O funcionamento semântico-enunciativo da expressão língua materna em dissertações de mestrado em educação defendidas entre 2020 e 2021 na Universidade Lueji A´Nkonde, Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, André Campos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barzotto, Valdir Heitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/16061
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos mobilizados pelos estudantes de mestrado em educação da Universidade Lueji A´Nkonde, em Angola, quando empregam a expressão "língua(s) materna(s)" em suas dissertações. A pesquisa se baseia nas proposições de Pêcheux (1997, 2010), que concebe a língua como estrutura e acontecimento. Observamos que os alunos estão inseridos em uma formação ideológica, na qual se questiona a possibilidade de oficializar as línguas mais faladas em cada região. Suas afirmações recuperam a memória discursiva sobre essa dificuldade, validando o argumento de que é difícil definir qual língua materna pode ser oficializada. Nossa pesquisa busca ainda compreender as formações ideológicas presentes no discurso dos pesquisadores brasileiros ao empregar a mesma expressão. Interessa-nos particularmente a relação do angolano com o conceito de língua materna, por sua relevância para compreender a nomeação da língua portuguesa no Brasil. 
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spelling O funcionamento semântico-enunciativo da expressão língua materna em dissertações de mestrado em educação defendidas entre 2020 e 2021 na Universidade Lueji A´Nkonde, AngolaThe semantic-enunciative functioning of the expression lingua maternal (Mother Language) in master’s dissertations in Education defended between 2020 and 2021 at Lueji A ?Nkonde University, Angola.Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos mobilizados pelos estudantes de mestrado em educação da Universidade Lueji A´Nkonde, em Angola, quando empregam a expressão "língua(s) materna(s)" em suas dissertações. A pesquisa se baseia nas proposições de Pêcheux (1997, 2010), que concebe a língua como estrutura e acontecimento. Observamos que os alunos estão inseridos em uma formação ideológica, na qual se questiona a possibilidade de oficializar as línguas mais faladas em cada região. Suas afirmações recuperam a memória discursiva sobre essa dificuldade, validando o argumento de que é difícil definir qual língua materna pode ser oficializada. Nossa pesquisa busca ainda compreender as formações ideológicas presentes no discurso dos pesquisadores brasileiros ao empregar a mesma expressão. Interessa-nos particularmente a relação do angolano com o conceito de língua materna, por sua relevância para compreender a nomeação da língua portuguesa no Brasil. This article aims to analyze the senses evoked by master's students in education at Lueji A ?Nkonde University in Angola when employing the expression "língua(s) materna(s)" (mother languages) in their dissertations. The research is based on the propositions of Pêcheux (1997; 2010), who conceives language as both structure and event. As Brazilian researchers, we are particularly interested in the Angolan perspective on the concept of mother language due to its relevance in understanding the designation of the Portuguese language in Brazil. We observe that the students are situated within an ideological formation that questions the possibility of officializing the most spoken languages in each region. Their affirmations draw upon the discursive memory of this difficulty, validating the argument that it is challenging to define which mother language(s) can be formalized. Furthermore, our research seeks to understand the ideological formations present in the discourse of Brazilian researchers when employing the expression "mother language(s)".Universidade Federal do ParáMesquita, André CamposBarzotto, Valdir Heitor2024-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1606110.18542/moara.v0i65.16061MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 65 (2023): Dialetologia e Sociolinguística; 285-3070104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/16061/10841Direitos autorais 2024 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-12T18:08:19Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/16061Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2024-04-12T18:08:19Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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