A linguagem oral como processo interacional: o valor social da variedade linguística rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Matilde Costa Fernandes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Vilson Pruzak dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10905
Resumo: Este artigo pretende apresentar algumas relações entre a linguagem oral e a escrita, diferenciando-as no processo de ensino-aprendizagem, e apontando possibilidades de trabalho sobre o tema em questão com base em um estudo de caso prático realizado em uma turma do 6º ano do ensino fundamental, na Escola de São Salvador, no município de Cascavel.  É sabido que os alunos, principalmente no ensino fundamental, tendem a escrever de acordo como falam, não compreendendo a linha tênue que separa a fala da escrita. Diante disso, a pesquisa buscou apoio teórico em autores renomados como Bagno (2007), Magda Soares (1996), Bortoni-Ricardo (2005), Cagliari (1996-2004), entre outros de suma importância, que ajudaram a esclarecer a diferença entre a fala e a escrita. Desse modo, foi proposto a uma turma do  6º ano do ensino fundamental um trabalho com a personagem Chico Bento, das histórias em quadrinhos da turma da Mônica. O trabalho aqui desenvolvido não só possibilitou aos alunos perceberem como ocorre o processo de transposição da fala para a escrita, como também favoreceu a introdução da noção de variedade linguística.
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