Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rafael de Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104638
Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem que utiliza Programação Linear Inteira para a solução do Problema de Programação de Tripulação (PPT) em transporte público de ônibus urbano. Como ponto de partida, buscamos a solução que representa o ótimo global em termos de quantidade de motoristas, através do uso da ferramenta IBM ILOG CPLEX. Essa modelagem tratou o PPT como um problema de particionamento de conjunto, o que evita a necessidade de um pós-processamento das soluções para a remoção de dupla alocação de tarefas. Para atender um objetivo secundário, uma segunda modelagem matemática foi proposta para minimizar a quantidade de horas não aproveitadas, e assim reduzir a utilização de horas extras por parte da empresa. Diversos testes computacionais foram realizados com dados reais de linhas de transporte urbano fornecidos pelo órgão municipal da cidade de Fortaleza que regulamenta o setor, Etufor. Para tornar o PPT tratável, algumas abordagens de determinação de tarefas foram testadas e comparadas. Os resultados computacionais obtidos são interessantes pois sugerem a utilização de técnicas específicas de acordo com o porte da linha para a geração de boas soluções no que se refere à quantidade de motoristas e à redução das horas não aproveitadas. Por fim, um estudo de caso é apresentado, comparando a solução do modelo com a solução praticada por uma empresa, em termos de quantidade de motoristas escalados, aproveitamento das horas contratadas e também respeito às restrições. Palavras-chave: Problema de Programação de Tripulação, Transporte Público de Ônibus Urbano, Programação Linear Inteira, Heurísticas, Restrições Trabalhistas.
id UFOR_cee5ab9ba50ec62c1c61e6c19d772777
oai_identifier_str oai::104638
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteiraProgramação linearTransportes urbanosHeurística (Informática)InformáticaEste trabalho propõe uma abordagem que utiliza Programação Linear Inteira para a solução do Problema de Programação de Tripulação (PPT) em transporte público de ônibus urbano. Como ponto de partida, buscamos a solução que representa o ótimo global em termos de quantidade de motoristas, através do uso da ferramenta IBM ILOG CPLEX. Essa modelagem tratou o PPT como um problema de particionamento de conjunto, o que evita a necessidade de um pós-processamento das soluções para a remoção de dupla alocação de tarefas. Para atender um objetivo secundário, uma segunda modelagem matemática foi proposta para minimizar a quantidade de horas não aproveitadas, e assim reduzir a utilização de horas extras por parte da empresa. Diversos testes computacionais foram realizados com dados reais de linhas de transporte urbano fornecidos pelo órgão municipal da cidade de Fortaleza que regulamenta o setor, Etufor. Para tornar o PPT tratável, algumas abordagens de determinação de tarefas foram testadas e comparadas. Os resultados computacionais obtidos são interessantes pois sugerem a utilização de técnicas específicas de acordo com o porte da linha para a geração de boas soluções no que se refere à quantidade de motoristas e à redução das horas não aproveitadas. Por fim, um estudo de caso é apresentado, comparando a solução do modelo com a solução praticada por uma empresa, em termos de quantidade de motoristas escalados, aproveitamento das horas contratadas e também respeito às restrições. Palavras-chave: Problema de Programação de Tripulação, Transporte Público de Ônibus Urbano, Programação Linear Inteira, Heurísticas, Restrições Trabalhistas.In this dissertation, we propose an Integer Linear Programming model to solve a Crew Scheduling Problem (CSP) in urban bus public transportation. As a starting point, we search for the solution that represents the global optimum in terms of the quantity of drivers used in the scheduling, using IBM ILOG CPLEX as optimization tool. We model the CSP as a set partitioning problem to avoid the allocation of different drivers to a given task. To meet a complementary goal, we propose a second mathematical model to minimize the amount of untapped hours and, thus, to reduce the extra-time hours performed by drivers. Several computational tests were performed with real-world data of urban bus lines provided by the municipal agency of the city of Fortaleza that regulates this sector, Etufor. To make the CSP more tractable, different strategies of determination of tasks were tested and compared. Computational results suggest the use of specific techniques, in accordance with the size of the bus line, for generating good solutions with respect to the amount of drivers and of untapped hours. Finally, a case study is performed to compare the quality of our solutions to those of a urban bus company, particularly in terms of number of drivers used in the schedule, the usage of available hours, and legal restrictions as well. Keywords: Crew Scheduling Problem, Urban Bus Public Transportation, Integer Linear Programming, Heuristics, Labor LawsNepomuceno, Napoleão VieiraNepomuceno, Napoleão VieiraViana, Gerardo Valdisio RodriguesPinheiro, Plácido RogérioUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaNunes, Rafael de Paula2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104638https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/12972Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 95939porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T19:56:39Zoai::104638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T19:56:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteira
title Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteira
spellingShingle Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteira
Nunes, Rafael de Paula
Programação linear
Transportes urbanos
Heurística (Informática)
Informática
title_short Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteira
title_full Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteira
title_fullStr Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteira
title_full_unstemmed Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteira
title_sort Programação de tripulação no transporte de ônibus urbano: uma abordagem utilizando programação linear inteira
author Nunes, Rafael de Paula
author_facet Nunes, Rafael de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nepomuceno, Napoleão Vieira
Nepomuceno, Napoleão Vieira
Viana, Gerardo Valdisio Rodrigues
Pinheiro, Plácido Rogério
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Rafael de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Programação linear
Transportes urbanos
Heurística (Informática)
Informática
topic Programação linear
Transportes urbanos
Heurística (Informática)
Informática
description Este trabalho propõe uma abordagem que utiliza Programação Linear Inteira para a solução do Problema de Programação de Tripulação (PPT) em transporte público de ônibus urbano. Como ponto de partida, buscamos a solução que representa o ótimo global em termos de quantidade de motoristas, através do uso da ferramenta IBM ILOG CPLEX. Essa modelagem tratou o PPT como um problema de particionamento de conjunto, o que evita a necessidade de um pós-processamento das soluções para a remoção de dupla alocação de tarefas. Para atender um objetivo secundário, uma segunda modelagem matemática foi proposta para minimizar a quantidade de horas não aproveitadas, e assim reduzir a utilização de horas extras por parte da empresa. Diversos testes computacionais foram realizados com dados reais de linhas de transporte urbano fornecidos pelo órgão municipal da cidade de Fortaleza que regulamenta o setor, Etufor. Para tornar o PPT tratável, algumas abordagens de determinação de tarefas foram testadas e comparadas. Os resultados computacionais obtidos são interessantes pois sugerem a utilização de técnicas específicas de acordo com o porte da linha para a geração de boas soluções no que se refere à quantidade de motoristas e à redução das horas não aproveitadas. Por fim, um estudo de caso é apresentado, comparando a solução do modelo com a solução praticada por uma empresa, em termos de quantidade de motoristas escalados, aproveitamento das horas contratadas e também respeito às restrições. Palavras-chave: Problema de Programação de Tripulação, Transporte Público de Ônibus Urbano, Programação Linear Inteira, Heurísticas, Restrições Trabalhistas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104638
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/12972
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 95939
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408700540682240