O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordoni, Jovina D'Avila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124317
Resumo: O Conselho Nacional de Justiça ¿ CNJ, com a Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010, implementou a política judiciária nacional de solução de conflitos com o objetivo de fomentar a autocomposição na esfera do Poder Judiciário. Também previu a criação, pelos tribunais de Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania ¿ NUPEMEC e dos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos¿ CEJUSC. A Resolução objetiva ampliar o acesso à Justiça com o incentivo da autocomposição, sobretudo a mediação e a conciliação. Diante disso, há uma mudança de mentalidade que reflete na maior qualidade e celeridade dos serviços judiciais. Observou-se que os avanços das tecnologias de informação e comunicação impactaram nos métodos de resolução de conflitos que passaram a utilizar o ciberespaço, visto que novas possibilidades de comunicação facilitam a acessibilidade e ultrapassam barreiras geográficas com economia de deslocamento e tempo. O tema possui relevância em face das frequentes transformações pelas quais passa a sociedade. O objetivo geral do trabalho foi o de investigar a utilização das tecnologias para a concretização da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos nos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflito, dos Tribunais Estaduais brasileiros. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, em que se sistematizou a literatura científica acerca da matéria. Concomitante, foi feita uma pesquisa quantitativa com envio de questionários para os Centros Judiciários do país e formou-se um banco de dados que deve permitir compreender, de maneira mais clara, os usos e efeitos dessas novas tecnologias nessas unidades judiciárias, bem como a sua utilização no tratamento dos conflitos. Buscou-se a existência de projetos envolvendo tecnologia em funcionamento nos Centros Judiciários, em visitas realizadas. A pesquisa permitiu constatar que nos Centros Judiciários quando se fala em tecnologia a ideia ainda está muito direcionada ao processo judicial eletrônico. São poucos os Centros Judiciários em que a tecnologia está relacionada ao uso de recursos que possibilitem, por exemplo, a realização de sessões de mediação e conciliação por videoconferência. Evidenciou-se o pouco uso de plataformas de negociação, embora alguns Cejusc possuam sala com os equipamentos necessários para esse fim. Não obstante os Centros Judiciários ainda não terem se apropriado de todos os recursos tecnológicos que podem ser aliados aos métodos consensuais, constatou-se que são unidades importantes dentro do Poder Judiciário por despertarem na comunidade e nos profissionais do Direito uma nova forma de prestação de serviços, com possibilidade de efetiva solução dos conflitos por meio de decisões cooperativas, elaboradas pelas próprias partes. Implementam, dessa maneira, uma nova forma de pensar o modelo tradicional de resolução dos conflitos dentro do Judiciário, com a ampliação do acesso à Justiça, celeridade no processual e pacificação social. Ressalta-se que a pesquisa demonstrou já antes da pandemia do Covid-19, as necessidades e carências na implementação das tecnologias existentes, além de investimento em inovação. Nesse cenário, percebeu-se que o Judiciário precisava se adaptar. O Conselho Nacional de Justiça já havia implantado a agenda 2030 e o Observatório Nacional, a pandemia impôs a mudança. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação. Poder Judiciário. Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflito - CEJUSC. Mediação. Conciliação.
id UFOR_db0e924ed7f22dd26beb07b049342bb3
oai_identifier_str oai::124317
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no BrasilMediação judicialTecnologia da informação - Aspectos jurídicosO Conselho Nacional de Justiça ¿ CNJ, com a Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010, implementou a política judiciária nacional de solução de conflitos com o objetivo de fomentar a autocomposição na esfera do Poder Judiciário. Também previu a criação, pelos tribunais de Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania ¿ NUPEMEC e dos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos¿ CEJUSC. A Resolução objetiva ampliar o acesso à Justiça com o incentivo da autocomposição, sobretudo a mediação e a conciliação. Diante disso, há uma mudança de mentalidade que reflete na maior qualidade e celeridade dos serviços judiciais. Observou-se que os avanços das tecnologias de informação e comunicação impactaram nos métodos de resolução de conflitos que passaram a utilizar o ciberespaço, visto que novas possibilidades de comunicação facilitam a acessibilidade e ultrapassam barreiras geográficas com economia de deslocamento e tempo. O tema possui relevância em face das frequentes transformações pelas quais passa a sociedade. O objetivo geral do trabalho foi o de investigar a utilização das tecnologias para a concretização da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos nos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflito, dos Tribunais Estaduais brasileiros. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, em que se sistematizou a literatura científica acerca da matéria. Concomitante, foi feita uma pesquisa quantitativa com envio de questionários para os Centros Judiciários do país e formou-se um banco de dados que deve permitir compreender, de maneira mais clara, os usos e efeitos dessas novas tecnologias nessas unidades judiciárias, bem como a sua utilização no tratamento dos conflitos. Buscou-se a existência de projetos envolvendo tecnologia em funcionamento nos Centros Judiciários, em visitas realizadas. A pesquisa permitiu constatar que nos Centros Judiciários quando se fala em tecnologia a ideia ainda está muito direcionada ao processo judicial eletrônico. São poucos os Centros Judiciários em que a tecnologia está relacionada ao uso de recursos que possibilitem, por exemplo, a realização de sessões de mediação e conciliação por videoconferência. Evidenciou-se o pouco uso de plataformas de negociação, embora alguns Cejusc possuam sala com os equipamentos necessários para esse fim. Não obstante os Centros Judiciários ainda não terem se apropriado de todos os recursos tecnológicos que podem ser aliados aos métodos consensuais, constatou-se que são unidades importantes dentro do Poder Judiciário por despertarem na comunidade e nos profissionais do Direito uma nova forma de prestação de serviços, com possibilidade de efetiva solução dos conflitos por meio de decisões cooperativas, elaboradas pelas próprias partes. Implementam, dessa maneira, uma nova forma de pensar o modelo tradicional de resolução dos conflitos dentro do Judiciário, com a ampliação do acesso à Justiça, celeridade no processual e pacificação social. Ressalta-se que a pesquisa demonstrou já antes da pandemia do Covid-19, as necessidades e carências na implementação das tecnologias existentes, além de investimento em inovação. Nesse cenário, percebeu-se que o Judiciário precisava se adaptar. O Conselho Nacional de Justiça já havia implantado a agenda 2030 e o Observatório Nacional, a pandemia impôs a mudança. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação. Poder Judiciário. Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflito - CEJUSC. Mediação. Conciliação.The National Council of Justice ¿ CNJ, with Resolution #125, of November 29th, 2010, implemented the national judicial policy of conflict resolution with the objective of promoting self-composition in the area of the Judiciary. It also provided for the creation, by the courts, of Permanent Nuclei for Consensual Conflict Resolution Methods and Citizenship ¿ NUPEMEC and the Judicial Centers for Consensual Conflict Resolution ¿ CEJUSC. The Resolution aims to expand access to justice by encouraging self-composition, especially mediation and conciliation. Given this, there is a mindset change that affects the higher quality and speed of judicial services. It has been observed that the advances in information and communication technologies had an impact on conflict resolution methods that started to use the cyberspace, since new communication possibilities facilitate accessibility and overcome geographical barriers and allow people to save in travel and time. The theme has relevance before the frequent transformations that society goes through. The general objective of the research was to investigate the use of technologies for the implementation of the National Judicial Policy for the proper treatment of conflicts in the Judicial Centers for Consensual Conflict Resolution, of Brazilian State Courts. The study was carried out through bibliographic research, in which the scientific literature on the subject was systematized. Meanwhile, a quantitative research was carried out with the sending of questionnaires to the Judicial Centers of the country and a database was created that should allow a clearer understanding of the uses and effects of these new technologies in such judicial units, as well as their use in conflict resolution. We sought the existence of projects involving technology in operation in the Judicial Centers, during visits. The research allowed us to state that in the Judicial Centers, when it comes to technology, the idea is still very much directed to the electronic judicial process. There are few Judicial Centers where technology is related to the use of resources that make it possible, for example, to hold mediation and conciliation sessions through videoconference. There was little use of trading platforms, although some Cejusc have a room with the necessary equipment for this purpose. Despite the fact that the Judicial Centers have not yet claimed all the technological resources that can be combined with consensual methods, it was found that they are important units within the Judiciary for they arouse a new way of providing services in the community and professionals of Law with the possibility of effective resolution of conflicts through cooperative decisions, developed by the involved parties themselves. Thus, they implement a new way of thinking about the traditional model of conflict resolution within the Judiciary, with the expansion of access to Justice, quickness in the process and social pacification. It is noteworthy that the research demonstrated, even before the Covid-19 pandemic, the needs and deficiencies in the implementation of existing technologies, in addition to investment in innovation. In this scenario, it has been realized that the Judiciary needed to adapt. The National Council of Justice has already implemented the 2030 agenda and the National Observatory. The pandemic imposed the change. Key words: Information and communication technology. Judiciary. Judicial Centers for Consensual Conflict Resolution - CEJUSC. Mediation. Conciliation.Feitosa, Gustavo Raposo PereiraFeitosa, Gustavo Raposo PereiraWatanabe, KazuoSales, Lília Maia de MoraisChagas, Marcia CorreiaCabral, Gustavo César MachadoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito ConstitucionalBordoni, Jovina D'Avila2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124317https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24452porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T10:11:23Zoai::124317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T10:11:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no Brasil
title O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no Brasil
spellingShingle O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no Brasil
Bordoni, Jovina D'Avila
Mediação judicial
Tecnologia da informação - Aspectos jurídicos
title_short O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no Brasil
title_full O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no Brasil
title_fullStr O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no Brasil
title_full_unstemmed O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no Brasil
title_sort O uso das tecnologias de informação e comunicação na resolução dos conflitos por meio da mediação e da conciliação: um estudo dos centros judiciários de solução consensual de conflitos no Brasil
author Bordoni, Jovina D'Avila
author_facet Bordoni, Jovina D'Avila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feitosa, Gustavo Raposo Pereira
Feitosa, Gustavo Raposo Pereira
Watanabe, Kazuo
Sales, Lília Maia de Morais
Chagas, Marcia Correia
Cabral, Gustavo César Machado
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordoni, Jovina D'Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação judicial
Tecnologia da informação - Aspectos jurídicos
topic Mediação judicial
Tecnologia da informação - Aspectos jurídicos
description O Conselho Nacional de Justiça ¿ CNJ, com a Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010, implementou a política judiciária nacional de solução de conflitos com o objetivo de fomentar a autocomposição na esfera do Poder Judiciário. Também previu a criação, pelos tribunais de Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania ¿ NUPEMEC e dos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos¿ CEJUSC. A Resolução objetiva ampliar o acesso à Justiça com o incentivo da autocomposição, sobretudo a mediação e a conciliação. Diante disso, há uma mudança de mentalidade que reflete na maior qualidade e celeridade dos serviços judiciais. Observou-se que os avanços das tecnologias de informação e comunicação impactaram nos métodos de resolução de conflitos que passaram a utilizar o ciberespaço, visto que novas possibilidades de comunicação facilitam a acessibilidade e ultrapassam barreiras geográficas com economia de deslocamento e tempo. O tema possui relevância em face das frequentes transformações pelas quais passa a sociedade. O objetivo geral do trabalho foi o de investigar a utilização das tecnologias para a concretização da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos nos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflito, dos Tribunais Estaduais brasileiros. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, em que se sistematizou a literatura científica acerca da matéria. Concomitante, foi feita uma pesquisa quantitativa com envio de questionários para os Centros Judiciários do país e formou-se um banco de dados que deve permitir compreender, de maneira mais clara, os usos e efeitos dessas novas tecnologias nessas unidades judiciárias, bem como a sua utilização no tratamento dos conflitos. Buscou-se a existência de projetos envolvendo tecnologia em funcionamento nos Centros Judiciários, em visitas realizadas. A pesquisa permitiu constatar que nos Centros Judiciários quando se fala em tecnologia a ideia ainda está muito direcionada ao processo judicial eletrônico. São poucos os Centros Judiciários em que a tecnologia está relacionada ao uso de recursos que possibilitem, por exemplo, a realização de sessões de mediação e conciliação por videoconferência. Evidenciou-se o pouco uso de plataformas de negociação, embora alguns Cejusc possuam sala com os equipamentos necessários para esse fim. Não obstante os Centros Judiciários ainda não terem se apropriado de todos os recursos tecnológicos que podem ser aliados aos métodos consensuais, constatou-se que são unidades importantes dentro do Poder Judiciário por despertarem na comunidade e nos profissionais do Direito uma nova forma de prestação de serviços, com possibilidade de efetiva solução dos conflitos por meio de decisões cooperativas, elaboradas pelas próprias partes. Implementam, dessa maneira, uma nova forma de pensar o modelo tradicional de resolução dos conflitos dentro do Judiciário, com a ampliação do acesso à Justiça, celeridade no processual e pacificação social. Ressalta-se que a pesquisa demonstrou já antes da pandemia do Covid-19, as necessidades e carências na implementação das tecnologias existentes, além de investimento em inovação. Nesse cenário, percebeu-se que o Judiciário precisava se adaptar. O Conselho Nacional de Justiça já havia implantado a agenda 2030 e o Observatório Nacional, a pandemia impôs a mudança. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação. Poder Judiciário. Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflito - CEJUSC. Mediação. Conciliação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124317
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24452
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408707599695872