EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Flávio Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geoamazônia
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427
Resumo: Este artigo trabalha a educação ambiental como um processo comunitário de base local-regional, destacando procedimentos metodológicos participativos para a construção de um diagnóstico ambiental focado nos principais problemas sociais, econômicos e físico-naturais. Tal diagnóstico serviu de base para elaboração de um plano de gestão para bacia hidrográfica, concebida como unidade de estudo. Como perspectivas metodológicas básica foram explicitadas e realizadas análises  stratégicas através de oficinas de planejamentos participativos. Os resultados aferidos se mostraram interessantes a partir do escopo pretendido e, ainda, possíveis de serem trabalhados e aplicados em futuras pesquisas que se preocupem como a educação ambiental de base comunitário-integrativa; com fins de gestão e planejamento ambiental.
id UFPA-3_a8b7c8ee3f900ce29fb22e774fd6e633
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12427
network_acronym_str UFPA-3
network_name_str Revista Geoamazônia
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNINGEste artigo trabalha a educação ambiental como um processo comunitário de base local-regional, destacando procedimentos metodológicos participativos para a construção de um diagnóstico ambiental focado nos principais problemas sociais, econômicos e físico-naturais. Tal diagnóstico serviu de base para elaboração de um plano de gestão para bacia hidrográfica, concebida como unidade de estudo. Como perspectivas metodológicas básica foram explicitadas e realizadas análises  stratégicas através de oficinas de planejamentos participativos. Os resultados aferidos se mostraram interessantes a partir do escopo pretendido e, ainda, possíveis de serem trabalhados e aplicados em futuras pesquisas que se preocupem como a educação ambiental de base comunitário-integrativa; com fins de gestão e planejamento ambiental.Universidade Federal do Pará2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1242710.18542/geo.v3i05.12427Revista GeoAmazônia; v. 3, n. 05 (2015): Revista GeoAmazônia; 01 - 172358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427/pdf_41Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Flávio Rodrigues2022-04-27T18:00:46Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12427Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-04-27T18:00:46Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
do Nascimento, Flávio Rodrigues
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
author do Nascimento, Flávio Rodrigues
author_facet do Nascimento, Flávio Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Flávio Rodrigues
description Este artigo trabalha a educação ambiental como um processo comunitário de base local-regional, destacando procedimentos metodológicos participativos para a construção de um diagnóstico ambiental focado nos principais problemas sociais, econômicos e físico-naturais. Tal diagnóstico serviu de base para elaboração de um plano de gestão para bacia hidrográfica, concebida como unidade de estudo. Como perspectivas metodológicas básica foram explicitadas e realizadas análises  stratégicas através de oficinas de planejamentos participativos. Os resultados aferidos se mostraram interessantes a partir do escopo pretendido e, ainda, possíveis de serem trabalhados e aplicados em futuras pesquisas que se preocupem como a educação ambiental de base comunitário-integrativa; com fins de gestão e planejamento ambiental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427
10.18542/geo.v3i05.12427
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427
identifier_str_mv 10.18542/geo.v3i05.12427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12427/pdf_41
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoAmazônia; v. 3, n. 05 (2015): Revista GeoAmazônia; 01 - 17
2358-1778
1980-7759
reponame:Revista Geoamazônia
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Revista Geoamazônia
collection Revista Geoamazônia
repository.name.fl_str_mv Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistageoamazoniabrasil@gmail.com
_version_ 1799711256468258816