EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geoamazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427 |
Resumo: | Este artigo trabalha a educação ambiental como um processo comunitário de base local-regional, destacando procedimentos metodológicos participativos para a construção de um diagnóstico ambiental focado nos principais problemas sociais, econômicos e físico-naturais. Tal diagnóstico serviu de base para elaboração de um plano de gestão para bacia hidrográfica, concebida como unidade de estudo. Como perspectivas metodológicas básica foram explicitadas e realizadas análises stratégicas através de oficinas de planejamentos participativos. Os resultados aferidos se mostraram interessantes a partir do escopo pretendido e, ainda, possíveis de serem trabalhados e aplicados em futuras pesquisas que se preocupem como a educação ambiental de base comunitário-integrativa; com fins de gestão e planejamento ambiental. |
id |
UFPA-3_a8b7c8ee3f900ce29fb22e774fd6e633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12427 |
network_acronym_str |
UFPA-3 |
network_name_str |
Revista Geoamazônia |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNINGEste artigo trabalha a educação ambiental como um processo comunitário de base local-regional, destacando procedimentos metodológicos participativos para a construção de um diagnóstico ambiental focado nos principais problemas sociais, econômicos e físico-naturais. Tal diagnóstico serviu de base para elaboração de um plano de gestão para bacia hidrográfica, concebida como unidade de estudo. Como perspectivas metodológicas básica foram explicitadas e realizadas análises stratégicas através de oficinas de planejamentos participativos. Os resultados aferidos se mostraram interessantes a partir do escopo pretendido e, ainda, possíveis de serem trabalhados e aplicados em futuras pesquisas que se preocupem como a educação ambiental de base comunitário-integrativa; com fins de gestão e planejamento ambiental.Universidade Federal do Pará2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1242710.18542/geo.v3i05.12427Revista GeoAmazônia; v. 3, n. 05 (2015): Revista GeoAmazônia; 01 - 172358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427/pdf_41Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Flávio Rodrigues2022-04-27T18:00:46Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12427Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-04-27T18:00:46Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING do Nascimento, Flávio Rodrigues |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING |
author |
do Nascimento, Flávio Rodrigues |
author_facet |
do Nascimento, Flávio Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Flávio Rodrigues |
description |
Este artigo trabalha a educação ambiental como um processo comunitário de base local-regional, destacando procedimentos metodológicos participativos para a construção de um diagnóstico ambiental focado nos principais problemas sociais, econômicos e físico-naturais. Tal diagnóstico serviu de base para elaboração de um plano de gestão para bacia hidrográfica, concebida como unidade de estudo. Como perspectivas metodológicas básica foram explicitadas e realizadas análises stratégicas através de oficinas de planejamentos participativos. Os resultados aferidos se mostraram interessantes a partir do escopo pretendido e, ainda, possíveis de serem trabalhados e aplicados em futuras pesquisas que se preocupem como a educação ambiental de base comunitário-integrativa; com fins de gestão e planejamento ambiental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427 10.18542/geo.v3i05.12427 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427 |
identifier_str_mv |
10.18542/geo.v3i05.12427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427/pdf_41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoAmazônia; v. 3, n. 05 (2015): Revista GeoAmazônia; 01 - 17 2358-1778 1980-7759 reponame:Revista Geoamazônia instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Revista Geoamazônia |
collection |
Revista Geoamazônia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistageoamazoniabrasil@gmail.com |
_version_ |
1799711256468258816 |