Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107239 |
Resumo: | A área da Robótica Educacional envolve práticas de operação e fabricação de robôs com o intuito de criar um cenário de aprendizagem capaz de possibilitar aos alunos construírem o próprio conhecimento e desenvolver o raciocínio lógico, uma vez que que os alunos projetam, programam e constroem os seus robôs. Integrando estes conceitos ao Construcionismo, que é baseado na construção do conhecimento a partir de uma ação concreta, este trabalho busca investigar a influência da integração destas duas áreas sobre o processo de aprendizagem de alunos do ensino superior e médio. O objetivo é despertar no aluno um pensamento criativo, raciocínio sistemático e trabalho colaborativo, bem como a fixação do conhecimento, de forma lúdica, do conteúdo estudado em sala de aula. Para analisar o ambiente de aprendizado proposto, os desempenhos dos alunos para realizar as tarefas definidas pelo docente foram avaliados, bem como a aplicação de questionários antes e depois de cada prática. Após análise dos dados, ficou evidente que a utilização da Robótica Educacional integrada com o Construcionismo é uma ferramenta inovadora, motivadora e dinamizadora no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando que a sua utilização é propulsora para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Robótica Educacional, Construcionismo, Ensino, Aprendizagem, Conhecimento. |
id |
UFOR_d2ce45a03b2d104a92f285bf0aef7491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::107239 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionistaRobóticaAprendizado computacionalConhecimentoA área da Robótica Educacional envolve práticas de operação e fabricação de robôs com o intuito de criar um cenário de aprendizagem capaz de possibilitar aos alunos construírem o próprio conhecimento e desenvolver o raciocínio lógico, uma vez que que os alunos projetam, programam e constroem os seus robôs. Integrando estes conceitos ao Construcionismo, que é baseado na construção do conhecimento a partir de uma ação concreta, este trabalho busca investigar a influência da integração destas duas áreas sobre o processo de aprendizagem de alunos do ensino superior e médio. O objetivo é despertar no aluno um pensamento criativo, raciocínio sistemático e trabalho colaborativo, bem como a fixação do conhecimento, de forma lúdica, do conteúdo estudado em sala de aula. Para analisar o ambiente de aprendizado proposto, os desempenhos dos alunos para realizar as tarefas definidas pelo docente foram avaliados, bem como a aplicação de questionários antes e depois de cada prática. Após análise dos dados, ficou evidente que a utilização da Robótica Educacional integrada com o Construcionismo é uma ferramenta inovadora, motivadora e dinamizadora no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando que a sua utilização é propulsora para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Robótica Educacional, Construcionismo, Ensino, Aprendizagem, Conhecimento.The EducationalRoboticsfieldinvolvesoperatingpracticesandprototypingofrobots in ordertocreate a learningscenarioableenablestudentstoconstructtheirownknowledgeanddeveloplogicalreasoning, oncethatthestudents design, programand build theirrobots. Integratingtheseconceptstoconstructionism, whichisbasedontheconstructionofknowledgefrom a concrete action, thisworkaimstoinvestigatetheinfluenceoftheintegrationofthesetwofieldsonthelearningprocessofthehighereducationand high schoolstudents. The aimistoawaken in thestudent a creativethought, systematicreasoningandcollaborativework, as well as establishingofknowledge in a playfulmanner, fromcontentstudied in theclassroom. Toanalyzetheproposedlearningenvironment, the performance ofstudentstocarry out thetasksdefinedbythedocent, andtheapplicationofquestionnairesbeforeandaftereachpracticewereconsidered. Afteranalyzingthe data, it becameclearthatthe use ofEducationalRoboticsintegratedwiththeConstructionismisaninnovative tool, motivatinganddynamizing in theprocessofteachingandlearning, pointing out that its use ispropelling for theconstructionofknowledge. Keywords: EducationalRobotics, Constructivism, Teaching, Learning, Knowledge.Albuquerque, Victor Hugo Costa deAlbuquerque, Victor Hugo Costa deAlexandria, Auzuir Ripardo dePontes, Maria Gilvanise de OliveiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaMoreira, Leonardo Rocha2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107239https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/15029Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 98238porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T21:43:40Zoai::107239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T21:43:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista |
title |
Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista |
spellingShingle |
Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista Moreira, Leonardo Rocha Robótica Aprendizado computacional Conhecimento |
title_short |
Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista |
title_full |
Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista |
title_fullStr |
Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista |
title_full_unstemmed |
Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista |
title_sort |
Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista |
author |
Moreira, Leonardo Rocha |
author_facet |
Moreira, Leonardo Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Victor Hugo Costa de Albuquerque, Victor Hugo Costa de Alexandria, Auzuir Ripardo de Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Leonardo Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica Aprendizado computacional Conhecimento |
topic |
Robótica Aprendizado computacional Conhecimento |
description |
A área da Robótica Educacional envolve práticas de operação e fabricação de robôs com o intuito de criar um cenário de aprendizagem capaz de possibilitar aos alunos construírem o próprio conhecimento e desenvolver o raciocínio lógico, uma vez que que os alunos projetam, programam e constroem os seus robôs. Integrando estes conceitos ao Construcionismo, que é baseado na construção do conhecimento a partir de uma ação concreta, este trabalho busca investigar a influência da integração destas duas áreas sobre o processo de aprendizagem de alunos do ensino superior e médio. O objetivo é despertar no aluno um pensamento criativo, raciocínio sistemático e trabalho colaborativo, bem como a fixação do conhecimento, de forma lúdica, do conteúdo estudado em sala de aula. Para analisar o ambiente de aprendizado proposto, os desempenhos dos alunos para realizar as tarefas definidas pelo docente foram avaliados, bem como a aplicação de questionários antes e depois de cada prática. Após análise dos dados, ficou evidente que a utilização da Robótica Educacional integrada com o Construcionismo é uma ferramenta inovadora, motivadora e dinamizadora no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando que a sua utilização é propulsora para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Robótica Educacional, Construcionismo, Ensino, Aprendizagem, Conhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107239 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/15029 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 98238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437301463908352 |