O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na pós-graduação da UFPA: estudo de caso no NAEA

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Autor(a) principal: Vieira, José Nilberlanio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Corbin, Hisakhana Pahoona
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Novos Cadernos NAEA (Online)
DOI: 10.5801/ncn.v23i3.8891
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/8891
Resumo: Este artigo procura analisar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e sua relação com a gestão pública no âmbito organizacional de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para tanto, realizou-se um estudo de caso com a utilização de métodos mistos (qualitativo e quantitativo), no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) oferecido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA. Os pesquisadores investigaram a utilidade do SIGAA para o gerenciamento acadêmico e administrativo nesse programa na opinião de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. Os resultados apontaram que o SIGAA tem se mostrado útil para o gerenciamento acadêmico-administrativo dos cursos, sendo capaz de fornecer dados e informações que contribuem para o processo de tomada de decisão. Porém, para alguns discentes, o SIGAA poderia ser mais bem explorado, sobretudo por parte de alguns docentes que resistem em explorar todas as potencialidades presentes no sistema.
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