Sociodrama como prática integrativa na ação de cuidadores de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rosangela Augusta da Silva Vasconcelos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88549
Resumo: Introdução A Saúde Coletiva confronta-se com o envelhecimento acelerado da população mundial, o que suscitou, deste campo de conhecimento, respostas criativas e adequadas para atender a esta realidade. No Brasil, observam-se avanços na elaboração e execução de políticas públicas e programas de atenção ao idoso. Em contrapartida, existem desafios no que se refere à necessidade crescente de cuidadores de idosos. A utilização do sociodrama pode contribui na construção coletiva da consciência e desenvolvimento do papel profissional com vista à promoção do cuidado humanizado e do autocuidado. Objetivos 1) conhecer a autopercepção dos cuidadores sobre ser cuidador de idosos no contexto de instituições de longa permanência; 2) avaliar a autopercepção dos cuidadores de idosos sobre seu papel profissional, após a utilização de sociodramas tematizados. Metodologia Estudo de natureza qualitativa, realizado em uma instituição de longa permanência, em Fortaleza ? CE. Participaram do estudo seis cuidadores, de ambos os sexos, com escolaridade até o nível médio, atuando alternadamente conforme escala institucional. Para coleta de dados utilizou-se na primeira fase: questionário de identificação sócio-demográfica e entrevista semiestruturada contendo seis perguntas sobre a percepção do cuidador referente ao seu papel profissional, fundamentadas teoricamente pela Teoria dos Papéis; na segunda fase: realizaram-se seis sociodramas com etapas de aquecimento, dramatização e compartilhar, fundamentados na teoria da Sociatria. O tratamento dos dados baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2008). Resultados Na Fase 1, todos os cuidadores tiveram dificuldade inicial de interagir, superou-se com utilização de atividades lúdicas focalizando a confiança para fortalecimento dos vínculos. Os sentimentos relacionados aos idosos e ao trabalho permeiam o cuidar com amor, como se fosse cuidar de algum familiar, enquanto o cuidar de si torna-se secundário. O fortalecimento do potencial individual e grupal favoreceu a integração da primeira fase com a segunda, dada a capacidade do sociodrama de intervir na dinâmica dos papéis. A aprendizagem pessoal surgiu como resultado do ?dar e receber? na ação de cuidar. Na Fase 2, o despertar do potencial criativo catalisou a afetividade grupal, a ética do papel profissional e a vontade de solucionar conflitos com união, força e coragem. Os cuidadores relataram que após os sociodramas houve influência na autoestima, consciência do autocuidado e fortalecimento do grupo. A consciência do papel pôde ser desvelada pelo surgimento de novas necessidades no grupo: valorização pessoal, melhores condições de trabalho e reconhecimento institucional. Conclusão A autopercepção do papel profissional expandiu, visto que os sociodramas se mostraram capazes de ampliar a percepção do cuidar de si, proporcionaram ferramentas que estimularam o autoconhecimento, a criatividade, a integração grupal e a corresponsabilidade no papel de multiplicador desta experiência. Desse modo, o sociodrama surgiu como prática integrativa viável para o cuidado com o cuidador e formação profissional humanizada na Promoção da Saúde dos cuidadores de idosos.
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Metodologia Estudo de natureza qualitativa, realizado em uma instituição de longa permanência, em Fortaleza ? CE. Participaram do estudo seis cuidadores, de ambos os sexos, com escolaridade até o nível médio, atuando alternadamente conforme escala institucional. Para coleta de dados utilizou-se na primeira fase: questionário de identificação sócio-demográfica e entrevista semiestruturada contendo seis perguntas sobre a percepção do cuidador referente ao seu papel profissional, fundamentadas teoricamente pela Teoria dos Papéis; na segunda fase: realizaram-se seis sociodramas com etapas de aquecimento, dramatização e compartilhar, fundamentados na teoria da Sociatria. O tratamento dos dados baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2008). Resultados Na Fase 1, todos os cuidadores tiveram dificuldade inicial de interagir, superou-se com utilização de atividades lúdicas focalizando a confiança para fortalecimento dos vínculos. Os sentimentos relacionados aos idosos e ao trabalho permeiam o cuidar com amor, como se fosse cuidar de algum familiar, enquanto o cuidar de si torna-se secundário. O fortalecimento do potencial individual e grupal favoreceu a integração da primeira fase com a segunda, dada a capacidade do sociodrama de intervir na dinâmica dos papéis. A aprendizagem pessoal surgiu como resultado do ?dar e receber? na ação de cuidar. Na Fase 2, o despertar do potencial criativo catalisou a afetividade grupal, a ética do papel profissional e a vontade de solucionar conflitos com união, força e coragem. Os cuidadores relataram que após os sociodramas houve influência na autoestima, consciência do autocuidado e fortalecimento do grupo. A consciência do papel pôde ser desvelada pelo surgimento de novas necessidades no grupo: valorização pessoal, melhores condições de trabalho e reconhecimento institucional. Conclusão A autopercepção do papel profissional expandiu, visto que os sociodramas se mostraram capazes de ampliar a percepção do cuidar de si, proporcionaram ferramentas que estimularam o autoconhecimento, a criatividade, a integração grupal e a corresponsabilidade no papel de multiplicador desta experiência. Desse modo, o sociodrama surgiu como prática integrativa viável para o cuidado com o cuidador e formação profissional humanizada na Promoção da Saúde dos cuidadores de idosos.Introduction: Public healthcare faces the accelerated aging of the world´s population, a fact that led to the development of adequate and creative initiatives to respond to such reality. In Brazil we can see advancements in the elaboration and execution of public policies and healthcare programs for senior citizens.Objectives: 1. Assess the self-perception of the caregivers regarding their profession in the framework of long-term care institutions. 2. Analyze the caregivers´ self-perception regarding their professional role, after the utilization of thematic social dramas. Methodology: This is a qualitative study carried out at a long-term care institution in Fortaleza-CE. Six caregivers of both sexes took part in this study, all with a literacy level of up to secondary education, who performed their jobs in an alternated fashion according to the institution´s work schedule. Data collection was done, during the first stage, through a social and demographic identification questionnaire and a semi-structured interview composed of six questions about their perception regarding their professional role, based on the Roles Theory; during the second stage, six thematic sociodramas were performed, including warm-up, dramatization and sharing activities, which were based on the sociatry theory. Data were assessed based on Bardin´s content analysis (2008). Results: In stage 1, all caregivers had an initial difficulty in interacting. This was overcome using games, focusing on the building of trust to strengthen the interpersonal bonds. The feelings related to the senior citizens and to their work let us perceive approaches of care with love, as if the patient were a relative, while taking care of themselves was a secondary issue. The strengthening of both the individual and group potential favored the integration of the first and second stages thanks to the sociodrama´s ability to have an effect on role dynamics. Personal learning was the result of the ?give and receive? nature of the caregiving work. In stage 2, the awakening of the creative potential catalyzed the group´s affection, the ethics of the professional role and the will to solve conflicts through unity, strength and courage. The caregivers told that they felt an increased self-esteem, self-care awareness and group strengthening after the performance of the sociodramas. The role awareness could be perceived due to the appearance of new needs within the group, such as personal valorization, better work conditions and institutional recognition. Conclusion: the self-perception of the professional role was expanded, considering that the sociodramas were able to widen the self-care awareness, offered tools to stimulate the knowledge of their own, creativity, group integration and joint responsibility in the multiplying power of this experience. The sociodrama was an integrative, viable practice for the caring of the caregiver and for the humanized professional qualification in Healthcare Promotion of senior citizens´ caregivers.Saintrain, Maria Vieira de LimaSaintrain, Maria Vieira de LimaMonteiro, Ana Ruth MacêdoVieira, Luiza Jane Eyre de SouzaSousa, Francisco Martins deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAlves, Rosangela Augusta da Silva Vasconcelos2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88549https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/6339Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 83603porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::88549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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