OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geoamazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12505 |
Resumo: | O contexto da atual reforma curricular que propõe a Nueva Escuela Secundaria (NES) da Cidade de Buenos Aires, o professor se converte num sujeito central do processo educativo, um profissional reflexvo que toma decisões sobre os conteúdos e valores a transmitir para suas classes problematizem e debatam temas atuais. O objetivo prinicpal da pesquisa é entender as práticas pedagógica dos professores de geografia da educação secundária pública na cidade de Buenos Aires a luz do novo diseño curricular, por meio de indagações aos formadores de docente (inicial e contínua) e aos docentes da escola secundária frente aos desafios da formação cidadã na escola. A pesquisa segue a metodologia qualitativa, presa a leitura de autores latinoamericanos que estudam problemas do ensino de geografia, entrevistas a especialistas e questionários aos professores de escolas secundárias, para a triangulação da informação e obter um diagnótico preliminar. |
id |
UFPA-3_5e1976a18189d132900279d04e0c9301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12505 |
network_acronym_str |
UFPA-3 |
network_name_str |
Revista Geoamazônia |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICESO contexto da atual reforma curricular que propõe a Nueva Escuela Secundaria (NES) da Cidade de Buenos Aires, o professor se converte num sujeito central do processo educativo, um profissional reflexvo que toma decisões sobre os conteúdos e valores a transmitir para suas classes problematizem e debatam temas atuais. O objetivo prinicpal da pesquisa é entender as práticas pedagógica dos professores de geografia da educação secundária pública na cidade de Buenos Aires a luz do novo diseño curricular, por meio de indagações aos formadores de docente (inicial e contínua) e aos docentes da escola secundária frente aos desafios da formação cidadã na escola. A pesquisa segue a metodologia qualitativa, presa a leitura de autores latinoamericanos que estudam problemas do ensino de geografia, entrevistas a especialistas e questionários aos professores de escolas secundárias, para a triangulação da informação e obter um diagnótico preliminar.Universidade Federal do Pará2018-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1250510.18542/geo.v5i10.12505Revista GeoAmazônia; v. 5, n. 10 (2017): REVISTA GEOAMAZÔNIA; 160-1792358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12505/pdf_103Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Clézio dos2022-04-27T19:01:49Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12505Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-04-27T19:01:49Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES |
title |
OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES |
spellingShingle |
OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES Santos, Clézio dos |
title_short |
OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES |
title_full |
OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES |
title_fullStr |
OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES |
title_full_unstemmed |
OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES |
title_sort |
OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES |
author |
Santos, Clézio dos |
author_facet |
Santos, Clézio dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Clézio dos |
description |
O contexto da atual reforma curricular que propõe a Nueva Escuela Secundaria (NES) da Cidade de Buenos Aires, o professor se converte num sujeito central do processo educativo, um profissional reflexvo que toma decisões sobre os conteúdos e valores a transmitir para suas classes problematizem e debatam temas atuais. O objetivo prinicpal da pesquisa é entender as práticas pedagógica dos professores de geografia da educação secundária pública na cidade de Buenos Aires a luz do novo diseño curricular, por meio de indagações aos formadores de docente (inicial e contínua) e aos docentes da escola secundária frente aos desafios da formação cidadã na escola. A pesquisa segue a metodologia qualitativa, presa a leitura de autores latinoamericanos que estudam problemas do ensino de geografia, entrevistas a especialistas e questionários aos professores de escolas secundárias, para a triangulação da informação e obter um diagnótico preliminar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12505 10.18542/geo.v5i10.12505 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12505 |
identifier_str_mv |
10.18542/geo.v5i10.12505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12505/pdf_103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoAmazônia; v. 5, n. 10 (2017): REVISTA GEOAMAZÔNIA; 160-179 2358-1778 1980-7759 reponame:Revista Geoamazônia instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Revista Geoamazônia |
collection |
Revista Geoamazônia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistageoamazoniabrasil@gmail.com |
_version_ |
1799711256586747904 |