QUANDO O LUGAR TEM OU NÃO TEM ESPAÇO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDOS DE CASOS NO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE E NA AMAZÔNIA PARAENSE
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geoamazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12558 |
Resumo: | O estágio docente supervisionado se constitui como uma das fases experimentais da formação profissional no ensino de Geografia e o momento mais apropriado para confrontar a realidade com os embasamentos teórico-conceituais construídos ao longo da formação profissional. Estabelece-se, assim, a primeira relação socioespacial com a educação e seus entes sociais: docentes, discentes, diretivos, técnicos, e funcionários que constituem a comunidade escolar e constroem a vida da escola. Considerando essa discussão, o presente trabalho apresenta os resultados dos estudos de casos do ensino de Geografia; visa analisar e compreender os processos históricos, dificuldades, desafios e contradições do ensino de Geografia na Educação do Ensino Fundamental e Médio. Para tal fim, o estudo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica que permitisse analisar o contexto histórico e teórico-conceitual da Geografia; em seguida foram realizadas as análises das atividades em campo, observações in loco e aplicação de questionário de entrevistas semiestruturadas aos docentes das escolas E.M.E.F. Dep. Júlio Monteles, do município Santana do Maranhão-MA, e Escola de Aplicação da UFPA, localizada no município de Belém-PA. Obteve-se como resultado a compressão da realidade do ensino de Geografia nas referidas unidades de ensino, suas dificuldades, contradições e desafios na educação, como amostra de uma realidade mais complexa vivida no Brasil.PALAVRAS CHAVES: Educação; Ensino de geografia; Lugar, Geografia. |
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QUANDO O LUGAR TEM OU NÃO TEM ESPAÇO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDOS DE CASOS NO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE E NA AMAZÔNIA PARAENSEO estágio docente supervisionado se constitui como uma das fases experimentais da formação profissional no ensino de Geografia e o momento mais apropriado para confrontar a realidade com os embasamentos teórico-conceituais construídos ao longo da formação profissional. Estabelece-se, assim, a primeira relação socioespacial com a educação e seus entes sociais: docentes, discentes, diretivos, técnicos, e funcionários que constituem a comunidade escolar e constroem a vida da escola. Considerando essa discussão, o presente trabalho apresenta os resultados dos estudos de casos do ensino de Geografia; visa analisar e compreender os processos históricos, dificuldades, desafios e contradições do ensino de Geografia na Educação do Ensino Fundamental e Médio. Para tal fim, o estudo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica que permitisse analisar o contexto histórico e teórico-conceitual da Geografia; em seguida foram realizadas as análises das atividades em campo, observações in loco e aplicação de questionário de entrevistas semiestruturadas aos docentes das escolas E.M.E.F. Dep. Júlio Monteles, do município Santana do Maranhão-MA, e Escola de Aplicação da UFPA, localizada no município de Belém-PA. Obteve-se como resultado a compressão da realidade do ensino de Geografia nas referidas unidades de ensino, suas dificuldades, contradições e desafios na educação, como amostra de uma realidade mais complexa vivida no Brasil.PALAVRAS CHAVES: Educação; Ensino de geografia; Lugar, Geografia.Universidade Federal do Pará2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1255810.18542/geo.v7i14.12558Revista GeoAmazônia; v. 7, n. 14 (2019); 160-1962358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12558/pdf_132Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarez, Luis Afonso CruzFilho, José Sobreiro2022-04-27T19:14:40Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12558Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-04-27T19:14:40Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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