Multilinguismo e políticas linguísticas: o caso dos Warao em Belém
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15067 |
Resumo: | A língua Warao é uma língua originária da Venezuela, mas atualmente por conta do intenso fluxo migratório é falada também no Brasil. Diante da presença Warao em todas as regiões do Brasil surge a necessidade de refletir sobre as especificidades linguísticas do referido povo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar o perfil sociolinguístico dos Warao e também, refletir sobre questões relacionadas ao multilinguismo e as políticas linguísticas voltadas para essa população. Para isso apresentamos algumas das políticas linguísticas e políticas de inclusão governamentais e não governamentais já implementadas. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se nas reflexões sobre diversidade linguística e multilinguismo de Amaral (2011), Gomes (2020) e Morello (2012); nos estudos sobre políticas linguísticas de Calvet (2007), Oliveira (2016) e Rocha e Hamel (2020) e, também, na análise sobre as políticas linguísticas previstas na LDB (1996) e nas Diretrizes para a política Nacional de Educação Escolar Indígena (1994). |
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Multilinguismo e políticas linguísticas: o caso dos Warao em BelémA língua Warao é uma língua originária da Venezuela, mas atualmente por conta do intenso fluxo migratório é falada também no Brasil. Diante da presença Warao em todas as regiões do Brasil surge a necessidade de refletir sobre as especificidades linguísticas do referido povo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar o perfil sociolinguístico dos Warao e também, refletir sobre questões relacionadas ao multilinguismo e as políticas linguísticas voltadas para essa população. Para isso apresentamos algumas das políticas linguísticas e políticas de inclusão governamentais e não governamentais já implementadas. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se nas reflexões sobre diversidade linguística e multilinguismo de Amaral (2011), Gomes (2020) e Morello (2012); nos estudos sobre políticas linguísticas de Calvet (2007), Oliveira (2016) e Rocha e Hamel (2020) e, também, na análise sobre as políticas linguísticas previstas na LDB (1996) e nas Diretrizes para a política Nacional de Educação Escolar Indígena (1994). Universidade Federal do ParáSilva, Deywela Thayssa Xavier daBrandão, Ana Paula Barros2022-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1506710.18542/moara.v0i62.15067MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 62 (2022): Multilinguismos na Amazônia; 70-920104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/15067/10341Direitos autorais 2023 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-02T17:02:10Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15067Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2023-08-02T17:02:10Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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