A percepção ambiental sobre fungos: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/8820 |
Resumo: | A etnomicologia é um ramo da etnologia, que estuda a relação e as interações no contexto biológico, econômico e social, os usos históricos e o conhecimento dos fungos por diferentes etnias, raças ou nacionalidades. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo, realizar um estudo bibliográfico sobre a percepção ambiental dos fungos. O levantamento de dados foi realizado através de uma pesquisa descritiva e exploratória compreendendo o período de inclusão 2010-2020 em plataformas eletrônicas. Com base no levantamento bibliográfico realizado, verificou-se a publicação de 29 produções bibliográficas sobre percepção ambiental de fungos. Percebeu-se a presença de três categorias: conhecimentos tradicionais, biodiversidade e ensino sendo que o conhecimento tradicional foi o mais citado, abrangendo 37,93% e o menos citado foi ensino com 27,58%. O resultado desta pesquisa demonstra que existem poucos estudos em estímulos visuais com publicações que abordem a percepção ambiental sobre fungos. |
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A percepção ambiental sobre fungos: uma revisão integrativaEtnomicologia. Percepção. Fungos. Amazônia.A etnomicologia é um ramo da etnologia, que estuda a relação e as interações no contexto biológico, econômico e social, os usos históricos e o conhecimento dos fungos por diferentes etnias, raças ou nacionalidades. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo, realizar um estudo bibliográfico sobre a percepção ambiental dos fungos. O levantamento de dados foi realizado através de uma pesquisa descritiva e exploratória compreendendo o período de inclusão 2010-2020 em plataformas eletrônicas. Com base no levantamento bibliográfico realizado, verificou-se a publicação de 29 produções bibliográficas sobre percepção ambiental de fungos. Percebeu-se a presença de três categorias: conhecimentos tradicionais, biodiversidade e ensino sendo que o conhecimento tradicional foi o mais citado, abrangendo 37,93% e o menos citado foi ensino com 27,58%. O resultado desta pesquisa demonstra que existem poucos estudos em estímulos visuais com publicações que abordem a percepção ambiental sobre fungos.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosFundação de Amparo á pesquisa do estado do Amazona - FAPEAMCavalcante, Felipe Sant'AnnaCampos, Milton César Costade Lima, Janaína Paolucci Sales2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/882010.18542/ncn.v24i3.8820Novos Cadernos NAEA; v. 24, n. 3 (2021)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/8820/8092/*ref*/BARBOSA, J. A. A.; AGUIAR, J. A. Etnoconservação e história ambiental para um novo modelo conservacionista do século XXI. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 21, n. 1, p. 243-255, 2018./*ref*/CARDOSO, D. B. O. S.; QUEIROZ, L. P.; BANDEIRA, F. P.; GES-NETO, A. 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