de trabalho ao profissional do direito a partir do comportamento das instituições de ensino, analisando a matriz curricular do curso de direito, os números do judiciário e os tipos de conflitos. Paraanalisaressespontos,realizou-sepesquisabibliográficaedocumental, analisando quais as habilidades e como a legislação vem se comportando no decorrer dos anos. Para identificar o comportamento das instituições de ensino, realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa e, com os resultados obtidos, foram feitos gráficos de porcentagem para que se observasse qual o foco real dado ao estudo. A pesquisa, então, foifeitadeforma descritiva e, também,exploratória,sendo,porfim,explicativa,conectandoosfatoresparaque se compreendam as causas e os efeitos. Como resultado do analisado, percebeu-se que as habilidades listadas se identificam com as características necessárias para um mediador ou gestor de conflito competente. O advogado não deve mais ser apenas um mero aplicador de leis emcasosconcretos,eleprecisaserumresolvedordeproblemas.Porisso,éprecisoquese procureumamaneiradedesenvolverashabilidadesqueirãotorná-loumprofissionalalinhado com o mercado e com as relações humanas. Palavras-chave: Mediação. Gestão de Conflitos. Ensino Jurídico. Habilidades do Século XXI.The current Brazilian scenario is increasingly inclined to seek dialogued and consensual resolutions to conflicts, which are called consensual conflict management. In order to reach agreements customized toeachsituationandneed,consideringtheinterestsofthoseinvolved, trained professionals with business skills are needed that go beyond technical knowledge, which is no longersufficienttotraintheprofessionalwhoappearsasahighlight.tooperatein this market. Thus,thepresentresearchaimstoanalyzethechallengesoflegaleducationwhen tryingtofollowthedemandsofthelabormarkettothelegalprofessionalfromthebehaviorof educationalinstitutions,analyzingthecurriculummatrixofthelawcourse,thenumbersofthe judiciary and the types of conflicts. To analyze these points, bibliographic and documentary research was carried out, analyzing which skills and how the legislation has been behaving over the years. To identify the behavior of educational institutions, a quantitative and qualitative research was carried out and, with the results obtained, percentage graphs were made in order to observe the real focus given to the study. The research, then, was done ina descriptiveandalsoexploratoryway,being,finally,explanatory,connectingthefactorssothat the causes and effects are understood. As a resultoftheanalysis,itwasnoticedthattheskills listed are identified with the necessary characteristics for a competent mediator or conflict manager. The lawyer should no longer be just a mere enforcer of laws in concrete cases, he needs to be a problem solver. Therefore, itisnecessarytolookforawaytodeveloptheskills that will make you a professional aligned with the market and with human relations. Keywords: Mediation. Conflict management. Legal Education.Soft skillsDissertação enviada com autorização e certificação via CI 34270/22 em 19/05/2022Sales, Lília Maia de MoraisFeitosa, Gustavo Raposo PereiraCosta, Andréia da SilvaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito ConstitucionalPessoa, Taís Tavares Vieira2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127872https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26940porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T20:18:23Zoai::127872Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T20:18:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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