Terminologia dos conceitos matemáticos em livros didáticos do ensino fundamental 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tânia Borges
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Dioney Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15339
Resumo: Neste artigo, refletimos sobre alguns conceitos matemáticos e suas terminologias presentes em livros didáticos do Ensino Fundamental 1. As disciplinas ensinadas nas escolas se apropriam dos discursos técnicos e científicos de suas respectivas áreas do conhecimento. Por isso, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental nos deparamos com terminologias bastante complexas (cf. Araújo, 2012). Os livros didáticos, principal material didático usado nas disciplinas, estão repletos de terminologias. Na maioria das vezes, esses termos são utilizados pelos docentes sem que haja a devida preocupação com seu necessário esclarecimento. Apesar da complexidade e grau de abstração dos termos, acabam sendo tratados como léxico comum e usual. Por isso, nosso objetivo é trazer reflexões sobre as terminologias de alguns conceitos matemáticos presentes nos livros didáticos das séries iniciais. Para tanto, nos baseamos principalmente na Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), de Cabré (1998, 1999, 2003, 2005), na Socioterminologia, de Gaudin (1993) e Faulstich (1995, 1996 e 1998), e na Teoria Sociocognitiva da Terminologia (TST), de Temmerman (1997, 2000). Como resultados principais, pudemos constatar que já existe uma preocupação inicial com um tratamento terminológico nos livros didáticos e dicionários escolares. Entretanto, essa preocupação é insuficiente. Também identificamos a importância da variação terminológica e sua produtividade como estratégia de aproximação da linguagem do aluno. Nesse contexto, o uso de metáforas pode ser uma estratégia relevante, além da vocabularização e seus processos (banalização ou popularização e vulgarização), nos termos de Barbosa (2003 e 2004). Pretendemos, assim, lançar luz sobre um tema importante para o ensino-aprendizagem da própria matemática, além de contribuir para os estudos terminológicos da área.
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