O ato de aprender e seus impasses: um estudo a partir da escuta clínica psicanalítica de dois jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Iane Pinto de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97461
Resumo: Esta dissertação investiga alguns dos impasses no ato de aprender na adolescência, tendo como referência a visão da psicanálise, em suas contribuições teórico-clínicas. Tem-se por objetivo recorrer a conceitos psicanalíticos para pensar a dificuldade de aprendizagem na adolescência, especificamente, o não saber ler. As articulações sintomáticas na adolescência, e seu impacto no ato de aprender, são pensados, no presente estudo, a partir das questões ressaltadas na escuta clínica com os adolescentes, a qual se realizou no Serviço de Psicologia Aplicada do Núcleo de Atendimento Médico Integrado da Universidade de Fortaleza, tendo como sujeitos dois adolescentes com diagnósticos de Psicose não orgânica não especificada (F. 29) e Transtorno específico do desenvolvimento das habilidades escolares, não especificado (F. 81.9). O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro tem por objetivo contribuir com a discussão acerca dos discursos normativos sobre os impasses na aprendizagem. No segundo, destacam-se as considerações psicanalíticas sobre o ato de aprender na adolescência. O terceiro capítulo ressalta os efeitos subjetivos da relação da mãe e do adolescente no cenário da aprendizagem, a partir de fragmentos da clínica. Observou-se a contribuição da psicanálise ao tomar as resistências implícitas no impasse de aprender, nas condições onde o sujeito é tomado como objeto da fantasmática materna. Numa perspectiva contrária aos discursos normativos, à ética da clínica psicanalítica aposta que o sujeito, ao dizer sobre o seu sintoma, construa um sentido próprio para sua questão. Palavras-chave: Psicanálise; Adolescência; Impasses no ato de aprender.
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