O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Rosane Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
DOI: 10.18542/moara.v1i36.1110
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110
Resumo: O professor desempenha um papel fundamental na mediação entre dicionários e consulentes para a expansão dos conhecimentos de seus alunos. Neste artigo, relata-se uma experiência pela qual se objetivou capacitar professores no campo da Lexicografia, viabilizando um curso de formação nessa área no município de Garopaba/SC. Com o propósito de descobrir o perfil dos docentes e seus conhecimentos sobre dicionários, utilizaram-se questionários escritos como instrumentos de coleta de dados. O resultado demonstrou que as obras lexicográficas são subutilizadas, que não há acervo suficiente para realizar um trabalho apropriado em sala de aula, que não há tipos de dicionários adequados a seus usuários e também que os dicionários são obras desconhecidas da maior parte dos professores quanto ao seu potencial e características. Preconiza-se um investimento na formação de professores em Lexicografia, haja vista a realidade encontrada nesse grupo de professores participantes do curso sobre uso de dicionários em sala de aula.
id UFPA-4_5e59ac073378fc683a5a5a526a5ba0cc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1110
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
spelling O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografiaO professor desempenha um papel fundamental na mediação entre dicionários e consulentes para a expansão dos conhecimentos de seus alunos. Neste artigo, relata-se uma experiência pela qual se objetivou capacitar professores no campo da Lexicografia, viabilizando um curso de formação nessa área no município de Garopaba/SC. Com o propósito de descobrir o perfil dos docentes e seus conhecimentos sobre dicionários, utilizaram-se questionários escritos como instrumentos de coleta de dados. O resultado demonstrou que as obras lexicográficas são subutilizadas, que não há acervo suficiente para realizar um trabalho apropriado em sala de aula, que não há tipos de dicionários adequados a seus usuários e também que os dicionários são obras desconhecidas da maior parte dos professores quanto ao seu potencial e características. Preconiza-se um investimento na formação de professores em Lexicografia, haja vista a realidade encontrada nesse grupo de professores participantes do curso sobre uso de dicionários em sala de aula.Universidade Federal do ParáBolzan, Rosane MariaDurão, Adja Balbino de Amorim Barbieri2013-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/111010.18542/moara.v1i36.1110MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 36 (2011): Estudos Linguísticos jul a dez 2011; 181-1960104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110/1555Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:42:32Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1110Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:42:32Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
title O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
spellingShingle O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
Bolzan, Rosane Maria
Bolzan, Rosane Maria
title_short O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
title_full O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
title_fullStr O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
title_full_unstemmed O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
title_sort O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia
author Bolzan, Rosane Maria
author_facet Bolzan, Rosane Maria
Bolzan, Rosane Maria
Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri
Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri
author_role author
author2 Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Rosane Maria
Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri
description O professor desempenha um papel fundamental na mediação entre dicionários e consulentes para a expansão dos conhecimentos de seus alunos. Neste artigo, relata-se uma experiência pela qual se objetivou capacitar professores no campo da Lexicografia, viabilizando um curso de formação nessa área no município de Garopaba/SC. Com o propósito de descobrir o perfil dos docentes e seus conhecimentos sobre dicionários, utilizaram-se questionários escritos como instrumentos de coleta de dados. O resultado demonstrou que as obras lexicográficas são subutilizadas, que não há acervo suficiente para realizar um trabalho apropriado em sala de aula, que não há tipos de dicionários adequados a seus usuários e também que os dicionários são obras desconhecidas da maior parte dos professores quanto ao seu potencial e características. Preconiza-se um investimento na formação de professores em Lexicografia, haja vista a realidade encontrada nesse grupo de professores participantes do curso sobre uso de dicionários em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110
10.18542/moara.v1i36.1110
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i36.1110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1110/1555
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 36 (2011): Estudos Linguísticos jul a dez 2011; 181-196
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1822181135119024129
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18542/moara.v1i36.1110