O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geoamazônia |
DOI: | 10.18542/geo.v1i02.12351 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351 |
Resumo: | O uso de ferramentas cartográficas (ou geoinformacionais) serão objeto de análise nesteartigo, em que buscamos propiciar aos leitores o entendimento da facilidade em elaborar, ler eentender, produtos cartográficos de forma rápida; com informações de espaços próximos oudistantes, com a comodidade de se manusear as informações espacializadas de diversoslugares do globo, muitas vezes, sem sair de um escritório. Nesse sentido, procuramos discutirsobre a importância dos chamados WebGis na elaboração de produtos cartográficos onde, nãoapenas o geógrafo, mas diversos outros profissionais podem se beneficiar desse tipo de“geotecnologia”. É importante observarmos que esse tipo de ferramenta vem se popularizandonos últimos anos, e a tendência que se mostra é que essa tecnologia deverá ser difundida cadavez mais, tanto no setor público, quanto no privado. Assim, pelo objeto de trabalho onde asgeotecnologias são aplicadas, o espaço geográfico, a vastidão de trabalhos disponíveis aosprofissionais que utilizam mapas, por exemplo, mostra-se quase ilimitada, como se observa naelaboração de um WebGis direcionados à área educacional, ordenamento territorial urbano,saúde, análises demográficas, entre outros, o que mostra a diversidade das aplicações dessaimportante ferramenta.THE WEBGIS AS A TOOL IN TEACHING-LEARNING PROCESS OFGEOGRAPHY AND CARTOGRAPHYAbstract:The use of cartographic tools (or geoinformations) will be analyzed in this article, we seek toprovide readers an understanding of the facility to prepare, read and understand, cartographicproducts, with information spaces near and far, with the convenience from different places ofthe globe, often without leaving an office. Accordingly, we discuss the importance of calledWebGis in developing cartographic products which not only the geographer, but many otherprofessionals can benefit from this type of "geotechnology". It is important to observe thatthis type of tool has become more popular in the last years and the trend that shows is that thistechnology will be increasingly widespread, both in the public sector and the private. Thus,the object of work where the geotechnologies apply, the geographic space, the vastness ofjobs available to professionals using maps, for example, seems almost unlimited, as seen inthe development of a targeted area WebGis educational planning urban land, health,demographic analysis, among others, with a diversity of applications. |
id |
UFPA-3_b1fb35b629e84cee5ae6be3bdb9ab690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12351 |
network_acronym_str |
UFPA-3 |
network_name_str |
Revista Geoamazônia |
spelling |
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIAO uso de ferramentas cartográficas (ou geoinformacionais) serão objeto de análise nesteartigo, em que buscamos propiciar aos leitores o entendimento da facilidade em elaborar, ler eentender, produtos cartográficos de forma rápida; com informações de espaços próximos oudistantes, com a comodidade de se manusear as informações espacializadas de diversoslugares do globo, muitas vezes, sem sair de um escritório. Nesse sentido, procuramos discutirsobre a importância dos chamados WebGis na elaboração de produtos cartográficos onde, nãoapenas o geógrafo, mas diversos outros profissionais podem se beneficiar desse tipo de“geotecnologia”. É importante observarmos que esse tipo de ferramenta vem se popularizandonos últimos anos, e a tendência que se mostra é que essa tecnologia deverá ser difundida cadavez mais, tanto no setor público, quanto no privado. Assim, pelo objeto de trabalho onde asgeotecnologias são aplicadas, o espaço geográfico, a vastidão de trabalhos disponíveis aosprofissionais que utilizam mapas, por exemplo, mostra-se quase ilimitada, como se observa naelaboração de um WebGis direcionados à área educacional, ordenamento territorial urbano,saúde, análises demográficas, entre outros, o que mostra a diversidade das aplicações dessaimportante ferramenta.THE WEBGIS AS A TOOL IN TEACHING-LEARNING PROCESS OFGEOGRAPHY AND CARTOGRAPHYAbstract:The use of cartographic tools (or geoinformations) will be analyzed in this article, we seek toprovide readers an understanding of the facility to prepare, read and understand, cartographicproducts, with information spaces near and far, with the convenience from different places ofthe globe, often without leaving an office. Accordingly, we discuss the importance of calledWebGis in developing cartographic products which not only the geographer, but many otherprofessionals can benefit from this type of "geotechnology". It is important to observe thatthis type of tool has become more popular in the last years and the trend that shows is that thistechnology will be increasingly widespread, both in the public sector and the private. Thus,the object of work where the geotechnologies apply, the geographic space, the vastness ofjobs available to professionals using maps, for example, seems almost unlimited, as seen inthe development of a targeted area WebGis educational planning urban land, health,demographic analysis, among others, with a diversity of applications.Universidade Federal do Pará2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1235110.18542/geo.v1i02.12351Revista GeoAmazônia; v. 1, n. 02 (2013): Revista GeoAmazônia; 19 - 322358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351/pdf_1Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Christian Nunes da2022-04-27T16:18:13Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12351Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-04-27T16:18:13Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA |
title |
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA |
spellingShingle |
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA SILVA, Christian Nunes da SILVA, Christian Nunes da |
title_short |
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA |
title_full |
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA |
title_fullStr |
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA |
title_sort |
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA |
author |
SILVA, Christian Nunes da |
author_facet |
SILVA, Christian Nunes da SILVA, Christian Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Christian Nunes da |
description |
O uso de ferramentas cartográficas (ou geoinformacionais) serão objeto de análise nesteartigo, em que buscamos propiciar aos leitores o entendimento da facilidade em elaborar, ler eentender, produtos cartográficos de forma rápida; com informações de espaços próximos oudistantes, com a comodidade de se manusear as informações espacializadas de diversoslugares do globo, muitas vezes, sem sair de um escritório. Nesse sentido, procuramos discutirsobre a importância dos chamados WebGis na elaboração de produtos cartográficos onde, nãoapenas o geógrafo, mas diversos outros profissionais podem se beneficiar desse tipo de“geotecnologia”. É importante observarmos que esse tipo de ferramenta vem se popularizandonos últimos anos, e a tendência que se mostra é que essa tecnologia deverá ser difundida cadavez mais, tanto no setor público, quanto no privado. Assim, pelo objeto de trabalho onde asgeotecnologias são aplicadas, o espaço geográfico, a vastidão de trabalhos disponíveis aosprofissionais que utilizam mapas, por exemplo, mostra-se quase ilimitada, como se observa naelaboração de um WebGis direcionados à área educacional, ordenamento territorial urbano,saúde, análises demográficas, entre outros, o que mostra a diversidade das aplicações dessaimportante ferramenta.THE WEBGIS AS A TOOL IN TEACHING-LEARNING PROCESS OFGEOGRAPHY AND CARTOGRAPHYAbstract:The use of cartographic tools (or geoinformations) will be analyzed in this article, we seek toprovide readers an understanding of the facility to prepare, read and understand, cartographicproducts, with information spaces near and far, with the convenience from different places ofthe globe, often without leaving an office. Accordingly, we discuss the importance of calledWebGis in developing cartographic products which not only the geographer, but many otherprofessionals can benefit from this type of "geotechnology". It is important to observe thatthis type of tool has become more popular in the last years and the trend that shows is that thistechnology will be increasingly widespread, both in the public sector and the private. Thus,the object of work where the geotechnologies apply, the geographic space, the vastness ofjobs available to professionals using maps, for example, seems almost unlimited, as seen inthe development of a targeted area WebGis educational planning urban land, health,demographic analysis, among others, with a diversity of applications. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351 10.18542/geo.v1i02.12351 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351 |
identifier_str_mv |
10.18542/geo.v1i02.12351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoAmazônia; v. 1, n. 02 (2013): Revista GeoAmazônia; 19 - 32 2358-1778 1980-7759 reponame:Revista Geoamazônia instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Revista Geoamazônia |
collection |
Revista Geoamazônia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistageoamazoniabrasil@gmail.com |
_version_ |
1822183041697579008 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18542/geo.v1i02.12351 |