ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Cristiane Maria Praxedes de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: RODRIGUES, Maria das Graças Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3586
Resumo: Este artigo insere no âmbito da Linguistica  de Texto e tem por objetivo focalizar o funcionamento coesivo da anáfora pronominal na construção da trama textual, em termos de continuidade e de progressão temática. Para tanto, foram utilizados procedimentos etnográficos parta a construção do corpus  investigativo e referencial teórico orientado a partir dos estudos sobre anáfora pronominal, realizados por Milner ( 2003), Koch e Marcuschi (1998), Marcuschi (2000, 2005 e 2008), Koch (2002), Antunes ( 2005) e Adam (2008).  Nas analises dos textos, constatou-se que a incidência da anáfora pronominal foi significativa porque foi o recurso mais utilizado pelos alunos para promover a articulação coesiva dos textos. Verificou-se que em textos narrativos ou argumentativos a anáfora pronominal promoveu a manutenção e a progressão temática esperadas. Ainda verificou-se que a recorrência excessiva desse fenômeno no mesmo texto, apesar de promover a articulação coesiva, pode prejudicar o seu grau de informatividade.PALAVRAS- CHAVE: Anáfora pronominal; continuidade temática; progressão temática.
id UFPA-4_5e3fdcb7cd585b7f02e3dab95bf92cf4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3586
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANOEste artigo insere no âmbito da Linguistica  de Texto e tem por objetivo focalizar o funcionamento coesivo da anáfora pronominal na construção da trama textual, em termos de continuidade e de progressão temática. Para tanto, foram utilizados procedimentos etnográficos parta a construção do corpus  investigativo e referencial teórico orientado a partir dos estudos sobre anáfora pronominal, realizados por Milner ( 2003), Koch e Marcuschi (1998), Marcuschi (2000, 2005 e 2008), Koch (2002), Antunes ( 2005) e Adam (2008).  Nas analises dos textos, constatou-se que a incidência da anáfora pronominal foi significativa porque foi o recurso mais utilizado pelos alunos para promover a articulação coesiva dos textos. Verificou-se que em textos narrativos ou argumentativos a anáfora pronominal promoveu a manutenção e a progressão temática esperadas. Ainda verificou-se que a recorrência excessiva desse fenômeno no mesmo texto, apesar de promover a articulação coesiva, pode prejudicar o seu grau de informatividade.PALAVRAS- CHAVE: Anáfora pronominal; continuidade temática; progressão temática.Universidade Federal do ParáNÓBREGA, Cristiane Maria Praxedes de SouzaRODRIGUES, Maria das Graças Soares2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/358610.18542/moara.v2i34.3586MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 34 (2010): Estudos Linguísticos jul a dez 2010; 111-1360104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3586/3675Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:45:12Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3586Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:45:12Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO
title ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO
spellingShingle ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO
NÓBREGA, Cristiane Maria Praxedes de Souza
title_short ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO
title_full ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO
title_fullStr ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO
title_full_unstemmed ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO
title_sort ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO
author NÓBREGA, Cristiane Maria Praxedes de Souza
author_facet NÓBREGA, Cristiane Maria Praxedes de Souza
RODRIGUES, Maria das Graças Soares
author_role author
author2 RODRIGUES, Maria das Graças Soares
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv NÓBREGA, Cristiane Maria Praxedes de Souza
RODRIGUES, Maria das Graças Soares
description Este artigo insere no âmbito da Linguistica  de Texto e tem por objetivo focalizar o funcionamento coesivo da anáfora pronominal na construção da trama textual, em termos de continuidade e de progressão temática. Para tanto, foram utilizados procedimentos etnográficos parta a construção do corpus  investigativo e referencial teórico orientado a partir dos estudos sobre anáfora pronominal, realizados por Milner ( 2003), Koch e Marcuschi (1998), Marcuschi (2000, 2005 e 2008), Koch (2002), Antunes ( 2005) e Adam (2008).  Nas analises dos textos, constatou-se que a incidência da anáfora pronominal foi significativa porque foi o recurso mais utilizado pelos alunos para promover a articulação coesiva dos textos. Verificou-se que em textos narrativos ou argumentativos a anáfora pronominal promoveu a manutenção e a progressão temática esperadas. Ainda verificou-se que a recorrência excessiva desse fenômeno no mesmo texto, apesar de promover a articulação coesiva, pode prejudicar o seu grau de informatividade.PALAVRAS- CHAVE: Anáfora pronominal; continuidade temática; progressão temática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3586
10.18542/moara.v2i34.3586
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3586
identifier_str_mv 10.18542/moara.v2i34.3586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3586/3675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 34 (2010): Estudos Linguísticos jul a dez 2010; 111-136
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675321413697536