A linguagem oral como processo interacional: o valor social da variedade linguística rural
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10905 |
Resumo: | Este artigo pretende apresentar algumas relações entre a linguagem oral e a escrita, diferenciando-as no processo de ensino-aprendizagem, e apontando possibilidades de trabalho sobre o tema em questão com base em um estudo de caso prático realizado em uma turma do 6º ano do ensino fundamental, na Escola de São Salvador, no município de Cascavel. É sabido que os alunos, principalmente no ensino fundamental, tendem a escrever de acordo como falam, não compreendendo a linha tênue que separa a fala da escrita. Diante disso, a pesquisa buscou apoio teórico em autores renomados como Bagno (2007), Magda Soares (1996), Bortoni-Ricardo (2005), Cagliari (1996-2004), entre outros de suma importância, que ajudaram a esclarecer a diferença entre a fala e a escrita. Desse modo, foi proposto a uma turma do 6º ano do ensino fundamental um trabalho com a personagem Chico Bento, das histórias em quadrinhos da turma da Mônica. O trabalho aqui desenvolvido não só possibilitou aos alunos perceberem como ocorre o processo de transposição da fala para a escrita, como também favoreceu a introdução da noção de variedade linguística. |
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A linguagem oral como processo interacional: o valor social da variedade linguística ruralEste artigo pretende apresentar algumas relações entre a linguagem oral e a escrita, diferenciando-as no processo de ensino-aprendizagem, e apontando possibilidades de trabalho sobre o tema em questão com base em um estudo de caso prático realizado em uma turma do 6º ano do ensino fundamental, na Escola de São Salvador, no município de Cascavel. É sabido que os alunos, principalmente no ensino fundamental, tendem a escrever de acordo como falam, não compreendendo a linha tênue que separa a fala da escrita. Diante disso, a pesquisa buscou apoio teórico em autores renomados como Bagno (2007), Magda Soares (1996), Bortoni-Ricardo (2005), Cagliari (1996-2004), entre outros de suma importância, que ajudaram a esclarecer a diferença entre a fala e a escrita. Desse modo, foi proposto a uma turma do 6º ano do ensino fundamental um trabalho com a personagem Chico Bento, das histórias em quadrinhos da turma da Mônica. O trabalho aqui desenvolvido não só possibilitou aos alunos perceberem como ocorre o processo de transposição da fala para a escrita, como também favoreceu a introdução da noção de variedade linguística.Universidade Federal do ParáSouza, Matilde Costa Fernandes deSantos, Vilson Pruzak dos2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1090510.18542/moara.v0i58.10905MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 58 (2021): Avanços recentes na pesquisa sobre línguas indígenas: homenagem a Lucy Seki; 284-3000104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10905/7504Direitos autorais 2021 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-01T16:14:01Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10905Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-09-01T16:14:01Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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