ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3586 |
Resumo: | Este artigo insere no âmbito da Linguistica de Texto e tem por objetivo focalizar o funcionamento coesivo da anáfora pronominal na construção da trama textual, em termos de continuidade e de progressão temática. Para tanto, foram utilizados procedimentos etnográficos parta a construção do corpus investigativo e referencial teórico orientado a partir dos estudos sobre anáfora pronominal, realizados por Milner ( 2003), Koch e Marcuschi (1998), Marcuschi (2000, 2005 e 2008), Koch (2002), Antunes ( 2005) e Adam (2008). Nas analises dos textos, constatou-se que a incidência da anáfora pronominal foi significativa porque foi o recurso mais utilizado pelos alunos para promover a articulação coesiva dos textos. Verificou-se que em textos narrativos ou argumentativos a anáfora pronominal promoveu a manutenção e a progressão temática esperadas. Ainda verificou-se que a recorrência excessiva desse fenômeno no mesmo texto, apesar de promover a articulação coesiva, pode prejudicar o seu grau de informatividade.PALAVRAS- CHAVE: Anáfora pronominal; continuidade temática; progressão temática. |
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ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANOEste artigo insere no âmbito da Linguistica de Texto e tem por objetivo focalizar o funcionamento coesivo da anáfora pronominal na construção da trama textual, em termos de continuidade e de progressão temática. Para tanto, foram utilizados procedimentos etnográficos parta a construção do corpus investigativo e referencial teórico orientado a partir dos estudos sobre anáfora pronominal, realizados por Milner ( 2003), Koch e Marcuschi (1998), Marcuschi (2000, 2005 e 2008), Koch (2002), Antunes ( 2005) e Adam (2008). Nas analises dos textos, constatou-se que a incidência da anáfora pronominal foi significativa porque foi o recurso mais utilizado pelos alunos para promover a articulação coesiva dos textos. Verificou-se que em textos narrativos ou argumentativos a anáfora pronominal promoveu a manutenção e a progressão temática esperadas. Ainda verificou-se que a recorrência excessiva desse fenômeno no mesmo texto, apesar de promover a articulação coesiva, pode prejudicar o seu grau de informatividade.PALAVRAS- CHAVE: Anáfora pronominal; continuidade temática; progressão temática.Universidade Federal do ParáNÓBREGA, Cristiane Maria Praxedes de SouzaRODRIGUES, Maria das Graças Soares2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/358610.18542/moara.v2i34.3586MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 34 (2010): Estudos Linguísticos jul a dez 2010; 111-1360104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3586/3675Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:45:12Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3586Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:45:12Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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