O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Christian Nunes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geoamazônia
DOI: 10.18542/geo.v1i02.12351
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351
Resumo: O uso de ferramentas cartográficas (ou geoinformacionais) serão objeto de análise nesteartigo, em que buscamos propiciar aos leitores o entendimento da facilidade em elaborar, ler eentender, produtos cartográficos de forma rápida; com informações de espaços próximos oudistantes, com a comodidade de se manusear as informações espacializadas de diversoslugares do globo, muitas vezes, sem sair de um escritório. Nesse sentido, procuramos discutirsobre a importância dos chamados WebGis na elaboração de produtos cartográficos onde, nãoapenas o geógrafo, mas diversos outros profissionais podem se beneficiar desse tipo de“geotecnologia”. É importante observarmos que esse tipo de ferramenta vem se popularizandonos últimos anos, e a tendência que se mostra é que essa tecnologia deverá ser difundida cadavez mais, tanto no setor público, quanto no privado. Assim, pelo objeto de trabalho onde asgeotecnologias são aplicadas, o espaço geográfico, a vastidão de trabalhos disponíveis aosprofissionais que utilizam mapas, por exemplo, mostra-se quase ilimitada, como se observa naelaboração de um WebGis direcionados à área educacional, ordenamento territorial urbano,saúde, análises demográficas, entre outros, o que mostra a diversidade das aplicações dessaimportante ferramenta.THE WEBGIS AS A TOOL IN TEACHING-LEARNING PROCESS OFGEOGRAPHY AND CARTOGRAPHYAbstract:The use of cartographic tools (or geoinformations) will be analyzed in this article, we seek toprovide readers an understanding of the facility to prepare, read and understand, cartographicproducts, with information spaces near and far, with the convenience from different places ofthe globe, often without leaving an office. Accordingly, we discuss the importance of calledWebGis in developing cartographic products which not only the geographer, but many otherprofessionals can benefit from this type of "geotechnology". It is important to observe thatthis type of tool has become more popular in the last years and the trend that shows is that thistechnology will be increasingly widespread, both in the public sector and the private. Thus,the object of work where the geotechnologies apply, the geographic space, the vastness ofjobs available to professionals using maps, for example, seems almost unlimited, as seen inthe development of a targeted area WebGis educational planning urban land, health,demographic analysis, among others, with a diversity of applications.
id UFPA-3_b1fb35b629e84cee5ae6be3bdb9ab690
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12351
network_acronym_str UFPA-3
network_name_str Revista Geoamazônia
spelling O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIAO uso de ferramentas cartográficas (ou geoinformacionais) serão objeto de análise nesteartigo, em que buscamos propiciar aos leitores o entendimento da facilidade em elaborar, ler eentender, produtos cartográficos de forma rápida; com informações de espaços próximos oudistantes, com a comodidade de se manusear as informações espacializadas de diversoslugares do globo, muitas vezes, sem sair de um escritório. Nesse sentido, procuramos discutirsobre a importância dos chamados WebGis na elaboração de produtos cartográficos onde, nãoapenas o geógrafo, mas diversos outros profissionais podem se beneficiar desse tipo de“geotecnologia”. É importante observarmos que esse tipo de ferramenta vem se popularizandonos últimos anos, e a tendência que se mostra é que essa tecnologia deverá ser difundida cadavez mais, tanto no setor público, quanto no privado. Assim, pelo objeto de trabalho onde asgeotecnologias são aplicadas, o espaço geográfico, a vastidão de trabalhos disponíveis aosprofissionais que utilizam mapas, por exemplo, mostra-se quase ilimitada, como se observa naelaboração de um WebGis direcionados à área educacional, ordenamento territorial urbano,saúde, análises demográficas, entre outros, o que mostra a diversidade das aplicações dessaimportante ferramenta.THE WEBGIS AS A TOOL IN TEACHING-LEARNING PROCESS OFGEOGRAPHY AND CARTOGRAPHYAbstract:The use of cartographic tools (or geoinformations) will be analyzed in this article, we seek toprovide readers an understanding of the facility to prepare, read and understand, cartographicproducts, with information spaces near and far, with the convenience from different places ofthe globe, often without leaving an office. Accordingly, we discuss the importance of calledWebGis in developing cartographic products which not only the geographer, but many otherprofessionals can benefit from this type of "geotechnology". It is important to observe thatthis type of tool has become more popular in the last years and the trend that shows is that thistechnology will be increasingly widespread, both in the public sector and the private. Thus,the object of work where the geotechnologies apply, the geographic space, the vastness ofjobs available to professionals using maps, for example, seems almost unlimited, as seen inthe development of a targeted area WebGis educational planning urban land, health,demographic analysis, among others, with a diversity of applications.Universidade Federal do Pará2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1235110.18542/geo.v1i02.12351Revista GeoAmazônia; v. 1, n. 02 (2013): Revista GeoAmazônia; 19 - 322358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351/pdf_1Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Christian Nunes da2022-04-27T16:18:13Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12351Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-04-27T16:18:13Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
title O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
spellingShingle O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
SILVA, Christian Nunes da
SILVA, Christian Nunes da
title_short O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
title_full O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
title_fullStr O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
title_full_unstemmed O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
title_sort O WEBGIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
author SILVA, Christian Nunes da
author_facet SILVA, Christian Nunes da
SILVA, Christian Nunes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Christian Nunes da
description O uso de ferramentas cartográficas (ou geoinformacionais) serão objeto de análise nesteartigo, em que buscamos propiciar aos leitores o entendimento da facilidade em elaborar, ler eentender, produtos cartográficos de forma rápida; com informações de espaços próximos oudistantes, com a comodidade de se manusear as informações espacializadas de diversoslugares do globo, muitas vezes, sem sair de um escritório. Nesse sentido, procuramos discutirsobre a importância dos chamados WebGis na elaboração de produtos cartográficos onde, nãoapenas o geógrafo, mas diversos outros profissionais podem se beneficiar desse tipo de“geotecnologia”. É importante observarmos que esse tipo de ferramenta vem se popularizandonos últimos anos, e a tendência que se mostra é que essa tecnologia deverá ser difundida cadavez mais, tanto no setor público, quanto no privado. Assim, pelo objeto de trabalho onde asgeotecnologias são aplicadas, o espaço geográfico, a vastidão de trabalhos disponíveis aosprofissionais que utilizam mapas, por exemplo, mostra-se quase ilimitada, como se observa naelaboração de um WebGis direcionados à área educacional, ordenamento territorial urbano,saúde, análises demográficas, entre outros, o que mostra a diversidade das aplicações dessaimportante ferramenta.THE WEBGIS AS A TOOL IN TEACHING-LEARNING PROCESS OFGEOGRAPHY AND CARTOGRAPHYAbstract:The use of cartographic tools (or geoinformations) will be analyzed in this article, we seek toprovide readers an understanding of the facility to prepare, read and understand, cartographicproducts, with information spaces near and far, with the convenience from different places ofthe globe, often without leaving an office. Accordingly, we discuss the importance of calledWebGis in developing cartographic products which not only the geographer, but many otherprofessionals can benefit from this type of "geotechnology". It is important to observe thatthis type of tool has become more popular in the last years and the trend that shows is that thistechnology will be increasingly widespread, both in the public sector and the private. Thus,the object of work where the geotechnologies apply, the geographic space, the vastness ofjobs available to professionals using maps, for example, seems almost unlimited, as seen inthe development of a targeted area WebGis educational planning urban land, health,demographic analysis, among others, with a diversity of applications.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351
10.18542/geo.v1i02.12351
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351
identifier_str_mv 10.18542/geo.v1i02.12351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12351/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoAmazônia; v. 1, n. 02 (2013): Revista GeoAmazônia; 19 - 32
2358-1778
1980-7759
reponame:Revista Geoamazônia
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Revista Geoamazônia
collection Revista Geoamazônia
repository.name.fl_str_mv Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistageoamazoniabrasil@gmail.com
_version_ 1822183041697579008
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18542/geo.v1i02.12351