Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Leonardo Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107239
Resumo: A área da Robótica Educacional envolve práticas de operação e fabricação de robôs com o intuito de criar um cenário de aprendizagem capaz de possibilitar aos alunos construírem o próprio conhecimento e desenvolver o raciocínio lógico, uma vez que que os alunos projetam, programam e constroem os seus robôs. Integrando estes conceitos ao Construcionismo, que é baseado na construção do conhecimento a partir de uma ação concreta, este trabalho busca investigar a influência da integração destas duas áreas sobre o processo de aprendizagem de alunos do ensino superior e médio. O objetivo é despertar no aluno um pensamento criativo, raciocínio sistemático e trabalho colaborativo, bem como a fixação do conhecimento, de forma lúdica, do conteúdo estudado em sala de aula. Para analisar o ambiente de aprendizado proposto, os desempenhos dos alunos para realizar as tarefas definidas pelo docente foram avaliados, bem como a aplicação de questionários antes e depois de cada prática. Após análise dos dados, ficou evidente que a utilização da Robótica Educacional integrada com o Construcionismo é uma ferramenta inovadora, motivadora e dinamizadora no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando que a sua utilização é propulsora para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Robótica Educacional, Construcionismo, Ensino, Aprendizagem, Conhecimento.
id UFOR_d2ce45a03b2d104a92f285bf0aef7491
oai_identifier_str oai::107239
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionistaRobóticaAprendizado computacionalConhecimentoA área da Robótica Educacional envolve práticas de operação e fabricação de robôs com o intuito de criar um cenário de aprendizagem capaz de possibilitar aos alunos construírem o próprio conhecimento e desenvolver o raciocínio lógico, uma vez que que os alunos projetam, programam e constroem os seus robôs. Integrando estes conceitos ao Construcionismo, que é baseado na construção do conhecimento a partir de uma ação concreta, este trabalho busca investigar a influência da integração destas duas áreas sobre o processo de aprendizagem de alunos do ensino superior e médio. O objetivo é despertar no aluno um pensamento criativo, raciocínio sistemático e trabalho colaborativo, bem como a fixação do conhecimento, de forma lúdica, do conteúdo estudado em sala de aula. Para analisar o ambiente de aprendizado proposto, os desempenhos dos alunos para realizar as tarefas definidas pelo docente foram avaliados, bem como a aplicação de questionários antes e depois de cada prática. Após análise dos dados, ficou evidente que a utilização da Robótica Educacional integrada com o Construcionismo é uma ferramenta inovadora, motivadora e dinamizadora no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando que a sua utilização é propulsora para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Robótica Educacional, Construcionismo, Ensino, Aprendizagem, Conhecimento.The EducationalRoboticsfieldinvolvesoperatingpracticesandprototypingofrobots in ordertocreate a learningscenarioableenablestudentstoconstructtheirownknowledgeanddeveloplogicalreasoning, oncethatthestudents design, programand build theirrobots. Integratingtheseconceptstoconstructionism, whichisbasedontheconstructionofknowledgefrom a concrete action, thisworkaimstoinvestigatetheinfluenceoftheintegrationofthesetwofieldsonthelearningprocessofthehighereducationand high schoolstudents. The aimistoawaken in thestudent a creativethought, systematicreasoningandcollaborativework, as well as establishingofknowledge in a playfulmanner, fromcontentstudied in theclassroom. Toanalyzetheproposedlearningenvironment, the performance ofstudentstocarry out thetasksdefinedbythedocent, andtheapplicationofquestionnairesbeforeandaftereachpracticewereconsidered. Afteranalyzingthe data, it becameclearthatthe use ofEducationalRoboticsintegratedwiththeConstructionismisaninnovative tool, motivatinganddynamizing in theprocessofteachingandlearning, pointing out that its use ispropelling for theconstructionofknowledge. Keywords: EducationalRobotics, Constructivism, Teaching, Learning, Knowledge.Albuquerque, Victor Hugo Costa deAlbuquerque, Victor Hugo Costa deAlexandria, Auzuir Ripardo dePontes, Maria Gilvanise de OliveiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaMoreira, Leonardo Rocha2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107239https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/15029Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 98238porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T21:43:40Zoai::107239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T21:43:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista
title Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista
spellingShingle Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista
Moreira, Leonardo Rocha
Robótica
Aprendizado computacional
Conhecimento
title_short Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista
title_full Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista
title_fullStr Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista
title_full_unstemmed Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista
title_sort Robótica educacional: uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista
author Moreira, Leonardo Rocha
author_facet Moreira, Leonardo Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Victor Hugo Costa de
Albuquerque, Victor Hugo Costa de
Alexandria, Auzuir Ripardo de
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Leonardo Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica
Aprendizado computacional
Conhecimento
topic Robótica
Aprendizado computacional
Conhecimento
description A área da Robótica Educacional envolve práticas de operação e fabricação de robôs com o intuito de criar um cenário de aprendizagem capaz de possibilitar aos alunos construírem o próprio conhecimento e desenvolver o raciocínio lógico, uma vez que que os alunos projetam, programam e constroem os seus robôs. Integrando estes conceitos ao Construcionismo, que é baseado na construção do conhecimento a partir de uma ação concreta, este trabalho busca investigar a influência da integração destas duas áreas sobre o processo de aprendizagem de alunos do ensino superior e médio. O objetivo é despertar no aluno um pensamento criativo, raciocínio sistemático e trabalho colaborativo, bem como a fixação do conhecimento, de forma lúdica, do conteúdo estudado em sala de aula. Para analisar o ambiente de aprendizado proposto, os desempenhos dos alunos para realizar as tarefas definidas pelo docente foram avaliados, bem como a aplicação de questionários antes e depois de cada prática. Após análise dos dados, ficou evidente que a utilização da Robótica Educacional integrada com o Construcionismo é uma ferramenta inovadora, motivadora e dinamizadora no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando que a sua utilização é propulsora para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Robótica Educacional, Construcionismo, Ensino, Aprendizagem, Conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107239
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/15029
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 98238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408701225402368