DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045 |
Resumo: | A didática dos escritos em língua estrangeira se caracteriza, hoje, pela diversificação. Não se trata de adquirir uma competência generalizada, ainda que seja de comunicação, acumulando um conjunto de componentes iguais (linguisticos, discursivo, sócio-cultural), trata-se de saber articular capacidades diferenciadas e interativas no seio de um determinado projeto de escritura. Disto decorre , para abordar os escritos, uma postura de apropriaçãobaseada na elaboração de critérios, genéricos e singulares, que seja capaz de integrar hipóteses sobre a natureza do discurso, bem como sobre comportamentos adequados. A explicitação desses critérios permite conceber três acessos didáticos complementares ao dinamismo do escritos: acesso pelo objeto( critérios sócio-discursivos de identificação de textos no seio de conjuntos textuais); acessos pelos processos( critérios operatórios levando aos procedimentos redacionais); acesso pelas representações (cultura discursiva e socialização textual dos aprendizes). |
id |
UFPA-4_00c3982ece096fe11090372bd6843f60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3045 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMESA didática dos escritos em língua estrangeira se caracteriza, hoje, pela diversificação. Não se trata de adquirir uma competência generalizada, ainda que seja de comunicação, acumulando um conjunto de componentes iguais (linguisticos, discursivo, sócio-cultural), trata-se de saber articular capacidades diferenciadas e interativas no seio de um determinado projeto de escritura. Disto decorre , para abordar os escritos, uma postura de apropriaçãobaseada na elaboração de critérios, genéricos e singulares, que seja capaz de integrar hipóteses sobre a natureza do discurso, bem como sobre comportamentos adequados. A explicitação desses critérios permite conceber três acessos didáticos complementares ao dinamismo do escritos: acesso pelo objeto( critérios sócio-discursivos de identificação de textos no seio de conjuntos textuais); acessos pelos processos( critérios operatórios levando aos procedimentos redacionais); acesso pelas representações (cultura discursiva e socialização textual dos aprendizes).Universidade Federal do ParáDahlet, Patrick2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/304510.18542/moara.v1i11.3045MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 11 (1999): Estudos Linguísticos jan a jun 1999; 23-380104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045/3536Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-31T05:12:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3045Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-31T05:12:53Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES |
title |
DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES |
spellingShingle |
DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES Dahlet, Patrick |
title_short |
DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES |
title_full |
DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES |
title_fullStr |
DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES |
title_full_unstemmed |
DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES |
title_sort |
DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES |
author |
Dahlet, Patrick |
author_facet |
Dahlet, Patrick |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dahlet, Patrick |
description |
A didática dos escritos em língua estrangeira se caracteriza, hoje, pela diversificação. Não se trata de adquirir uma competência generalizada, ainda que seja de comunicação, acumulando um conjunto de componentes iguais (linguisticos, discursivo, sócio-cultural), trata-se de saber articular capacidades diferenciadas e interativas no seio de um determinado projeto de escritura. Disto decorre , para abordar os escritos, uma postura de apropriaçãobaseada na elaboração de critérios, genéricos e singulares, que seja capaz de integrar hipóteses sobre a natureza do discurso, bem como sobre comportamentos adequados. A explicitação desses critérios permite conceber três acessos didáticos complementares ao dinamismo do escritos: acesso pelo objeto( critérios sócio-discursivos de identificação de textos no seio de conjuntos textuais); acessos pelos processos( critérios operatórios levando aos procedimentos redacionais); acesso pelas representações (cultura discursiva e socialização textual dos aprendizes). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045 10.18542/moara.v1i11.3045 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i11.3045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045/3536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 11 (1999): Estudos Linguísticos jan a jun 1999; 23-38 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675319956176896 |