As invenções da guerra: reflexões sobre um jogo carnavalesco
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/6214 |
Resumo: | Esse artigo recupera alguns dados da minha dissertação de mestrado para apresentar um jogo singular, chamado “guerra”, que acontece na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, protagonizado pelas tribos carnavalescas, que existem desde a década de 1950 e eram as principais atrações do carnaval da cidade. Hoje, contudo, existem apenas duas, “Os Comanches” e “Os Guaianazes”. O trabalho etnográfico que aqui apresento acompanha os processos criativos da tribo “Os Comanches” durante o carnaval de 2012. Pretendo apresentar como o jogo, a guerra, funciona enquanto um dispositivo de invenção de elementos considerados “afro” e “indígenas”, elementos esses que só existem em relação entre si. |
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As invenções da guerra: reflexões sobre um jogo carnavalescoJogo, Tribos Carnavalescas, Carnaval, AfroindígenaEsse artigo recupera alguns dados da minha dissertação de mestrado para apresentar um jogo singular, chamado “guerra”, que acontece na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, protagonizado pelas tribos carnavalescas, que existem desde a década de 1950 e eram as principais atrações do carnaval da cidade. Hoje, contudo, existem apenas duas, “Os Comanches” e “Os Guaianazes”. O trabalho etnográfico que aqui apresento acompanha os processos criativos da tribo “Os Comanches” durante o carnaval de 2012. Pretendo apresentar como o jogo, a guerra, funciona enquanto um dispositivo de invenção de elementos considerados “afro” e “indígenas”, elementos esses que só existem em relação entre si.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosCAPESFlores, Luiza Dias2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/621410.5801/ncn.v22i1.6214Novos Cadernos NAEA; v. 22, n. 1 (2019)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/6214/5571/*ref*/BATESON, Gregory e BATESON, Mary Catherine. “El mundo del proceso mental” e “Qué es pues una metáfora?”. In: El temor de los ángeles. Barcelona, Gedisa, 1989. BATESON, Gregory. Naven. EdUsp, São Paulo, 2006. BATESON, Gregory. Mind and Nature. E. P. Dutton, New York, 1979. BATESON, Gregory. Pasos hacia uma ecologia de la mente. Ediciones Lohlé-Lumen, Buenos Aires, 1991. CAVALCANTI, Maria Laura. As Alegorias no carnaval carioca: visualidade espetacular e narrativa ritual. In: Textos escolhidos de cultura e arte populares. Rio de Janeiro, vol. 3, n. 1, 2006. CORREA, Norton. Os Vivos, os Mortos e os Deuses. Dissertação. Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social. UFRGS/ Porto Alegre, 1998. INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, 2012. SCHECHNER, Richard. Playing. In: The future of ritual. New York: Routledge,1995. WAGNER, Roy. Habu. The innovation of meaning in Daribi Religion. Chicago, The University of Chicago Press, 1973. WAGNER, Roy. A invenção da Cultura. Cosac Naify, São Paulo, 2010.Direitos autorais 2019 Novos Cadernos NAEAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-10T13:12:47Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6214Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2020-02-10T13:12:47Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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