Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Walterlina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Arrolho, Solange, Simão, Berenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Novos Cadernos NAEA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393
Resumo: Trata-se da experiência proporcionada durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para formação de lideranças na gestão socioambiental, onde se estabeleceu como base metodológica a Aprendizagem Experiencial, nos termos de Freire (1987), Lizeo (2003) e Kolb (1984). O artigo analisa o uso dessa abordagem no curso, e quais contribuições oferecem àqueles que se disponham a efetivar formação de gestores socioambientais. Anota-se que o curso foi estruturado com base na teoria de sistemas socioecológicos complexos, buscando contribuir com a formação de lideranças para a Amazônia brasileira. Este marco teórico é importante porque está associado à escolha metodológica para a formação oferecida, convertendo-se no eixo da proposta que abre espaço para experiências oferecidas a partir da Aprendizagem Experiencial. A análise pode subsidiar outros processos semelhantes, aperfeiçoados com base na reflexão sobre o método para a aprendizagem e identificando a efetividade dessa prática na formação profissional.
id UFPA-2_73c652a171931828fe9e72261c7a5df7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2393
network_acronym_str UFPA-2
network_name_str Novos Cadernos NAEA (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientaisGestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem ExperencialTrata-se da experiência proporcionada durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para formação de lideranças na gestão socioambiental, onde se estabeleceu como base metodológica a Aprendizagem Experiencial, nos termos de Freire (1987), Lizeo (2003) e Kolb (1984). O artigo analisa o uso dessa abordagem no curso, e quais contribuições oferecem àqueles que se disponham a efetivar formação de gestores socioambientais. Anota-se que o curso foi estruturado com base na teoria de sistemas socioecológicos complexos, buscando contribuir com a formação de lideranças para a Amazônia brasileira. Este marco teórico é importante porque está associado à escolha metodológica para a formação oferecida, convertendo-se no eixo da proposta que abre espaço para experiências oferecidas a partir da Aprendizagem Experiencial. A análise pode subsidiar outros processos semelhantes, aperfeiçoados com base na reflexão sobre o método para a aprendizagem e identificando a efetividade dessa prática na formação profissional.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosFAPEMATBrasil, WalterlinaArrolho, SolangeSimão, Berenice2018-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/239310.5801/ncn.v20i3.2393Novos Cadernos NAEA; v. 20, n. 3 (2017)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393/4722info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-21T17:52:36Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2393Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2018-05-21T17:52:36Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais
title Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais
spellingShingle Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais
Brasil, Walterlina
Gestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem Experencial
title_short Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais
title_full Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais
title_fullStr Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais
title_full_unstemmed Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais
title_sort Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais
author Brasil, Walterlina
author_facet Brasil, Walterlina
Arrolho, Solange
Simão, Berenice
author_role author
author2 Arrolho, Solange
Simão, Berenice
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMAT
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Walterlina
Arrolho, Solange
Simão, Berenice
dc.subject.por.fl_str_mv Gestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem Experencial
topic Gestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem Experencial
description Trata-se da experiência proporcionada durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para formação de lideranças na gestão socioambiental, onde se estabeleceu como base metodológica a Aprendizagem Experiencial, nos termos de Freire (1987), Lizeo (2003) e Kolb (1984). O artigo analisa o uso dessa abordagem no curso, e quais contribuições oferecem àqueles que se disponham a efetivar formação de gestores socioambientais. Anota-se que o curso foi estruturado com base na teoria de sistemas socioecológicos complexos, buscando contribuir com a formação de lideranças para a Amazônia brasileira. Este marco teórico é importante porque está associado à escolha metodológica para a formação oferecida, convertendo-se no eixo da proposta que abre espaço para experiências oferecidas a partir da Aprendizagem Experiencial. A análise pode subsidiar outros processos semelhantes, aperfeiçoados com base na reflexão sobre o método para a aprendizagem e identificando a efetividade dessa prática na formação profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393
10.5801/ncn.v20i3.2393
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393
identifier_str_mv 10.5801/ncn.v20i3.2393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393/4722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
dc.source.none.fl_str_mv Novos Cadernos NAEA; v. 20, n. 3 (2017)
2179-7536
1516-6481
reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Novos Cadernos NAEA (Online)
collection Novos Cadernos NAEA (Online)
repository.name.fl_str_mv Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br
_version_ 1799711015919681536