O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Bruno Dinis Rodrigues Henriques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47411
Resumo: O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu ao longo do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se estruturado em três partes fundamentais: a Introdução, a Componente Reflexiva e a Componente Investigativa. Na Introdução são apresentados os estágios realizados ao longo do Mestrado, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Prática Educativa (PE) I e II, bem como salientada a importância dos diversos processos inerentes à PES na formação inicial de professores. A Componente Reflexiva é dedicada à reflexão crítica pessoal do percurso realizado ao longo dos dois anos de Mestrado, incidindo numa reflexão acerca de cada estágio realizado, bem como o impacto dos mesmos no crescimento pessoal e na formação profissional do mestrando. A Componente Investigativa tem como foco uma investigação realizada numa turma de Matemática do 5º ano do 2º CEB, desenvolvida em torno das seguintes questões de investigação: 1) Que conhecimentos geométricos podem ser mobilizados pelos alunos a partir da imagem de um monumento histórico?; 2) Quais as práticas de pensamento computacional identificadas aquando da programação de um robô?; 3) De que forma a integração da robótica promove a aprendizagem de características de figuras geométricas no 5º ano de escolaridade? Para dar resposta a tais questões, foi formulada uma sequência de tarefas abordando o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e envolvendo a programação do robô Bubble, atingindo os objetivos previamente definidos: (1) Conceber e implementar tarefas que envolvam a programação e a geometria num contexto interdisciplinar e (2) Analisar as produções dos alunos identificando as práticas de pensamento computacional e os conceitos geométricos mobilizados. Assim, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, de carácter descritivo e interpretativo, em que foram recolhidas gravações de áudio e documentos realizados pelos alunos, através da observação participante do Professor Estagiário, essenciais para a realização de transcrições utilizadas na análise de dados. Os resultados deste estudo apontam que os alunos mobilizam facilmente a identificação e a classificação de polígonos, demonstrando maiores dificuldades em enunciar definições. Foram identificadas diversas práticas do Pensamento Computacional aquando da programação de um robô, sendo estas essenciais para a aprendizagem de características de figuras geométricas.
id RCAP_289517dcc7f7e231d4e71464a793b3a5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47411
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEBGeometriaInterdisciplinaridadePensamento ComputacionalRobótica EducativaO presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu ao longo do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se estruturado em três partes fundamentais: a Introdução, a Componente Reflexiva e a Componente Investigativa. Na Introdução são apresentados os estágios realizados ao longo do Mestrado, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Prática Educativa (PE) I e II, bem como salientada a importância dos diversos processos inerentes à PES na formação inicial de professores. A Componente Reflexiva é dedicada à reflexão crítica pessoal do percurso realizado ao longo dos dois anos de Mestrado, incidindo numa reflexão acerca de cada estágio realizado, bem como o impacto dos mesmos no crescimento pessoal e na formação profissional do mestrando. A Componente Investigativa tem como foco uma investigação realizada numa turma de Matemática do 5º ano do 2º CEB, desenvolvida em torno das seguintes questões de investigação: 1) Que conhecimentos geométricos podem ser mobilizados pelos alunos a partir da imagem de um monumento histórico?; 2) Quais as práticas de pensamento computacional identificadas aquando da programação de um robô?; 3) De que forma a integração da robótica promove a aprendizagem de características de figuras geométricas no 5º ano de escolaridade? Para dar resposta a tais questões, foi formulada uma sequência de tarefas abordando o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e envolvendo a programação do robô Bubble, atingindo os objetivos previamente definidos: (1) Conceber e implementar tarefas que envolvam a programação e a geometria num contexto interdisciplinar e (2) Analisar as produções dos alunos identificando as práticas de pensamento computacional e os conceitos geométricos mobilizados. Assim, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, de carácter descritivo e interpretativo, em que foram recolhidas gravações de áudio e documentos realizados pelos alunos, através da observação participante do Professor Estagiário, essenciais para a realização de transcrições utilizadas na análise de dados. Os resultados deste estudo apontam que os alunos mobilizam facilmente a identificação e a classificação de polígonos, demonstrando maiores dificuldades em enunciar definições. Foram identificadas diversas práticas do Pensamento Computacional aquando da programação de um robô, sendo estas essenciais para a aprendizagem de características de figuras geométricas.Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-Martins, Nuno LopesRepositório ComumFernandes, Bruno Dinis Rodrigues Henriques2023-10-23T13:15:03Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47411TID:203371640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-26T02:16:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:34.550575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB
title O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB
spellingShingle O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB
Fernandes, Bruno Dinis Rodrigues Henriques
Geometria
Interdisciplinaridade
Pensamento Computacional
Robótica Educativa
title_short O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB
title_full O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB
title_fullStr O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB
title_sort O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB
author Fernandes, Bruno Dinis Rodrigues Henriques
author_facet Fernandes, Bruno Dinis Rodrigues Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
Martins, Nuno Lopes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Bruno Dinis Rodrigues Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Interdisciplinaridade
Pensamento Computacional
Robótica Educativa
topic Geometria
Interdisciplinaridade
Pensamento Computacional
Robótica Educativa
description O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu ao longo do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se estruturado em três partes fundamentais: a Introdução, a Componente Reflexiva e a Componente Investigativa. Na Introdução são apresentados os estágios realizados ao longo do Mestrado, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Prática Educativa (PE) I e II, bem como salientada a importância dos diversos processos inerentes à PES na formação inicial de professores. A Componente Reflexiva é dedicada à reflexão crítica pessoal do percurso realizado ao longo dos dois anos de Mestrado, incidindo numa reflexão acerca de cada estágio realizado, bem como o impacto dos mesmos no crescimento pessoal e na formação profissional do mestrando. A Componente Investigativa tem como foco uma investigação realizada numa turma de Matemática do 5º ano do 2º CEB, desenvolvida em torno das seguintes questões de investigação: 1) Que conhecimentos geométricos podem ser mobilizados pelos alunos a partir da imagem de um monumento histórico?; 2) Quais as práticas de pensamento computacional identificadas aquando da programação de um robô?; 3) De que forma a integração da robótica promove a aprendizagem de características de figuras geométricas no 5º ano de escolaridade? Para dar resposta a tais questões, foi formulada uma sequência de tarefas abordando o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e envolvendo a programação do robô Bubble, atingindo os objetivos previamente definidos: (1) Conceber e implementar tarefas que envolvam a programação e a geometria num contexto interdisciplinar e (2) Analisar as produções dos alunos identificando as práticas de pensamento computacional e os conceitos geométricos mobilizados. Assim, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, de carácter descritivo e interpretativo, em que foram recolhidas gravações de áudio e documentos realizados pelos alunos, através da observação participante do Professor Estagiário, essenciais para a realização de transcrições utilizadas na análise de dados. Os resultados deste estudo apontam que os alunos mobilizam facilmente a identificação e a classificação de polígonos, demonstrando maiores dificuldades em enunciar definições. Foram identificadas diversas práticas do Pensamento Computacional aquando da programação de um robô, sendo estas essenciais para a aprendizagem de características de figuras geométricas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T13:15:03Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47411
TID:203371640
url http://hdl.handle.net/10400.26/47411
identifier_str_mv TID:203371640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133657191940096