Maturidade em gerenciamento de processos das empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Lucas de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/115630
Resumo: O êxito das organizações está diretamente relacionado ao de seus processos de negócio e o destaque delas frente aos seus concorrentes reside no fato de entregar mais valor ao cliente, equacionar a operação a baixos custos e possuir capacidade de rápida adaptação. Assim, apresenta-se o Gerenciamento de Processos Negócio (BPM - Business Process Management) como estratégia gerencial complexa que exige empenho contínuo para alavancar desempenho organizacional. Modelos de maturidade ganham atenção crescente no meio profissional e acadêmico e ajudam no esforço ininterrupto de garantir vantagem competitiva. Esses modelos são usados para avaliar a situação atual e compará-lo com outras organizações e, o mais importante, para orientar o desenvolvimento da capacidade de BPM. Na literatura, esses modelos atribuem um estágio de maturidade de forma qualitativa. Este estudo teve como objetivo avaliar a maturidade em Gerenciamento de Processos das empresas brasileiras, utilizando avaliação quantitativa ao propor aferição por meio de índice. A coleta de dados foi realizadas por meio de pesquisa de campo em organizações públicas e privadas do Brasil. A amostragem não probabilística por julgamento compreendeu colaboradores de empresas e profissionais da área associados à Association of Business Process Management Professionals (ABPMP). Por meio da análise fatorial confirmatória com 103 indivíduos a pesquisa propôs uma fórmula de medição de um índice de maturidade de BPM fatorando os construtos: métodos (0,97); governança (0,94); pessoas (0,92); alinhamento estratégico (0,79); tecnologia da informação (0,78); e cultura (0,63). Os resultados apontaram que as competências estratégicas, de métodos ao alinhamento estratégico, possuem maior influência sobre a maturidade do BPM em organizações. De acordo com a fórmula proposta do índice, o grupo analisado mostrou-se intermediário com média de 2,73, em uma escala de 1 a 5, evidenciando que os primeiros passos foram dados. No entanto, há um amplo espaço para evolução da prática do BPM em organizações. Sugerem-se para futuras pesquisas a realização de entrevistas em profundidade com os gestores, proprietários, acionistas e outros stakeholders, bem como estudos longitudinais que permitam a construção de cenários de BPM para o Brasil nos próximos anos. Palavras-chave: Gerenciamento de processo de negócio. Maturidade. Análise fatorial confirmatória.
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Este estudo teve como objetivo avaliar a maturidade em Gerenciamento de Processos das empresas brasileiras, utilizando avaliação quantitativa ao propor aferição por meio de índice. A coleta de dados foi realizadas por meio de pesquisa de campo em organizações públicas e privadas do Brasil. A amostragem não probabilística por julgamento compreendeu colaboradores de empresas e profissionais da área associados à Association of Business Process Management Professionals (ABPMP). Por meio da análise fatorial confirmatória com 103 indivíduos a pesquisa propôs uma fórmula de medição de um índice de maturidade de BPM fatorando os construtos: métodos (0,97); governança (0,94); pessoas (0,92); alinhamento estratégico (0,79); tecnologia da informação (0,78); e cultura (0,63). Os resultados apontaram que as competências estratégicas, de métodos ao alinhamento estratégico, possuem maior influência sobre a maturidade do BPM em organizações. De acordo com a fórmula proposta do índice, o grupo analisado mostrou-se intermediário com média de 2,73, em uma escala de 1 a 5, evidenciando que os primeiros passos foram dados. No entanto, há um amplo espaço para evolução da prática do BPM em organizações. Sugerem-se para futuras pesquisas a realização de entrevistas em profundidade com os gestores, proprietários, acionistas e outros stakeholders, bem como estudos longitudinais que permitam a construção de cenários de BPM para o Brasil nos próximos anos. Palavras-chave: Gerenciamento de processo de negócio. Maturidade. Análise fatorial confirmatória.The success of organizations is directly related to their business processes and the highlight of them in front of their competitors lies in the fact of delivering more value to the client, equating the operation at low costs and have the capacity for rapid adaptation. Thus, it presents the Business Process Management (BPM) as a complex management strategy that requires continuous commitment to leverage organizational performance. Maturity models gain increasing attention in the professional and academic environment and help in the uninterrupted effort to ensure competitive advantage. These models are used to evaluate the current situation and compare it with other organizations and, most importantly, to guide the development of BPM capacity. In the literature, these models attribute a maturity stage in a qualitative way. This study aimed to evaluate the maturity in Process Management of Brazilian companies, using quantitative evaluation when proposing measurement by means of index. Data collection was done through field research in public and private organizations in Brazil. Non-probabilistic sampling by trial comprised collaborators of companies and professionals of the area associated with the Association of Business Process Management Professionals (ABPMP). By means of the confirmatory factorial analysis with 103 individuals the research proposed a formula for measuring a BPM maturity index, factoring the constructs: methods (0,97); Governance (0.94); People (0.92); Strategic alignment (0.79); Information technology (0.78); And culture (0.63). The results showed that strategic competencies, from methods to strategic alignment, have a greater influence on BPM maturity in organizations. According to the proposed formula of the index, the analyzed group showed an intermediate with an average of 2.73, on a scale of 1 to 5, evidencing that the first steps were given. However, there is ample room for evolution of BPM practice in organizations. In-depth interviews with managers, owners, shareholders and other stakeholders are suggested for future research, as well as longitudinal studies that allow the construction of BPM scenarios for Brazil in the coming years. Keywords: Business process management. Maturity. Confirmatory factor analysis.Forte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteLima, Afonso CarneiroCabral, José Ednilson de OliveiraAlbuquerque, Adriano BessaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasBarros, Lucas de Oliveira2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/115630https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20012Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 106220porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::115630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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