Programa Saúde na Escola (PSE) e os desafios da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Shearley Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125174
Resumo: A inclusão da pessoa com Necessidades Educacionais Especiais na sala de ensino regular, apesar de devidamente fundamentada pela legislação, ainda consiste em uma teia com muitos nós. Uma teia que entrelaça fios das áreas da saúde e educação, e, neste entrelaçamento, residem os nós. Contemplada em inúmeros dispositivos legais, a questão da inclusão ainda é objeto de muitos estudos de diversas políticas públicas. Neste cenário, desponta O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto 6. 286 de 5 de dezembro de 2007, uma ação interministerial, entre os Ministérios da Educação e o da Saúde, que traz uma proposta intersetorial: a articulação entre as equipes de saúde da família e as comunidades escolares. O município de Picos firmou a adesão ao Programa por meio do Termo de Compromisso Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) - Nº 022080012176. Um programa que entrelaça saúde e educação remete a uma das questões mais abordadas na atualidade, a inclusão. Esse estudo objetiva analisar a contribuição do Programa Saúde na Escola na inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais nos espaços escolares. Para tanto, fez-se necessário, além do levantamento do arcabouço teórico e legal que fundamenta o PSE, uma pesquisa de campo exploratória, de abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de entrevistas semiestruturadas e grupo focal com discussões acerca da temática. Em virtude da Pandemia Covid 19, as reuniões se deram na modalidade virtual por meio da Plataforma Meet. A Ana¿lise de Conteu¿do da Bardin foi utilizada como base para proceder o cotejo das informações obtidas na análise dos dados com a funcionalidade do programa no interior de uma instituição escolar. Os resultados apontam para a constatação de que as ações dessa política intersetorial não têm contribuído para inclusão, como pressupunha parte do coletivo da escola. Partindo das informações obtidas na análise dos dados, a realidade das ações contraproducentes do Programa se tornou evidente. Nas discussões dos grupos focais foi revelada a incerteza conceitual e operacional que permeia o entendimento dos docentes. As falas dos professores soaram ora como lamento, ora como pedido de socorro, expressando desapontamentos e frustações.
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Um programa que entrelaça saúde e educação remete a uma das questões mais abordadas na atualidade, a inclusão. Esse estudo objetiva analisar a contribuição do Programa Saúde na Escola na inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais nos espaços escolares. Para tanto, fez-se necessário, além do levantamento do arcabouço teórico e legal que fundamenta o PSE, uma pesquisa de campo exploratória, de abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de entrevistas semiestruturadas e grupo focal com discussões acerca da temática. Em virtude da Pandemia Covid 19, as reuniões se deram na modalidade virtual por meio da Plataforma Meet. A Ana¿lise de Conteu¿do da Bardin foi utilizada como base para proceder o cotejo das informações obtidas na análise dos dados com a funcionalidade do programa no interior de uma instituição escolar. Os resultados apontam para a constatação de que as ações dessa política intersetorial não têm contribuído para inclusão, como pressupunha parte do coletivo da escola. Partindo das informações obtidas na análise dos dados, a realidade das ações contraproducentes do Programa se tornou evidente. Nas discussões dos grupos focais foi revelada a incerteza conceitual e operacional que permeia o entendimento dos docentes. As falas dos professores soaram ora como lamento, ora como pedido de socorro, expressando desapontamentos e frustações.The inclusion of the person with Special Educational Needs in the regular teaching room, despite being duly substantiated by the legislation, still consists of a web with many nodes. A web that intertwines threads from the areas of health and education, and in this intertwining lies the nodes. Contemplated in numerous legal provisions, the issue of inclusion is still the subject of many studies of different public policies. In this scenario, The Health at School Program (PSE), instituted by Decree 6. 286 of December 5, 2007, emerges, an interministerial action between the Ministries of Education and the Ministry of Health and brings an intersectoral proposal: the articulation between the teams of family health and school communities, the municipality of Picos signed up to the Program through the Municipal Health Program Program (PSE) - No. 022080012176. A program that interweaves health and education refers to one of the issues most addressed today, inclusion. This study aims to analyze the contribution of the Health at School Program to the inclusion of students with special educational needs in school spaces. To this end, it was necessary, in addition to the survey of the theoretical and legal framework that underlies the PSE, an exploratory field research, with a qualitative approach, using the techniques of semi-structured interviews and focus group with discussions about the theme. Due to Pandemia Covid 19, the meetings took place in virtual mode through the Meet platform. Bardin's Content Analysis was used as a basis for comparing the information obtained in the analysis of the data with the functionality of the program within a school institution. The results point to the realization that the actions of this intersectoral policy have not contributed to inclusion, as presupposed part of the school collective. Based on the information obtained in the data analysis, the reality of the Program's counterproductive actions became evident. In the focus group discussions, the conceptual and operational uncertainty that permeates the teachers' understanding was revealed. The speeches of the teachers sometimes sounded like regret, sometimes like a cry for help, expressing disappointments and frustrations.Catrib, Ana Maria FontenelleCatrib, Ana Maria FontenelleLourinho, Lídia AndradeAmorim, Rosendo Freitas deSampaio, Patricia PassosUniversidade de Fortaleza. 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