Significados e sentidos do trabalho docente para professores do ensino fundmamental I na cidade de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Filho, Marcizo Veimar Cordeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100039
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto conhecer os significados e sentidos do trabalho docente para professores da Rede Pública na cidade de Fortaleza. A reestruturação produtiva ocorrida na passagem do século XX para o XXI produziu impactos sobre a formação docente, a realização de suas atividades e à atribuição de sentidos a essas atividades. A pesquisa desenvolvida, de natureza qualitativa, teve dimensões exploratória, comparativa e descritiva. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram grupo focal e entrevistas narrativas. O instrumento de investigação foi elaborado a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do grupo Meaning of Work International [MOW] e Morin (2001, 2007). Os sujeitos da investigação são professores que atuam no Ensino Fundamental. Por questões metodológicas, dividiram-se esses sujeitos em dois grupos de pesquisa: o dos aprovados no concurso de 2001 e o dos aprovados no concurso de 2009. Houve três grupos focais, totalizando 22 participantes. Posteriormente, foram realizadas entrevistas individuais com cinco participantes de cada concurso. Os dados foram analisados a partir das contribuições de Bardin (2011) e Castro, Abs e Sarriera (2011). Dentre os resultados, observou-se que o trabalho docente mantém um caráter de centralidade, porém, os indicadores diferem em ambos os grupos. No que tange aos sentidos do trabalho, as dimensões individuais, organizacionais e sociais apresentaram-se como marcadores de diferenças. Conclui-se que a formação inicial, o contexto de inserção laboral, o tempo de serviço, as mudanças na legislação e as experiências vivenciadas constituem fatores relevantes na construção dos sentidos do trabalho. Palavras-chave: Trabalho, sentidos do trabalho, docência.
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spelling Significados e sentidos do trabalho docente para professores do ensino fundmamental I na cidade de FortalezaMeanings and senses of the teaching work for primary school teachers in the city of FortalezaTrabalho - Aspectos psicológicosProfessores - FormaçãoEnsino fundamental - Fortaleza (CE)Esta pesquisa tem por objeto conhecer os significados e sentidos do trabalho docente para professores da Rede Pública na cidade de Fortaleza. A reestruturação produtiva ocorrida na passagem do século XX para o XXI produziu impactos sobre a formação docente, a realização de suas atividades e à atribuição de sentidos a essas atividades. A pesquisa desenvolvida, de natureza qualitativa, teve dimensões exploratória, comparativa e descritiva. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram grupo focal e entrevistas narrativas. O instrumento de investigação foi elaborado a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do grupo Meaning of Work International [MOW] e Morin (2001, 2007). Os sujeitos da investigação são professores que atuam no Ensino Fundamental. Por questões metodológicas, dividiram-se esses sujeitos em dois grupos de pesquisa: o dos aprovados no concurso de 2001 e o dos aprovados no concurso de 2009. Houve três grupos focais, totalizando 22 participantes. Posteriormente, foram realizadas entrevistas individuais com cinco participantes de cada concurso. Os dados foram analisados a partir das contribuições de Bardin (2011) e Castro, Abs e Sarriera (2011). Dentre os resultados, observou-se que o trabalho docente mantém um caráter de centralidade, porém, os indicadores diferem em ambos os grupos. No que tange aos sentidos do trabalho, as dimensões individuais, organizacionais e sociais apresentaram-se como marcadores de diferenças. Conclui-se que a formação inicial, o contexto de inserção laboral, o tempo de serviço, as mudanças na legislação e as experiências vivenciadas constituem fatores relevantes na construção dos sentidos do trabalho. Palavras-chave: Trabalho, sentidos do trabalho, docência.This research aims to know the meanings and senses of teacher?s labor to teachers from the Public Schools at Fortaleza. The productive restructuring which took place in the turn of the twentieth century produced some impacts on teacher education, its activities and its sense. The research developed, qualitative in nature, had exploratory and descriptive comparative dimensions. The techniques used for data collection were focal group and narratives interviews. The research instrument was drawn from the theoretical and methodological assumptions of the Meaning of Work Group International [MOW] and Morin (2001, 2007). The research subjects are teachers working in elementary school. For methodological questions, they were divided into two research groups: those approved in the contest of 2001 and of 2009. There were three focus groups, totaling 22 participants. Later, individual interviews were conducted with five participants in each contest. Data were analyzed from the contributions of Bardin (2011) and Castro, Abs and Sarriera (2011). Among the results it was observed that teaching remains a character of centrality, however the indicators differ in both groups. Regarding the meanings of work, individual, organizational and social dimensions were expressed like differences markers. It is concluded that the initial training, the context of labor insertion, length of service, changes in legislation and the experiences are relevant factors in building up the meaning of labor. Keywords: Labor, meaning of labor, teaching.Matos, Tereza Gláucia RochaMatos, Tereza Gláucia RochaMaciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraAndrade, Francisco Ari deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaViana Filho, Marcizo Veimar Cordeiro2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100039https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10528Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 91883porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::100039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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