Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393 |
Resumo: | Trata-se da experiência proporcionada durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para formação de lideranças na gestão socioambiental, onde se estabeleceu como base metodológica a Aprendizagem Experiencial, nos termos de Freire (1987), Lizeo (2003) e Kolb (1984). O artigo analisa o uso dessa abordagem no curso, e quais contribuições oferecem àqueles que se disponham a efetivar formação de gestores socioambientais. Anota-se que o curso foi estruturado com base na teoria de sistemas socioecológicos complexos, buscando contribuir com a formação de lideranças para a Amazônia brasileira. Este marco teórico é importante porque está associado à escolha metodológica para a formação oferecida, convertendo-se no eixo da proposta que abre espaço para experiências oferecidas a partir da Aprendizagem Experiencial. A análise pode subsidiar outros processos semelhantes, aperfeiçoados com base na reflexão sobre o método para a aprendizagem e identificando a efetividade dessa prática na formação profissional. |
id |
UFPA-2_73c652a171931828fe9e72261c7a5df7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2393 |
network_acronym_str |
UFPA-2 |
network_name_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientaisGestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem ExperencialTrata-se da experiência proporcionada durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para formação de lideranças na gestão socioambiental, onde se estabeleceu como base metodológica a Aprendizagem Experiencial, nos termos de Freire (1987), Lizeo (2003) e Kolb (1984). O artigo analisa o uso dessa abordagem no curso, e quais contribuições oferecem àqueles que se disponham a efetivar formação de gestores socioambientais. Anota-se que o curso foi estruturado com base na teoria de sistemas socioecológicos complexos, buscando contribuir com a formação de lideranças para a Amazônia brasileira. Este marco teórico é importante porque está associado à escolha metodológica para a formação oferecida, convertendo-se no eixo da proposta que abre espaço para experiências oferecidas a partir da Aprendizagem Experiencial. A análise pode subsidiar outros processos semelhantes, aperfeiçoados com base na reflexão sobre o método para a aprendizagem e identificando a efetividade dessa prática na formação profissional.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosFAPEMATBrasil, WalterlinaArrolho, SolangeSimão, Berenice2018-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/239310.5801/ncn.v20i3.2393Novos Cadernos NAEA; v. 20, n. 3 (2017)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393/4722info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-21T17:52:36Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2393Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2018-05-21T17:52:36Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais |
title |
Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais |
spellingShingle |
Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais Brasil, Walterlina Gestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem Experencial |
title_short |
Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais |
title_full |
Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais |
title_fullStr |
Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais |
title_sort |
Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais |
author |
Brasil, Walterlina |
author_facet |
Brasil, Walterlina Arrolho, Solange Simão, Berenice |
author_role |
author |
author2 |
Arrolho, Solange Simão, Berenice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMAT |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Walterlina Arrolho, Solange Simão, Berenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem Experencial |
topic |
Gestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem Experencial |
description |
Trata-se da experiência proporcionada durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para formação de lideranças na gestão socioambiental, onde se estabeleceu como base metodológica a Aprendizagem Experiencial, nos termos de Freire (1987), Lizeo (2003) e Kolb (1984). O artigo analisa o uso dessa abordagem no curso, e quais contribuições oferecem àqueles que se disponham a efetivar formação de gestores socioambientais. Anota-se que o curso foi estruturado com base na teoria de sistemas socioecológicos complexos, buscando contribuir com a formação de lideranças para a Amazônia brasileira. Este marco teórico é importante porque está associado à escolha metodológica para a formação oferecida, convertendo-se no eixo da proposta que abre espaço para experiências oferecidas a partir da Aprendizagem Experiencial. A análise pode subsidiar outros processos semelhantes, aperfeiçoados com base na reflexão sobre o método para a aprendizagem e identificando a efetividade dessa prática na formação profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393 10.5801/ncn.v20i3.2393 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393 |
identifier_str_mv |
10.5801/ncn.v20i3.2393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2393/4722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA; v. 20, n. 3 (2017) 2179-7536 1516-6481 reponame:Novos Cadernos NAEA (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
collection |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br |
_version_ |
1799711015919681536 |