QUANDO O LUGAR TEM OU NÃO TEM ESPAÇO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDOS DE CASOS NO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE E NA AMAZÔNIA PARAENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarez, Luis Afonso Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Filho, José Sobreiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geoamazônia
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12558
Resumo: O estágio docente supervisionado se constitui como uma das fases experimentais da formação profissional no ensino de Geografia e o momento mais apropriado para confrontar a realidade com os embasamentos teórico-conceituais construídos ao longo da formação profissional. Estabelece-se, assim, a primeira relação socioespacial com a educação e seus entes sociais: docentes, discentes, diretivos, técnicos, e funcionários que constituem a comunidade escolar e constroem a vida da escola. Considerando essa discussão, o presente trabalho apresenta os resultados dos estudos de casos do ensino de Geografia; visa analisar e compreender os processos históricos, dificuldades, desafios e contradições do ensino de Geografia na Educação do Ensino Fundamental e Médio. Para tal fim, o estudo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica que permitisse analisar o contexto histórico e teórico-conceitual da Geografia; em seguida foram realizadas as análises das atividades em campo, observações in loco e aplicação de questionário de entrevistas semiestruturadas aos docentes das escolas E.M.E.F. Dep. Júlio Monteles, do município Santana do Maranhão-MA, e Escola de Aplicação da UFPA, localizada no município de Belém-PA. Obteve-se como resultado a compressão da realidade do ensino de Geografia nas referidas unidades de ensino, suas dificuldades, contradições e desafios na educação, como amostra de uma realidade mais complexa vivida no Brasil.PALAVRAS CHAVES: Educação; Ensino de geografia; Lugar, Geografia.
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