Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
Texto Completo: | http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560 |
Resumo: | 1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais |
id |
UFPA-1_4f4c79f32c8747cb9388251d72df2543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/560 |
network_acronym_str |
UFPA-1 |
network_name_str |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciaisProfessores - FormaçãoPrática de ensinoLetramentoDocentes nos anos inciais1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais2 De onde vem o carapanã?Investigação e formação em aulas de ciências3 Concepções de professoras dos anos iniciais sobre o tema usos e cuidados com água4 O ensino de matemática por meio de sofwares educativos5 Modos de aprender, modos de ensinar: memórias leitura de professores-estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.6 O tratamento da informação (gráfcos e tabelas) presente em livros didáticos de ciências dos anos iniciais7 Memórias de formação: vivências, encontros e desencontros8 O Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais em classe multisseriada: o olhar de uma professora em formação9 Alfabetização e Letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da EJA da 1ª e 2ª etapaEsse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo.Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)Paka-Tatu2018-12-27T17:04:41Z2018-12-27T17:04:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:.9788578034146http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560https://www.aedi.ufpa.br/parfor/arquivos/livros/PARFOR2_EducacaoemCiencias.pdfreponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporColeção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na AmazôniaPESSOA, Wilton RabeloVIEIRA, Eduardo Paiva de Pontesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T17:04:17Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/560Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2019-11-06T17:04:17Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
spellingShingle |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais PESSOA, Wilton Rabelo Professores - Formação Prática de ensino Letramento Docentes nos anos inciais |
title_short |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title_full |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title_fullStr |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title_sort |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
author |
PESSOA, Wilton Rabelo |
author_facet |
PESSOA, Wilton Rabelo VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes |
author_role |
author |
author2 |
VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PESSOA, Wilton Rabelo VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Prática de ensino Letramento Docentes nos anos inciais |
topic |
Professores - Formação Prática de ensino Letramento Docentes nos anos inciais |
description |
1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27T17:04:41Z 2018-12-27T17:04:41Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:. 9788578034146 http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560 |
identifier_str_mv |
PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:. 9788578034146 |
url |
http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na Amazônia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Paka-Tatu |
publisher.none.fl_str_mv |
Paka-Tatu |
dc.source.none.fl_str_mv |
https://www.aedi.ufpa.br/parfor/arquivos/livros/PARFOR2_EducacaoemCiencias.pdf reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
collection |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
repository.name.fl_str_mv |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
livroaberto@ufpa.br |
_version_ |
1796797474687418368 |