Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Daniel Jorge
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-29082011-112817/
Resumo: Este trabalho propõe modelos matemáticos e heurísticas para a definição da malha de voos de uma empresa aérea, como parte de seu planejamento operacional, visando à maior eficiência de operação frente às restrições relacionadas aos aeroportos, a equipamentos e à demanda. Em especial, é proposta uma função objetivo, baseada no momento de transporte, para a modelagem integrada dos problemas de Programação de Voos e Alocação de Frotas que inclui elementos específicos para a consideração de slots de pouso e decolagem. A abordagem tem aplicação especialmente relevante no âmbito de empresas aéreas de pequeno e médio porte atuando em mercados regionais, cuja malha é composta principalmente por voos de curta duração, em geral operando com aeronaves de pequeno e médio porte. Nestas condições, tais empresas trabalham com margens de lucro limitadas e, portanto, podem-se beneficiar sensivelmente da definição de uma malha mais eficiente e eficaz. Os modelos desenvolvidos, baseados em programação linear inteira e na meta-heurística Ant Colony Optimization, foram aplicados com sucesso ao caso de uma empresa aérea regional, com atuação no mercado brasileiro, possibilitando a definição de malhas alternativas, bem como fornecendo subsídos para a avaliação dos impactos na malha oriundos da utilização de novas aeronaves.
id USP_c1110f696ed01701f2de093d643b79cd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29082011-112817
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.An integrated model for flight scheduling and fleet assignment based on integer linear programming and on ant colony meta-heuristic.Air transportHeuristicHeurísticaLinear programmingOperations researchPesquisa operacionalProgramação linearTransporte aéreoEste trabalho propõe modelos matemáticos e heurísticas para a definição da malha de voos de uma empresa aérea, como parte de seu planejamento operacional, visando à maior eficiência de operação frente às restrições relacionadas aos aeroportos, a equipamentos e à demanda. Em especial, é proposta uma função objetivo, baseada no momento de transporte, para a modelagem integrada dos problemas de Programação de Voos e Alocação de Frotas que inclui elementos específicos para a consideração de slots de pouso e decolagem. A abordagem tem aplicação especialmente relevante no âmbito de empresas aéreas de pequeno e médio porte atuando em mercados regionais, cuja malha é composta principalmente por voos de curta duração, em geral operando com aeronaves de pequeno e médio porte. Nestas condições, tais empresas trabalham com margens de lucro limitadas e, portanto, podem-se beneficiar sensivelmente da definição de uma malha mais eficiente e eficaz. Os modelos desenvolvidos, baseados em programação linear inteira e na meta-heurística Ant Colony Optimization, foram aplicados com sucesso ao caso de uma empresa aérea regional, com atuação no mercado brasileiro, possibilitando a definição de malhas alternativas, bem como fornecendo subsídos para a avaliação dos impactos na malha oriundos da utilização de novas aeronaves.This research proposes mathematical models and heuristics to define the flight mesh of an airline, as part of its operational planning, considering restrictions related to airports, equipment and demand. In particular, an objective function is formulated, based on transport momentum, proposed for the integrated modeling of Flight Scheduling and Fleet Assignment problems that includes specific elements to consider landing and takeoff slots at airports. The approach is especially relevant for small and medium airlines operating in regional markets, with short-haul flights, in general operating with small or medium size aircraft. Accordingly, these companies work with limited profit margins, and, therefore, they can take great benefit from a more efficient and effective flight mesh. The models proposed, based on integer linear programming and on the Ant Colony Optimization meta-heuristic, were successfully applied to the case of a regional airline with operations in Brazil, enabling the definition of mesh alternatives as well as providing information for the assessment of impacts in its flight network arising from the utilization of new aircraft.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGualda, Nicolau Dionísio FaresCaetano, Daniel Jorge2011-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-29082011-112817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-29082011-112817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.
An integrated model for flight scheduling and fleet assignment based on integer linear programming and on ant colony meta-heuristic.
title Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.
spellingShingle Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.
Caetano, Daniel Jorge
Air transport
Heuristic
Heurística
Linear programming
Operations research
Pesquisa operacional
Programação linear
Transporte aéreo
title_short Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.
title_full Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.
title_fullStr Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.
title_full_unstemmed Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.
title_sort Modelagem integrada para a programação de voos e a alocação de frotas: abordagens baseadas em programação linear inteira e na meta-heurística colônia de formigas.
author Caetano, Daniel Jorge
author_facet Caetano, Daniel Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gualda, Nicolau Dionísio Fares
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Daniel Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Air transport
Heuristic
Heurística
Linear programming
Operations research
Pesquisa operacional
Programação linear
Transporte aéreo
topic Air transport
Heuristic
Heurística
Linear programming
Operations research
Pesquisa operacional
Programação linear
Transporte aéreo
description Este trabalho propõe modelos matemáticos e heurísticas para a definição da malha de voos de uma empresa aérea, como parte de seu planejamento operacional, visando à maior eficiência de operação frente às restrições relacionadas aos aeroportos, a equipamentos e à demanda. Em especial, é proposta uma função objetivo, baseada no momento de transporte, para a modelagem integrada dos problemas de Programação de Voos e Alocação de Frotas que inclui elementos específicos para a consideração de slots de pouso e decolagem. A abordagem tem aplicação especialmente relevante no âmbito de empresas aéreas de pequeno e médio porte atuando em mercados regionais, cuja malha é composta principalmente por voos de curta duração, em geral operando com aeronaves de pequeno e médio porte. Nestas condições, tais empresas trabalham com margens de lucro limitadas e, portanto, podem-se beneficiar sensivelmente da definição de uma malha mais eficiente e eficaz. Os modelos desenvolvidos, baseados em programação linear inteira e na meta-heurística Ant Colony Optimization, foram aplicados com sucesso ao caso de uma empresa aérea regional, com atuação no mercado brasileiro, possibilitando a definição de malhas alternativas, bem como fornecendo subsídos para a avaliação dos impactos na malha oriundos da utilização de novas aeronaves.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-29082011-112817/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-29082011-112817/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091180683591680