Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de Ambientalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teisserenc, Pierre
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Novos Cadernos NAEA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/424
Resumo: O artigo trata da questão do reconhecimento dos saberes tradicionais no contexto de ambientalização dos movimentos sociais e de territorialização da ação pública que se acompanha habitualmente de uma reivindicação do território de pertencimento de grupos sociais. Esta reivindicação se manifesta como uma reivindicação global que abrange o estatuto das populações tradicionais, o uso da terra, as formas de producão que elas desenvolvem, seu modo de organização coletiva e o reconhecimento de sua identidade em référencia a uma cultura. Para isso é apresentada uma síntese dos debates que acompanham esta reivindicação de reconhecimento no âmbito da Amazônia brasileira e os desafios aos quais este reconhecimento deve responder, em particular sobre os laços entre o território de pertencimento e a cultura dessas populações, entre esta cultura e seus modo de ocupação e de exploração das terras e a eficácia econômica e social do modo de produção que elas têm conseguido conceber. Esta reivindicação interroga a capacidade dos saberes acadêmicos de  re-interrogar a relação homem-natureza que lhes têm inspirado. Face a um tal desafio, o projeto de Edgar Morin encontra toda pertinência e permite de compreender tudo o que há de utópico em proposições como a das Reservas Extrativistas, revisitada nesta perspectiva. Para concluir voltamos às distinções entre ambientalização verde e ambientalização marrom para abrir um debate sobre o interesse em levar em consideração os recursos naturais enquanto recursos patrimoniais.   
id UFPA-2_1ae64ad654a187e1e0ec3e182bb5f2e5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/424
network_acronym_str UFPA-2
network_name_str Novos Cadernos NAEA (Online)
repository_id_str
spelling Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de AmbientalizaçãoO artigo trata da questão do reconhecimento dos saberes tradicionais no contexto de ambientalização dos movimentos sociais e de territorialização da ação pública que se acompanha habitualmente de uma reivindicação do território de pertencimento de grupos sociais. Esta reivindicação se manifesta como uma reivindicação global que abrange o estatuto das populações tradicionais, o uso da terra, as formas de producão que elas desenvolvem, seu modo de organização coletiva e o reconhecimento de sua identidade em référencia a uma cultura. Para isso é apresentada uma síntese dos debates que acompanham esta reivindicação de reconhecimento no âmbito da Amazônia brasileira e os desafios aos quais este reconhecimento deve responder, em particular sobre os laços entre o território de pertencimento e a cultura dessas populações, entre esta cultura e seus modo de ocupação e de exploração das terras e a eficácia econômica e social do modo de produção que elas têm conseguido conceber. Esta reivindicação interroga a capacidade dos saberes acadêmicos de  re-interrogar a relação homem-natureza que lhes têm inspirado. Face a um tal desafio, o projeto de Edgar Morin encontra toda pertinência e permite de compreender tudo o que há de utópico em proposições como a das Reservas Extrativistas, revisitada nesta perspectiva. Para concluir voltamos às distinções entre ambientalização verde e ambientalização marrom para abrir um debate sobre o interesse em levar em consideração os recursos naturais enquanto recursos patrimoniais.   Núcleo de Altos Estudos AmazônicosCAPES (PROCAD NF)Teisserenc, Pierre2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/42410.5801/ncn.v13i2.424Novos Cadernos NAEA; v. 13, n. 2 (2010)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/424/6273Direitos autorais 2018 Novos Cadernos NAEAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-24T20:22:14Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/424Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2020-06-24T20:22:14Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de Ambientalização
title Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de Ambientalização
spellingShingle Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de Ambientalização
Teisserenc, Pierre
title_short Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de Ambientalização
title_full Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de Ambientalização
title_fullStr Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de Ambientalização
title_full_unstemmed Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de Ambientalização
title_sort Reconhecimento de Saberes Locais em Contexto de Ambientalização
author Teisserenc, Pierre
author_facet Teisserenc, Pierre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES (PROCAD NF)
dc.contributor.author.fl_str_mv Teisserenc, Pierre
description O artigo trata da questão do reconhecimento dos saberes tradicionais no contexto de ambientalização dos movimentos sociais e de territorialização da ação pública que se acompanha habitualmente de uma reivindicação do território de pertencimento de grupos sociais. Esta reivindicação se manifesta como uma reivindicação global que abrange o estatuto das populações tradicionais, o uso da terra, as formas de producão que elas desenvolvem, seu modo de organização coletiva e o reconhecimento de sua identidade em référencia a uma cultura. Para isso é apresentada uma síntese dos debates que acompanham esta reivindicação de reconhecimento no âmbito da Amazônia brasileira e os desafios aos quais este reconhecimento deve responder, em particular sobre os laços entre o território de pertencimento e a cultura dessas populações, entre esta cultura e seus modo de ocupação e de exploração das terras e a eficácia econômica e social do modo de produção que elas têm conseguido conceber. Esta reivindicação interroga a capacidade dos saberes acadêmicos de  re-interrogar a relação homem-natureza que lhes têm inspirado. Face a um tal desafio, o projeto de Edgar Morin encontra toda pertinência e permite de compreender tudo o que há de utópico em proposições como a das Reservas Extrativistas, revisitada nesta perspectiva. Para concluir voltamos às distinções entre ambientalização verde e ambientalização marrom para abrir um debate sobre o interesse em levar em consideração os recursos naturais enquanto recursos patrimoniais.   
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/424
10.5801/ncn.v13i2.424
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/424
identifier_str_mv 10.5801/ncn.v13i2.424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/424/6273
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Novos Cadernos NAEA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Novos Cadernos NAEA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
dc.source.none.fl_str_mv Novos Cadernos NAEA; v. 13, n. 2 (2010)
2179-7536
1516-6481
reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Novos Cadernos NAEA (Online)
collection Novos Cadernos NAEA (Online)
repository.name.fl_str_mv Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br
_version_ 1799711019086381056