Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Gabriel Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Curvelo-Matos, Heloísa Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/9733
Resumo: O presente artigo investiga os nomes de bairros da Capital do Maranhão, São Luís, especificamente, aqueles surgidos a partir de siglas institucionais, isto é, siglas de institutos e/ou cooperativas que financiavam moradias para a sociedade civil ou a seus associados. Convém aclararmos que esse é um traço bastante característico do processo habitacional de São Luís, justificando assim nosso estudo. Dessa forma, analisamos os nomes de três bairros: Cohatrac I, Ipase e Ipem Turu. Esses topônimos são uma mostra de siglas que se ressemantizaram, isto é, adquiriram outros significados. Portanto, descrevemos o léxico toponímico dos três bairros da capital do Maranhão, detalhando de que forma eles documentam o processo habitacional da Cidade. O aporte teórico que sustenta nossa pesquisa está pautado em estudos de Dick (1990) e Curvelo (2009). Os resultados preliminares nos mostram que os topônimos Cohatrac I, Ipase e Ipem Turu documentam não só aspectos antropoculturais, mas físicos.
id UFPA-4_25f67702606048020801ebbfdeb1de67
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/9733
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?O presente artigo investiga os nomes de bairros da Capital do Maranhão, São Luís, especificamente, aqueles surgidos a partir de siglas institucionais, isto é, siglas de institutos e/ou cooperativas que financiavam moradias para a sociedade civil ou a seus associados. Convém aclararmos que esse é um traço bastante característico do processo habitacional de São Luís, justificando assim nosso estudo. Dessa forma, analisamos os nomes de três bairros: Cohatrac I, Ipase e Ipem Turu. Esses topônimos são uma mostra de siglas que se ressemantizaram, isto é, adquiriram outros significados. Portanto, descrevemos o léxico toponímico dos três bairros da capital do Maranhão, detalhando de que forma eles documentam o processo habitacional da Cidade. O aporte teórico que sustenta nossa pesquisa está pautado em estudos de Dick (1990) e Curvelo (2009). Os resultados preliminares nos mostram que os topônimos Cohatrac I, Ipase e Ipem Turu documentam não só aspectos antropoculturais, mas físicos.Universidade Federal do ParáCastro, Gabriel PereiraCurvelo-Matos, Heloísa Reis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/973310.18542/moara.v1i57.9733MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 1, n. 57 (2020): 50 anos de "A Arqueologia do Saber": as contribuições aos estudos da linguagem no Brasil; 237-2510104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/9733/6706Direitos autorais 2020 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-07T19:10:12Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/9733Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-05-07T19:10:12Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?
title Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?
spellingShingle Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?
Castro, Gabriel Pereira
title_short Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?
title_full Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?
title_fullStr Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?
title_full_unstemmed Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?
title_sort Nomes de bairros de São Luís do Maranhão: o que revelam os topônimos oriundos de algumas siglas institucionais?
author Castro, Gabriel Pereira
author_facet Castro, Gabriel Pereira
Curvelo-Matos, Heloísa Reis
author_role author
author2 Curvelo-Matos, Heloísa Reis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Gabriel Pereira
Curvelo-Matos, Heloísa Reis
description O presente artigo investiga os nomes de bairros da Capital do Maranhão, São Luís, especificamente, aqueles surgidos a partir de siglas institucionais, isto é, siglas de institutos e/ou cooperativas que financiavam moradias para a sociedade civil ou a seus associados. Convém aclararmos que esse é um traço bastante característico do processo habitacional de São Luís, justificando assim nosso estudo. Dessa forma, analisamos os nomes de três bairros: Cohatrac I, Ipase e Ipem Turu. Esses topônimos são uma mostra de siglas que se ressemantizaram, isto é, adquiriram outros significados. Portanto, descrevemos o léxico toponímico dos três bairros da capital do Maranhão, detalhando de que forma eles documentam o processo habitacional da Cidade. O aporte teórico que sustenta nossa pesquisa está pautado em estudos de Dick (1990) e Curvelo (2009). Os resultados preliminares nos mostram que os topônimos Cohatrac I, Ipase e Ipem Turu documentam não só aspectos antropoculturais, mas físicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/9733
10.18542/moara.v1i57.9733
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/9733
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i57.9733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/9733/6706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 1, n. 57 (2020): 50 anos de "A Arqueologia do Saber": as contribuições aos estudos da linguagem no Brasil; 237-251
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675321382240256