“PÉROLAS” DE REDAÇÕES: O EFEITO- CONTRÁRIO DO RÍDICULO, A DELOCUTIVIDADE DO RISO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO VESTIBULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Júlio Cesar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SILVA, Sueli Schreiber da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3585
Resumo: Por um olhar enunciativo, específico da Semântica do Acontecimento, abordaremos o fenômeno conhecido como “pérolas” de redações: a diferença destoante desse acontecimento no espaço enunciativo da coerência, dado pela discrepância de um modo de dizer não-culto, e as especificidades da temporalidade  das cenas das pérolas ( memorável, formulação e futuridade) que apontam o efeito instaurado, conclamando a noção de argumentação. A análise argumentativa reclama a análise do riso ( orientação da pérola), lido como delocutivo. Levantamos a questão da ineficácia e funcionamento absoleto do vestibular tradicional brasileiro.  PALAVRAS- CHAVE: Pérolas; linguagem culta; vestibular; riso.
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