A aderência das matrizes curriculares dos cursos de ciências contábeis à proposta do Conselho Federal de Contabilidade e seu reflexo na aprovação no exame de suficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernando Ronny de Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104481
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral identificar o grau de aderência das matrizes curriculares dos cursos presenciais de bacharelado em ciências contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Ceará ao modelo proposto pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a relação entre os índices de aderência à Matriz CFC com o desempenho do Estado no Exame de suficiência. A pesquisa é classificada como qualitativa e quantitativa, descritiva e documental. A amostra é composta por 23 IES que oferecem o curso de bacharelado em Ciências Contábeis na modalidade presencial do Estado do Ceará e que disponibilizaram suas matrizes curriculares em seus sites. Os resultados revelam que: a matriz proposta pelo CFC atende aos conteúdos explícitos na Resolução CNE/CES 10/2004; e as IES do Ceará apresentam uma aderência média de 67,2%, tendo as IES pública o percentual médio de aderência de 73,08%, e as IES privadas uma média de 76,19% de aderência. Quanto a organização acadêmica, os centros universitários apresentam maior aderência, 83,33%, seguido pelas universidades com 76,07%, e as faculdades, com 75,07%, apresentam o menor percentual médio de aderência à matriz proposta pelo CFC. As disciplinas de maior aderência, presentes em mais de 70% das matrizes analisadas, compõem-se de 100% da proposta do eixo de formação teórico-prático, 73,33% do eixo de formação básica, 57,14% do eixo de formação profissional, e nenhuma disciplina proposta no eixo de disciplinas optativas. Das disciplinas presentes em menos de 50% das matrizes curriculares, 53,85% pertencem ao eixo de disciplinas optativas, 36,46% ao eixo de formação profissional, 7,69% ao eixo de formação básica, e nenhuma pertence ao eixo de formação teórico-prático. Os percentuais de aprovação no exame de suficiência do Estado do Ceará, possuem maior aproximação dos percentuais de aderência, no ponto do eixo de formação profissional, e 71,43% dos conteúdos abordados no exame de suficiência pertencem ao eixo de formação profissional. Conclui-se que as instituições de ensino do Estado do Ceará de modo geral estão alinhadas com a proposta de matriz curricular do Conselho Federal de Contabilidade, com menor aderência no eixo de formação profissional, onde se verificou maior aproximação entre as médias de aprovação e o percentual de aderência.
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Os resultados revelam que: a matriz proposta pelo CFC atende aos conteúdos explícitos na Resolução CNE/CES 10/2004; e as IES do Ceará apresentam uma aderência média de 67,2%, tendo as IES pública o percentual médio de aderência de 73,08%, e as IES privadas uma média de 76,19% de aderência. Quanto a organização acadêmica, os centros universitários apresentam maior aderência, 83,33%, seguido pelas universidades com 76,07%, e as faculdades, com 75,07%, apresentam o menor percentual médio de aderência à matriz proposta pelo CFC. As disciplinas de maior aderência, presentes em mais de 70% das matrizes analisadas, compõem-se de 100% da proposta do eixo de formação teórico-prático, 73,33% do eixo de formação básica, 57,14% do eixo de formação profissional, e nenhuma disciplina proposta no eixo de disciplinas optativas. Das disciplinas presentes em menos de 50% das matrizes curriculares, 53,85% pertencem ao eixo de disciplinas optativas, 36,46% ao eixo de formação profissional, 7,69% ao eixo de formação básica, e nenhuma pertence ao eixo de formação teórico-prático. Os percentuais de aprovação no exame de suficiência do Estado do Ceará, possuem maior aproximação dos percentuais de aderência, no ponto do eixo de formação profissional, e 71,43% dos conteúdos abordados no exame de suficiência pertencem ao eixo de formação profissional. Conclui-se que as instituições de ensino do Estado do Ceará de modo geral estão alinhadas com a proposta de matriz curricular do Conselho Federal de Contabilidade, com menor aderência no eixo de formação profissional, onde se verificou maior aproximação entre as médias de aprovação e o percentual de aderência.This work has the objective to identify the degree of adherence of curriculum matrices of bachelor's classroom courses in accounting for Higher Education Institutions (HEI) of the State of Ceará to the model proposed by the Federal Accounting Council (CFC) and the relationship between adherence rates to CFC mother with State performance in reliance Exam. The research is classified as qualitative and quantitative, descriptive and documentary. The sample consists of 23 HEIs offering the course Bachelor of Science in Accounting in classroom mode of Ceará State and who provided their curriculum matrices on their websites. The results show that: the matrix proposed by CFC meets the explicit content in the CNE / CES 10/2004; and the IES Ceará have an average adherence 67.2%, while the public IES the average percentage of 73.08% adherence, and private HEIs an average of 76.19% of grip. As for academic organization, the universities have more grip, 83.33%, followed by universities with 76.07%, and colleges, with 75.07%, have the lowest average percentage of adherence to the matrix proposed by the CFC. The disciplines of greater adherence, present in over 70% of matrices analyzed, consist of 100% of the proposed shaft of theoretical and practical training, 73.33% of basic training shaft, 57.14% of the training axis professional, and no discipline proposed in the axis of optional courses. Of subjects present in less than 50% of curriculum matrices, 53.85% belong to the axis of optional subjects, 36.46% a training shaft, 7.69% to basic training shaft, and no formation belongs to the axis theoretical and practical. The percentage of passing the examination of the State of Ceará sufficiency, have closer ties of adherence percentage in vocational training Spindle Point, and 71.43% of the content covered in the examination of sufficiency belong to the training axis. We conclude that educational institutions of the State of Ceará are generally aligned with the proposed curriculum of the Federal Accounting Council, with less grip on the training shaft, where there was greater approximation between the averages of approval and the grip percentage.Oliveira, Oderlene Vieira deOliveira, Oderlene Vieira deTassigny, Mônica MotaAlcântara, Cláudia SalesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasOliveira, Fernando Ronny de Freitas2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104481https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/12901Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 95764porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::104481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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