Conflito, mediação e arte: um novo olhar, uma nova proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Isabela Fares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127518
Resumo: Conflito; relações humanas; emoções; artes: pode haver uma interrelação entre essas palavras? Sim., todas fazem parte da vivência em sociedade. As emoções influenciam as ações e relações humanas, não sendo possível disassociá-las do conflito. Se reconhecidas e trabalhadas, as emoções podem gerar uma transformação positiva do conflito, trazendo sobre este um novo olhar. E as artes são uma importante ferramenta a ser utilizada na formação do mediador de conflitos, ajudando-o a desenvolver habilidades e competências destinadas a reconhecer e trabalhar as emoções que permeiam as relações humanas conflituosas. Assim, a presente dissertação pesquisou como as artes podem ser utilizadas na formação do mediador, com foco no desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade necessárias para a resolução consciente do conflito real. A pesquisa objetivou responder como as artes podem ajudar o mediador a trabalhar o aspecto emocional existente nos conflitos, transformando-o de forma positiva. Também estudou-se como formar um mediador mais sensível e que saiba utilizar ferramentas adequadas para abordagem das emoções que influenciam a resolutividade. Para tanto, foi realizada pesquisa através de levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa bibliográfica consistiu no estudo do conflito e da mediação, concentrando-se em algumas de suas espécies, como a paraprocessual, a endoprocessual e a transdisciplinar; na formação do mediador; no estudo das artes, da sensibilidade e da criatividade. A pesquisa documental consistiu na análise do conteúdo programático do curso de formação de mediador judicial ofertado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará ¿ TJCE ¿ e também da disciplina de Soluções Extrajudiciais de Disputas, pertencente a grade curricular do curso de graduação em Direito da Universidade de Fortaleza ¿ UNIFOR. A pesquisa resultou na percepção de que a atual formação do mediador não o prepara para lidar com o aspecto emocional do conflito; e o estudo transdisciplinar com as artes e com outras ciências, como a psicologia, pode ajudá-lo a desenvolver competências e habilidades necessárias ao trabalho com as emoções manifestadas durante a mediação e que influenciam diretamente a tomada de decisão. Elaborou-se, por fim, uma proposta de intervenção voltada a inserção das artes como forma de aprimoramento das habilidades do mediador na identificação e gestão das emoções oriundas de um conflito, trazendo um novo olhar para a situação vivenciada. Concluiu-se que a formação do mediador pode ser aprimorada, através da utilização das artes, aflorando a sua sensibilidade e criatividade. Palavras-chave: Conflito. Mediação. Emoção. Arte. Formação do mediador.
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spelling Conflito, mediação e arte: um novo olhar, uma nova propostaMediação e conciliaçãoConflito(Direito)Conflito; relações humanas; emoções; artes: pode haver uma interrelação entre essas palavras? Sim., todas fazem parte da vivência em sociedade. As emoções influenciam as ações e relações humanas, não sendo possível disassociá-las do conflito. Se reconhecidas e trabalhadas, as emoções podem gerar uma transformação positiva do conflito, trazendo sobre este um novo olhar. E as artes são uma importante ferramenta a ser utilizada na formação do mediador de conflitos, ajudando-o a desenvolver habilidades e competências destinadas a reconhecer e trabalhar as emoções que permeiam as relações humanas conflituosas. Assim, a presente dissertação pesquisou como as artes podem ser utilizadas na formação do mediador, com foco no desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade necessárias para a resolução consciente do conflito real. A pesquisa objetivou responder como as artes podem ajudar o mediador a trabalhar o aspecto emocional existente nos conflitos, transformando-o de forma positiva. Também estudou-se como formar um mediador mais sensível e que saiba utilizar ferramentas adequadas para abordagem das emoções que influenciam a resolutividade. Para tanto, foi realizada pesquisa através de levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa bibliográfica consistiu no estudo do conflito e da mediação, concentrando-se em algumas de suas espécies, como a paraprocessual, a endoprocessual e a transdisciplinar; na formação do mediador; no estudo das artes, da sensibilidade e da criatividade. A pesquisa documental consistiu na análise do conteúdo programático do curso de formação de mediador judicial ofertado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará ¿ TJCE ¿ e também da disciplina de Soluções Extrajudiciais de Disputas, pertencente a grade curricular do curso de graduação em Direito da Universidade de Fortaleza ¿ UNIFOR. A pesquisa resultou na percepção de que a atual formação do mediador não o prepara para lidar com o aspecto emocional do conflito; e o estudo transdisciplinar com as artes e com outras ciências, como a psicologia, pode ajudá-lo a desenvolver competências e habilidades necessárias ao trabalho com as emoções manifestadas durante a mediação e que influenciam diretamente a tomada de decisão. Elaborou-se, por fim, uma proposta de intervenção voltada a inserção das artes como forma de aprimoramento das habilidades do mediador na identificação e gestão das emoções oriundas de um conflito, trazendo um novo olhar para a situação vivenciada. Concluiu-se que a formação do mediador pode ser aprimorada, através da utilização das artes, aflorando a sua sensibilidade e criatividade. Palavras-chave: Conflito. Mediação. Emoção. Arte. Formação do mediador.Conflict, human relations, emotions, art: can these words be interrelated? Yes, they can. They live and coexist in society and this coexistence is sometimes conflictive. The arts reflect the best and the worst in the human being, leading man on the path of self-knowledge, sensitivity and creativity. Emotions, in turn, influence human actions and relations, and cannot be disassociated from the conscious resolution of a conflict. If recognized and worked out, emotions can generate a positive transformation of the conflict, bringing a new perspective to it. In this way, the arts can be a relevant tool in the formation of the conflict mediator, helping him/her to develop skills and competencies aimed at recognizing and working with the emotions that permeate conflicting human relations. Thus, this study investigated how the arts can be used in the training of the mediators, focusing on the development of creativity and sensitivity necessary for the effective resolution of the actual conflict. The purpose of this research is to explore how the arts can help the mediator to work on the emotional aspect in the conflicts brought to mediation and, consequently, lead to a positive look at the conflict. To this end, this research used a bibliographic and documental survey. The bibliographic research consisted in the study of conflict and mediation, focusing on some of its types, such as para-procedural, endo-procedural and transdisciplinary; in the training of the mediator; in the study of arts, sensitivity and creativity, all of them aimed at the training of a more sensitive mediator who knows how to use the tools recommended in the literature of conflict mediation to address the emotions that influence their resolvability. The documentary research analysed both the syllabus of the training course for judicial mediators offered by the Court of Justice of the State of Ceará, known as TJCE, and the content of the subject of Out-of-Court Dispute Solutions, part of the curriculum of the Law Degree at the University of Fortaleza (UNIFOR). The results revealed that the mediator's current training does not prepare him/her to deal with the emotional aspect of the conflict. The results also evidenced that the approximation with the arts and other sciences, such as psychology, may help the mediator to develop the necessary sensitivity and creativity to work with the emotions manifested during mediation, which directly influence the decision-making process. Finally, this study developed an intervention proposal aimed at the inclusion of the arts as a way to improve the mediator's skills in identifying and managing the emotions of people involved in a conflict, with a new perspective to the conflict situation experienced. The research concluded that the training of mediators can be improved through the use of the arts as a way to enhance sensitivity and creativity. Keywords: Conflict. Mediation. Emotion. Art. Training of mediators.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 15912/22 em 09/03/2022Giaxa, Renata Rocha BarretoSales, Lília Maia de MoraisFeitosa, Gustavo Raposo PereiraAndrade, Denise Almeida deUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Direito e Gestão de ConflitosMatias, Isabela Fares2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127518https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26736porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T20:51:34Zoai::127518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T20:51:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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