O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
DOI: | 10.18542/moara.v1i36.1110 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110 |
Resumo: | O professor desempenha um papel fundamental na mediação entre dicionários e consulentes para a expansão dos conhecimentos de seus alunos. Neste artigo, relata-se uma experiência pela qual se objetivou capacitar professores no campo da Lexicografia, viabilizando um curso de formação nessa área no município de Garopaba/SC. Com o propósito de descobrir o perfil dos docentes e seus conhecimentos sobre dicionários, utilizaram-se questionários escritos como instrumentos de coleta de dados. O resultado demonstrou que as obras lexicográficas são subutilizadas, que não há acervo suficiente para realizar um trabalho apropriado em sala de aula, que não há tipos de dicionários adequados a seus usuários e também que os dicionários são obras desconhecidas da maior parte dos professores quanto ao seu potencial e características. Preconiza-se um investimento na formação de professores em Lexicografia, haja vista a realidade encontrada nesse grupo de professores participantes do curso sobre uso de dicionários em sala de aula. |
id |
UFPA-4_5e59ac073378fc683a5a5a526a5ba0cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1110 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
spelling |
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografiaO professor desempenha um papel fundamental na mediação entre dicionários e consulentes para a expansão dos conhecimentos de seus alunos. Neste artigo, relata-se uma experiência pela qual se objetivou capacitar professores no campo da Lexicografia, viabilizando um curso de formação nessa área no município de Garopaba/SC. Com o propósito de descobrir o perfil dos docentes e seus conhecimentos sobre dicionários, utilizaram-se questionários escritos como instrumentos de coleta de dados. O resultado demonstrou que as obras lexicográficas são subutilizadas, que não há acervo suficiente para realizar um trabalho apropriado em sala de aula, que não há tipos de dicionários adequados a seus usuários e também que os dicionários são obras desconhecidas da maior parte dos professores quanto ao seu potencial e características. Preconiza-se um investimento na formação de professores em Lexicografia, haja vista a realidade encontrada nesse grupo de professores participantes do curso sobre uso de dicionários em sala de aula.Universidade Federal do ParáBolzan, Rosane MariaDurão, Adja Balbino de Amorim Barbieri2013-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/111010.18542/moara.v1i36.1110MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 36 (2011): Estudos Linguísticos jul a dez 2011; 181-1960104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110/1555Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:42:32Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1110Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:42:32Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia |
title |
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia |
spellingShingle |
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia Bolzan, Rosane Maria Bolzan, Rosane Maria |
title_short |
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia |
title_full |
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia |
title_fullStr |
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia |
title_full_unstemmed |
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia |
title_sort |
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia |
author |
Bolzan, Rosane Maria |
author_facet |
Bolzan, Rosane Maria Bolzan, Rosane Maria Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri |
author_role |
author |
author2 |
Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolzan, Rosane Maria Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri |
description |
O professor desempenha um papel fundamental na mediação entre dicionários e consulentes para a expansão dos conhecimentos de seus alunos. Neste artigo, relata-se uma experiência pela qual se objetivou capacitar professores no campo da Lexicografia, viabilizando um curso de formação nessa área no município de Garopaba/SC. Com o propósito de descobrir o perfil dos docentes e seus conhecimentos sobre dicionários, utilizaram-se questionários escritos como instrumentos de coleta de dados. O resultado demonstrou que as obras lexicográficas são subutilizadas, que não há acervo suficiente para realizar um trabalho apropriado em sala de aula, que não há tipos de dicionários adequados a seus usuários e também que os dicionários são obras desconhecidas da maior parte dos professores quanto ao seu potencial e características. Preconiza-se um investimento na formação de professores em Lexicografia, haja vista a realidade encontrada nesse grupo de professores participantes do curso sobre uso de dicionários em sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110 10.18542/moara.v1i36.1110 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i36.1110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110/1555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 36 (2011): Estudos Linguísticos jul a dez 2011; 181-196 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1822181135119024129 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18542/moara.v1i36.1110 |