DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dahlet, Patrick
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045
Resumo: A didática dos escritos em língua estrangeira se caracteriza, hoje, pela diversificação. Não se trata de adquirir uma competência  generalizada, ainda que seja de comunicação, acumulando um conjunto de componentes iguais (linguisticos, discursivo, sócio-cultural), trata-se de saber articular capacidades diferenciadas e interativas no seio de um determinado projeto de escritura. Disto decorre , para abordar os escritos, uma postura de apropriaçãobaseada na elaboração de critérios, genéricos e singulares, que seja capaz de integrar hipóteses sobre a natureza do discurso, bem como sobre comportamentos adequados. A explicitação desses critérios permite conceber três acessos didáticos complementares ao dinamismo do escritos: acesso pelo objeto( critérios sócio-discursivos de identificação de textos no seio de conjuntos textuais); acessos pelos processos( critérios operatórios levando aos procedimentos redacionais); acesso pelas representações (cultura discursiva e socialização textual dos aprendizes).
id UFPA-4_00c3982ece096fe11090372bd6843f60
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3045
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMESA didática dos escritos em língua estrangeira se caracteriza, hoje, pela diversificação. Não se trata de adquirir uma competência  generalizada, ainda que seja de comunicação, acumulando um conjunto de componentes iguais (linguisticos, discursivo, sócio-cultural), trata-se de saber articular capacidades diferenciadas e interativas no seio de um determinado projeto de escritura. Disto decorre , para abordar os escritos, uma postura de apropriaçãobaseada na elaboração de critérios, genéricos e singulares, que seja capaz de integrar hipóteses sobre a natureza do discurso, bem como sobre comportamentos adequados. A explicitação desses critérios permite conceber três acessos didáticos complementares ao dinamismo do escritos: acesso pelo objeto( critérios sócio-discursivos de identificação de textos no seio de conjuntos textuais); acessos pelos processos( critérios operatórios levando aos procedimentos redacionais); acesso pelas representações (cultura discursiva e socialização textual dos aprendizes).Universidade Federal do ParáDahlet, Patrick2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/304510.18542/moara.v1i11.3045MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 11 (1999): Estudos Linguísticos jan a jun 1999; 23-380104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045/3536Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-31T05:12:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3045Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-31T05:12:53Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
title DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
spellingShingle DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
Dahlet, Patrick
title_short DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
title_full DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
title_fullStr DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
title_full_unstemmed DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
title_sort DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
author Dahlet, Patrick
author_facet Dahlet, Patrick
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dahlet, Patrick
description A didática dos escritos em língua estrangeira se caracteriza, hoje, pela diversificação. Não se trata de adquirir uma competência  generalizada, ainda que seja de comunicação, acumulando um conjunto de componentes iguais (linguisticos, discursivo, sócio-cultural), trata-se de saber articular capacidades diferenciadas e interativas no seio de um determinado projeto de escritura. Disto decorre , para abordar os escritos, uma postura de apropriaçãobaseada na elaboração de critérios, genéricos e singulares, que seja capaz de integrar hipóteses sobre a natureza do discurso, bem como sobre comportamentos adequados. A explicitação desses critérios permite conceber três acessos didáticos complementares ao dinamismo do escritos: acesso pelo objeto( critérios sócio-discursivos de identificação de textos no seio de conjuntos textuais); acessos pelos processos( critérios operatórios levando aos procedimentos redacionais); acesso pelas representações (cultura discursiva e socialização textual dos aprendizes).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045
10.18542/moara.v1i11.3045
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i11.3045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3045/3536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 11 (1999): Estudos Linguísticos jan a jun 1999; 23-38
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675319956176896