Novas formas de organização da produção e do trabalho: formação de redes de produção na empresa Moto Honda da Amazônia?
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/275 |
Resumo: | http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v11i2.275 A formação de cadeias produtivas no Pólo Industrial de Manaus do setor duas rodas é indicativa das novas estratégias locais de produção. O imperativo da competitividade é motivo para que a empresa Moto Honda da Amazônia cerque-se de fornecedores locais a fim de facilitar sua produção, reduzir custos e ampliar seu faturamento. Este faturamento tem apresentado crescimento nos últimos dez anos que ocorre paralelamente ao aumento progressivo da compra de insumos regionais e ao aumento da força de trabalho. Nossa pesquisa revelou a necessidade de examinar mais profundamente como as novas estratégias produtivas, na fase atual da indústria, têm atribuído um novo significado à produtividade e levado as empresas a ocuparem um lugar de liderança no mercado, em espaços descentralizados da produção industrial. |
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Novas formas de organização da produção e do trabalho: formação de redes de produção na empresa Moto Honda da Amazônia?http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v11i2.275 A formação de cadeias produtivas no Pólo Industrial de Manaus do setor duas rodas é indicativa das novas estratégias locais de produção. O imperativo da competitividade é motivo para que a empresa Moto Honda da Amazônia cerque-se de fornecedores locais a fim de facilitar sua produção, reduzir custos e ampliar seu faturamento. Este faturamento tem apresentado crescimento nos últimos dez anos que ocorre paralelamente ao aumento progressivo da compra de insumos regionais e ao aumento da força de trabalho. Nossa pesquisa revelou a necessidade de examinar mais profundamente como as novas estratégias produtivas, na fase atual da indústria, têm atribuído um novo significado à produtividade e levado as empresas a ocuparem um lugar de liderança no mercado, em espaços descentralizados da produção industrial.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosMelo, Eudes LopesValle, IzabelFalcão, Charles Maciel2009-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/27510.5801/ncn.v11i2.275Novos Cadernos NAEA; v. 11, n. 2 (2008)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/275/422Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T20:16:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/275Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2017-07-31T20:16:04Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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