Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Souza, Elaine Javorski |
Data de Publicação: |
2022 |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/13047
|
Resumo: |
Neste artigo procuramos contextualizar a região de Carajás, no Pará, no âmbito do bioma Amazônia, para compreender a situação do cenário midiático comparativamente a outras regiões. Também, buscamos traçar um panorama dos meios de comunicação na região por meio de uma abordagem descritiva e coleta de dados nos 32 municípios. Observamos o perfil dos veículos existentes e sua relação com os índices de desenvolvimento locais. Partindo de conceitos sobre geografias e políticas de comunicação, assumimos a premissa de que o alcance e a pluralidade de informação proporcionam um ambiente favorável para o desenvolvimento social. Percebeu-se uma rigorosa concentração das indústrias de mídia em centros urbanos de mais alta hierarquia em Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como capitais regionais e centros regionais. |