Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129220 |
Resumo: | Atualmente, a área da Saúde da Mulher vem conquistando dimensões notórias na Enfermagem, e entender as crenças e costumes dos povos indígenas, faz com que o enfermeiro tenha um cuidado holístico e individualizado, nascendo a necessidade de criar e validar um instrumento direcionado para gestantes indígenas sobre o pré-natal, sendo um trabalho pioneiro na área. Objetivou-se com o estudo: validar uma tecnologia educativa do tipo Cartilha sobre pré-natal, para o uso na consulta do enfermeiro com mulheres indígenas sobre o pré-natal; Avaliar na literatura pertinente, fatores determinantes para a consulta de Enfermagem sobre o pré-natal voltada à mulher indígena; analisar fatores que interferem na padronização da consulta de pré-natal realizada pelo enfermeiro com a mulher indígena e validar objetivos, conteúdo, relevância, usabilidade, aparência e eficácia, junto a expertises na área da Saúde da Mulher, Atenção Primária e Designer a Cartilha Educativa sobre prénatal para mulheres indígenas. Trata-se de um estudo metodológico, realizado por meio de quatro fases: 1) Fase de levantamento do Diagnóstico Situacional; 2) Fase de aprofundamento do tema e levantamento de dados; 3) Fase de redesign da tecnologia educacional e; 4) Fase de validação da tecnologia educacional. qual se refere a validação de um instrumento por juízes expertises. A busca para construção da revisão de literatura realizou-se durante os meses de outubro de 2021 a janeiro de 2022. A Cartilha Educativa conta com 20 páginas, com temas que versão sobre o cuidado pré-natal prioritariamente. Para a maior confiabilidade do processo de validação para este estudo foi escolhido o método de Índice de Validade de Conteúdo. A Cartilha Educativa foi avaliada por dezessete juízes, por meio de domínios como: objetivos, conteúdo, relevância, ambiente/apresentação, funcionalidade, usabilidade e eficiência, além da aparência e diagramação, bem como um Bloco livre para sugestões. O Índice de Validade de Conteúdo global deste estudo foi 0,95, provando a satisfação com o material, com sugestões positivas como a linguagem e gravuras adequadas e de fácil compreendimento e solicitação de alteração do título da Cartilha Educativa no sentido de uma melhor identificação com o público alvo. A Cartilha Educativa ¿Cuidados com a indígena grávida: você precisa saber!¿ foi validada e poderá ser implementada junto ao público alvo. Conclui-se que a Cartilha Educativa é considerada uma ferramenta de apoio a mulher indígena grávida e ajuda o profissional de Enfermagem na consulta pré-natal, direcionando o profissional sobre os principais cuidados e alertas. As orientações e ilustrações contidas na Cartilha Educativa, são de pura identificação com o público alvo, trazem mudança de hábito necessária para esta fase na vida da mulher, auxiliando o enfermeiro na condução da consulta de Enfermagem. A Cartilha Educativa vem a contribuir com o desenvolvimento da pesquisa, trazendo um olhar específico a Saúde Indígena, promovendo um aprimoramento do cuidado de Enfermagem, necessitando agora de uma validação de aplicabilidade e credibilidade com o público alvo, incluindo a usualidade do instrumento em aldeias do estado do Ceará. Palavras-chave: Saúde da Mulher. Materiais de Ensino. Saúde de Povos Indígenas. |
id |
UFOR_d7bce0a4190452b6640c247ecd0daa54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::129220 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natalSaúde da mulherIndígenas - Saúde - BrasilAssistência pré-natalAtualmente, a área da Saúde da Mulher vem conquistando dimensões notórias na Enfermagem, e entender as crenças e costumes dos povos indígenas, faz com que o enfermeiro tenha um cuidado holístico e individualizado, nascendo a necessidade de criar e validar um instrumento direcionado para gestantes indígenas sobre o pré-natal, sendo um trabalho pioneiro na área. Objetivou-se com o estudo: validar uma tecnologia educativa do tipo Cartilha sobre pré-natal, para o uso na consulta do enfermeiro com mulheres indígenas sobre o pré-natal; Avaliar na literatura pertinente, fatores determinantes para a consulta de Enfermagem sobre o pré-natal voltada à mulher indígena; analisar fatores que interferem na padronização da consulta de pré-natal realizada pelo enfermeiro com a mulher indígena e validar objetivos, conteúdo, relevância, usabilidade, aparência e eficácia, junto a expertises na área da Saúde da Mulher, Atenção Primária e Designer a Cartilha Educativa sobre prénatal para mulheres indígenas. Trata-se de um estudo metodológico, realizado por meio de quatro fases: 1) Fase de levantamento do Diagnóstico Situacional; 2) Fase de aprofundamento do tema e levantamento de dados; 3) Fase de redesign da tecnologia educacional e; 4) Fase de validação da tecnologia educacional. qual se refere a validação de um instrumento por juízes expertises. A busca para construção da revisão de literatura realizou-se durante os meses de outubro de 2021 a janeiro de 2022. A Cartilha Educativa conta com 20 páginas, com temas que versão sobre o cuidado pré-natal prioritariamente. Para a maior confiabilidade do processo de validação para este estudo foi escolhido o método de Índice de Validade de Conteúdo. A Cartilha Educativa foi avaliada por dezessete juízes, por meio de domínios como: objetivos, conteúdo, relevância, ambiente/apresentação, funcionalidade, usabilidade e eficiência, além da aparência e diagramação, bem como um Bloco livre para sugestões. O Índice de Validade de Conteúdo global deste estudo foi 0,95, provando a satisfação com o material, com sugestões positivas como a linguagem e gravuras adequadas e de fácil compreendimento e solicitação de alteração do título da Cartilha Educativa no sentido de uma melhor identificação com o público alvo. A Cartilha Educativa ¿Cuidados com a indígena grávida: você precisa saber!¿ foi validada e poderá ser implementada junto ao público alvo. Conclui-se que a Cartilha Educativa é considerada uma ferramenta de apoio a mulher indígena grávida e ajuda o profissional de Enfermagem na consulta pré-natal, direcionando o profissional sobre os principais cuidados e alertas. As orientações e ilustrações contidas na Cartilha Educativa, são de pura identificação com o público alvo, trazem mudança de hábito necessária para esta fase na vida da mulher, auxiliando o enfermeiro na condução da consulta de Enfermagem. A Cartilha Educativa vem a contribuir com o desenvolvimento da pesquisa, trazendo um olhar específico a Saúde Indígena, promovendo um aprimoramento do cuidado de Enfermagem, necessitando agora de uma validação de aplicabilidade e credibilidade com o público alvo, incluindo a usualidade do instrumento em aldeias do estado do Ceará. Palavras-chave: Saúde da Mulher. Materiais de Ensino. Saúde de Povos Indígenas.Currently, the area of Women's Health has been conquering notorious dimensions in Nursing, and understanding the beliefs and customs of indigenous peoples, enables the nurse to have a holistic and individualized care, giving notice to the need to create and validate an instrument directed to indigenous pregnant women about prenatal care, being a pioneering work in the area. The aim of the study was: to validate an educational technology of the type Booklet on prenatal care, for use in the nurse's consultation with indigenous women about prenatal care; Evaluate in the relevant literature, determining factors for the Nursing consultation on prenatal care aimed at indigenous women; analyze factors that interfere in the standardization of the prenatal consultation performed by the nurse with the indigenous woman and validate objectives, content, relevance, usability, appearance and effectiveness, together with expertise in the area of Women's Health, Primary Care and Design for the Educational Booklet about prenatal care for indigenous women. This is a methodological study, was carry out through four phases: 1) Survey phase of the Situational Diagnosis; 2) Phase of deepening the theme and data collection; 3) Educational technology redesign phase and; 4) Educational technology validation phase. which refers to the validation of an instrument by expert judges. The search for the construction of the literature review was carried out during the months of October 2021 to January 2022. The Educational Booklet has 20 pages, with themes that contains prenatal care as a priority. For greater reliability of the validation process for this study, the Content Validity Index method was chosen. The Educational Booklet was evaluated by seventeen judges, through domains such as: objectives, content, relevance, environment/presentation, functionality, usability and efficiency, in addition to appearance and layout, as well as a free Block for suggestions. The global Content Validity Index of this study was 0.95, proving satisfaction with the material, with positive suggestions such as language and appropriate and easy-to-understand illustrations and request to change the title of the Educational Booklet in the sense of better identification with the target audience. The Educational Booklet ¿Care for pregnant indigenous women: you need to know!¿ has been validated and can be implemented with the target audience. It is concluded that the Educational Booklet is considered a support tool for pregnant indigenous women and helps the Nursing professional in the prenatal consultation, directing the professional about the main care and alerts. The guidelines and illustrations contained in the Educational Booklet, are of pure identification with the target audience, bringing the change of habit necessary for this phase in the woman's life, helping the nurse in conducting the Nursing consultation. The Educational Booklet contributes to the development of research, bringing a specific look to Indigenous Health, promoting an improvement in Nursing care, now requiring validation of applicability and credibility with the target audience, including the usual use of the instrument in villages in the state of Ceará. Keywords: Women's Health. Teaching Materials. Health of Indigenous Peoples.Feitoza, Aline RodriguesFrota, Mirna AlbuquerqueSilva, Raimunda Magalhães daLima, Ana Maria Carolina Araújo Chagas CostaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemVenâncio, Dyego Oliveira2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf109f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129220https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27825porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T12:06:46Zoai::129220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-19T12:06:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natal |
title |
Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natal |
spellingShingle |
Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natal Venâncio, Dyego Oliveira Saúde da mulher Indígenas - Saúde - Brasil Assistência pré-natal |
title_short |
Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natal |
title_full |
Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natal |
title_fullStr |
Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natal |
title_full_unstemmed |
Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natal |
title_sort |
Validação de tecnologia educativa para mulheres indígenas sobre o pré-natal |
author |
Venâncio, Dyego Oliveira |
author_facet |
Venâncio, Dyego Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feitoza, Aline Rodrigues Frota, Mirna Albuquerque Silva, Raimunda Magalhães da Lima, Ana Maria Carolina Araújo Chagas Costa Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venâncio, Dyego Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da mulher Indígenas - Saúde - Brasil Assistência pré-natal |
topic |
Saúde da mulher Indígenas - Saúde - Brasil Assistência pré-natal |
description |
Atualmente, a área da Saúde da Mulher vem conquistando dimensões notórias na Enfermagem, e entender as crenças e costumes dos povos indígenas, faz com que o enfermeiro tenha um cuidado holístico e individualizado, nascendo a necessidade de criar e validar um instrumento direcionado para gestantes indígenas sobre o pré-natal, sendo um trabalho pioneiro na área. Objetivou-se com o estudo: validar uma tecnologia educativa do tipo Cartilha sobre pré-natal, para o uso na consulta do enfermeiro com mulheres indígenas sobre o pré-natal; Avaliar na literatura pertinente, fatores determinantes para a consulta de Enfermagem sobre o pré-natal voltada à mulher indígena; analisar fatores que interferem na padronização da consulta de pré-natal realizada pelo enfermeiro com a mulher indígena e validar objetivos, conteúdo, relevância, usabilidade, aparência e eficácia, junto a expertises na área da Saúde da Mulher, Atenção Primária e Designer a Cartilha Educativa sobre prénatal para mulheres indígenas. Trata-se de um estudo metodológico, realizado por meio de quatro fases: 1) Fase de levantamento do Diagnóstico Situacional; 2) Fase de aprofundamento do tema e levantamento de dados; 3) Fase de redesign da tecnologia educacional e; 4) Fase de validação da tecnologia educacional. qual se refere a validação de um instrumento por juízes expertises. A busca para construção da revisão de literatura realizou-se durante os meses de outubro de 2021 a janeiro de 2022. A Cartilha Educativa conta com 20 páginas, com temas que versão sobre o cuidado pré-natal prioritariamente. Para a maior confiabilidade do processo de validação para este estudo foi escolhido o método de Índice de Validade de Conteúdo. A Cartilha Educativa foi avaliada por dezessete juízes, por meio de domínios como: objetivos, conteúdo, relevância, ambiente/apresentação, funcionalidade, usabilidade e eficiência, além da aparência e diagramação, bem como um Bloco livre para sugestões. O Índice de Validade de Conteúdo global deste estudo foi 0,95, provando a satisfação com o material, com sugestões positivas como a linguagem e gravuras adequadas e de fácil compreendimento e solicitação de alteração do título da Cartilha Educativa no sentido de uma melhor identificação com o público alvo. A Cartilha Educativa ¿Cuidados com a indígena grávida: você precisa saber!¿ foi validada e poderá ser implementada junto ao público alvo. Conclui-se que a Cartilha Educativa é considerada uma ferramenta de apoio a mulher indígena grávida e ajuda o profissional de Enfermagem na consulta pré-natal, direcionando o profissional sobre os principais cuidados e alertas. As orientações e ilustrações contidas na Cartilha Educativa, são de pura identificação com o público alvo, trazem mudança de hábito necessária para esta fase na vida da mulher, auxiliando o enfermeiro na condução da consulta de Enfermagem. A Cartilha Educativa vem a contribuir com o desenvolvimento da pesquisa, trazendo um olhar específico a Saúde Indígena, promovendo um aprimoramento do cuidado de Enfermagem, necessitando agora de uma validação de aplicabilidade e credibilidade com o público alvo, incluindo a usualidade do instrumento em aldeias do estado do Ceará. Palavras-chave: Saúde da Mulher. Materiais de Ensino. Saúde de Povos Indígenas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129220 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 109f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437284845027328 |