Gestão consensual de conflitos e comunicação não violenta: uma pesquisa de métodos mistos no centro judiciário de soluções de conflitos e cidadania de Fortaleza/Ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Caio Viana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129603
Resumo: O comportamento litigioso dos participantes das audiências autocompositivas judiciais e o despreparo socioemocional dos terceiros facilitadores em lidar com esse tipo de comportamento são fortes entraves enfrentados durante a prática dos métodos adequados de resolução de conflitos. Diante desse contexto, pesquisou-se sobre a Comunicação Não Violenta (CNV), modelo comunicacional que permite minimizar resistências, posturas defensivas e reações violentas, a fim de verificar se e em que medida o uso e o conhecimento dessa abordagem pelos mediadores pode interferir positivamente na qualidade e no resultado das audiências judiciais de mediação. Com esse fim, fez-se necessário, ao longo de três capítulos: 1) identificar qual a pertinência da CNV frente às principais dificuldades enfrentadas pelo Tribunal Multiportas brasileiro; 2) estudar sobre o que consiste a CNV e se ela é, de fato, compatível com a dinâmica da mediação de conflitos; 3) avaliar empiricamente os possíveis efeitos da CNV nas audiências judiciais de mediação. Para cumprir com esses objetivos, realizou-se, inicialmente, pesquisa bibliográfica e documental com base em livros acadêmicos, artigos de periódicos científicos, dissertações, teses e legislações que versavam sobre temas como Tribunal Multiportas, métodos adequados de resolução de conflitos, relevância dos terceiros facilitadores, CNV e ferramentas autocompositivas. Realizou-se, em seguida, pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários, intervenção quase-experimental e observações participantes e comparativas de audiências judiciais de mediação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Fortaleza. Por fim, procedeu-se com pesquisa documental, servindo-se de índices de acordos e pesquisas de satisfação cedidos pela instituição pesquisada. Concluiu-se que o conhecimento e o uso dos elementos da CNV pelos mediadores pode interferir positivamente na atuação desses profissionais e no comportamento dos participantes das audiências judiciais de mediação, uma vez que essa abordagem oportuniza um maior aprofundamento na dimensão socioemocional dos conflitos geridos e uma maior conexão entre os conflitantes. Palavras-chave: Comportamento litigioso; Despreparo socioemocional; Terceiros facilitadores; Mediação de conflitos; Comunicação Não Violenta.
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