Psicopedagogia e psicanálise: considerações sobre a clínica das dificuldades de aprendizagem da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Ana Carolina Ferreira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102505
Resumo: Os impasses na aprendizagem da leitura apresentam-se como uma reação inadequada aos padrões de aprendizado esperados para cada série escolar e idade da criança. Essa dissertação irá discutir porque alguns alunos não conseguem aprender a ler, mesmo que sejam utilizadas diferentes estratégias, como: reforço escolar, recuperação paralela ou a mudança de escola. Surgem, então, questões sobre as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem da leitura. A partir de uma visão psicanalítica, podemos nos deparar com a presença de uma inibição intelectual. A inibição intelectual condiz com uma renúncia no campo do saber e a leitura poderia ser uma função passível de sofrer essa inibição. O objetivo desse trabalho é analisar o que a psicanálise diz sobre os casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e como explica a presença da inibição intelectual como fator que impede a criança de ler. A metodologia da pesquisa foi teórica-bibliográfica, embora algumas indagações partam de experiências na clínica psicopedagógica. Dividimos em três capítulos. O primeiro descreve o processo de aquisição da leitura e as dificuldades dessa relacionadas aos métodos de ensino. No segundo capítulo, descrevemos a inibição como um dos destinos do desejo de saber, de acordo com a psicanálise. E por fim, no terceiro capítulo relacionamos o conceito de inibição intelectual com os impasses no aprendizado da leitura, como uma contribuição da psicanálise à clínica psicopedagógica. Palavras-chave: dificuldade de leitura, inibição intelectual, psicanálise, psicopedagogia
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