Uma análise comparativa da criação de valor compartilhado entre as instituições bancárias públicas e privadas no Brasil em tempo de pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Allyany Hipolito Leal dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127054
Resumo: O conceito de Criação de Valor Compartilhado propõe uma teoria de organizações complementar à Responsabilidade Social Corporativa. Nesta visão, a criação de estratégias, a partir de uma perspectiva coletiva e colaborativa, pode gerar impacto socioeconômicos positivo. Em face da crise provocada pela pandemia da COVID-19, as nações vêm sendo acometidas por uma série de questões que requerem engajamento social e novas estratégias de todos os atores da sociedade. Nesse sentido, as Instituições bancárias possuem um papel significativo e essencial para as manutenções das atividades econômicas. O objetivo desse trabalho consiste em comparar as ações de criação de valor compartilhado entre as grandes instituições bancárias públicas e privadas no Brasil, em tempo da pandemia da COVID-19, que ultrapassam as impostas pelo governo e órgãos normativos. Para a condução do estudo, foi realizada uma pesquisa teórico-empírica, exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, com uso de análise de conteúdo. Conclui-se que as instituições bancárias públicas e privadas estão buscando criar valor, além do que é imposto pelo governo e órgãos regulamentadores. Elas estão engajadas e mudando a lógica com medidas de estímulo, em específico nas dimensões gestão estratégica,processos internos, social,ambiental e econômica. Os grandes bancos públicos se diferenciaram em suas estratégias porque são ¿braços financeiros¿ de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social, enquanto as instituições bancárias privadas se diferenciaram com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade de forma a popularizar seus modelos e mostrar que produzem resultados ambientalmente esperados. Porém, podemos afirmar que existem muitas estratégias de CVC similares, em especial nas dimensões de relacionamento externo, gestão organização e econômica. Esse fenômeno é provocado pelos fatores externos, que incluem em que elas fazem parte de um sistema que possui regras; a abordagem dos concorrentes e a necessidade dos clientes, que nesse momento de crise exigem soluções rápidas e articuladas entre os sujeitos de diversos setores, com diferentes saberes e poderes. Palavras - chave: Criação de Valor Compartilhado. Responsabilidade Social Corporativa. Indústria bancária. Instituições bancárias. Pandemia da COVID-19.
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O objetivo desse trabalho consiste em comparar as ações de criação de valor compartilhado entre as grandes instituições bancárias públicas e privadas no Brasil, em tempo da pandemia da COVID-19, que ultrapassam as impostas pelo governo e órgãos normativos. Para a condução do estudo, foi realizada uma pesquisa teórico-empírica, exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, com uso de análise de conteúdo. Conclui-se que as instituições bancárias públicas e privadas estão buscando criar valor, além do que é imposto pelo governo e órgãos regulamentadores. Elas estão engajadas e mudando a lógica com medidas de estímulo, em específico nas dimensões gestão estratégica,processos internos, social,ambiental e econômica. Os grandes bancos públicos se diferenciaram em suas estratégias porque são ¿braços financeiros¿ de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social, enquanto as instituições bancárias privadas se diferenciaram com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade de forma a popularizar seus modelos e mostrar que produzem resultados ambientalmente esperados. Porém, podemos afirmar que existem muitas estratégias de CVC similares, em especial nas dimensões de relacionamento externo, gestão organização e econômica. Esse fenômeno é provocado pelos fatores externos, que incluem em que elas fazem parte de um sistema que possui regras; a abordagem dos concorrentes e a necessidade dos clientes, que nesse momento de crise exigem soluções rápidas e articuladas entre os sujeitos de diversos setores, com diferentes saberes e poderes. Palavras - chave: Criação de Valor Compartilhado. Responsabilidade Social Corporativa. Indústria bancária. Instituições bancárias. Pandemia da COVID-19.The concept of Creating Shared Value proposes a theory of organizations that complements Corporate Social Responsibility. In this view, the creation of strategies, from a collective and collaborative perspective, can generate a positive socioeconomic impact. In the face of the crisis caused by the COVID-19 pandemic, nations have been affected by a series of issues that require social engagement and new strategies from all actors in society. In this sense, Financial Institutions have a significant and essential role in the maintenance of economic activities. The objective of this researchis to compare the actions to create shared value between the large public and private banking institutions in Brazil, at the time of the COVID-19 pandemic, which go beyond those imposed by the government and regulatory bodies. To conduct this study, a theoretical-empirical, exploratory-descriptive, qualitative research were carried out, using content analysis. It is concluded that public and private banking institutions are seeking to create value beyond what is imposed by the government and regulatory bodies. They are engaged and changing their logic with stimulus measures, specifically in the dimensions of strategic management, internal processes, social, environmental and economic. Large public banks differed in their strategies because they are "financial arms" of policies aimed at economic and social development, while private banking institutions differed in order, preferably, to gain legitimacy in order to popularize their models and show that produce environmentally sound results. However, we can say that there are many similar CVC strategies, especially in the external relationship, organizational and economic management dimensions. This event is caused by external factors, which include they are part of a system that has rules; the approach of competitors and the needs of customers, who in this moment of crisis demand quick and articulated solutions between subjects from different sectors, with different knowledge and powers. Keywords: Creation of Shared Value. Corporate Social Responsibility. Banking Industry. Banking Institutions. COVID-19 pandemic.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 74158/21 em 04/11/2021Forte, Sérgio Henrique Arruda CavalcantePompeu, Randal MartinsMedeiros , Haroldo de SáUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoSantos, Allyany Hipolito Leal dos2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127054https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26434porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T14:20:27Zoai::127054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T14:20:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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