Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSOA, Wilton Rabelo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
Texto Completo: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560
Resumo: 1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais
id UFPA-1_4f4c79f32c8747cb9388251d72df2543
oai_identifier_str oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/560
network_acronym_str UFPA-1
network_name_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository_id_str
spelling Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciaisProfessores - FormaçãoPrática de ensinoLetramentoDocentes nos anos inciais1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais2 De onde vem o carapanã?Investigação e formação em aulas de ciências3 Concepções de professoras dos anos iniciais sobre o tema usos e cuidados com água4 O ensino de matemática por meio de sofwares educativos5 Modos de aprender, modos de ensinar: memórias leitura de professores-estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.6 O tratamento da informação (gráfcos e tabelas) presente em livros didáticos de ciências dos anos iniciais7 Memórias de formação: vivências, encontros e desencontros8 O Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais em classe multisseriada: o olhar de uma professora em formação9 Alfabetização e Letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da EJA da 1ª e 2ª etapaEsse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo.Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)Paka-Tatu2018-12-27T17:04:41Z2018-12-27T17:04:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:.9788578034146http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560https://www.aedi.ufpa.br/parfor/arquivos/livros/PARFOR2_EducacaoemCiencias.pdfreponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporColeção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na AmazôniaPESSOA, Wilton RabeloVIEIRA, Eduardo Paiva de Pontesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T17:04:17Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/560Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2019-11-06T17:04:17Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
title Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
spellingShingle Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
PESSOA, Wilton Rabelo
Professores - Formação
Prática de ensino
Letramento
Docentes nos anos inciais
title_short Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
title_full Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
title_fullStr Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
title_full_unstemmed Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
title_sort Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
author PESSOA, Wilton Rabelo
author_facet PESSOA, Wilton Rabelo
VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes
author_role author
author2 VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PESSOA, Wilton Rabelo
VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Prática de ensino
Letramento
Docentes nos anos inciais
topic Professores - Formação
Prática de ensino
Letramento
Docentes nos anos inciais
description 1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27T17:04:41Z
2018-12-27T17:04:41Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:.
9788578034146
http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560
identifier_str_mv PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:.
9788578034146
url http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na Amazônia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Paka-Tatu
publisher.none.fl_str_mv Paka-Tatu
dc.source.none.fl_str_mv https://www.aedi.ufpa.br/parfor/arquivos/livros/PARFOR2_EducacaoemCiencias.pdf
reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
collection Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository.name.fl_str_mv Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv livroaberto@ufpa.br
_version_ 1796797474687418368