A condição de trabalho do professor temporário da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gledson de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/111018
Resumo: Em plena era da globalização, o século XXI é cada vez mais identificado pela precarização social no modelo de trabalho. O sistema capitalista funcional, adotado pelas mais diversas instituições, tem contribuído para que as políticas de gestão consolidem procedimentos de opressão, de desigualdade e desumanidade para com os trabalhadores. É o que vem acontecendo com os professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, sobretudo os que estão na condição de contrato temporário, que têm se submetido a vender a sua força de trabalho num modelo terceirizado, precarizado e mal remunerado. Partindo desta reflexão, essa pesquisa teve como objetivo geral investigar as condições de trabalho dos professores temporários da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Deste modo, os objetivos específicos foram: conhecer a trajetória de formação profissional desses professores, analisar suas condições de trabalho e, finalmente, avaliar as perspectivas profissionais desses docentes. Como recurso metodológico foi aplicado um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada a 15 professores que atenderam os critérios de inclusão na pesquisa. Os resultados apontaram que, diante da atual condição de trabalho, os professores temporários ressaltam sentimentos significativos de sofrimento e adoecimento. Palavras-chave: Condições de Trabalho; Professor Temporário; Precarização.
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