O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277 |
Resumo: | Na atual sociedade de consumo, várias são as maneiras de interpelar o sujeito em sua posição social de consumidor. Gerar necessidades de consumo e incentivar a aquisição de produtos e serviços são práticas que se podem flagrar em diferentes textos em diferentes suportes midiáticos. Investigar o trabalho de fazer consumir é objeto relevante em uma abordagem discursiva porque contribui para a compreensão da relação entre o exercício enunciativo e o contexto acional em que ele se realiza. Com base nos pressupostos teóricos postulados por Maingueneau (1997, 2005b), são analisadas cenas de enunciação por meio das quais se realiza o trabalho de fazer consumir na produção de periódicos empresariais. Consolida-se, com os resultados das análises, a percepção de que as práticas discursivas de incentivo ao consumo podem se revestir de uma cenografia própria do fazer jornalístico sem equivalerem-se a ela. |
id |
UFPA-4_835211479f3d8260c10312604cd21a1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1277 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeitoNa atual sociedade de consumo, várias são as maneiras de interpelar o sujeito em sua posição social de consumidor. Gerar necessidades de consumo e incentivar a aquisição de produtos e serviços são práticas que se podem flagrar em diferentes textos em diferentes suportes midiáticos. Investigar o trabalho de fazer consumir é objeto relevante em uma abordagem discursiva porque contribui para a compreensão da relação entre o exercício enunciativo e o contexto acional em que ele se realiza. Com base nos pressupostos teóricos postulados por Maingueneau (1997, 2005b), são analisadas cenas de enunciação por meio das quais se realiza o trabalho de fazer consumir na produção de periódicos empresariais. Consolida-se, com os resultados das análises, a percepção de que as práticas discursivas de incentivo ao consumo podem se revestir de uma cenografia própria do fazer jornalístico sem equivalerem-se a ela.Universidade Federal do ParáPessoa, Fátima Cristina da Costa2013-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/127710.18542/moara.v1i38.1277MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 159-1730104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277/1696Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-02T19:58:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1277Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-08-02T19:58:04Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito |
title |
O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito |
spellingShingle |
O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito Pessoa, Fátima Cristina da Costa |
title_short |
O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito |
title_full |
O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito |
title_fullStr |
O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito |
title_full_unstemmed |
O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito |
title_sort |
O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito |
author |
Pessoa, Fátima Cristina da Costa |
author_facet |
Pessoa, Fátima Cristina da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Fátima Cristina da Costa |
description |
Na atual sociedade de consumo, várias são as maneiras de interpelar o sujeito em sua posição social de consumidor. Gerar necessidades de consumo e incentivar a aquisição de produtos e serviços são práticas que se podem flagrar em diferentes textos em diferentes suportes midiáticos. Investigar o trabalho de fazer consumir é objeto relevante em uma abordagem discursiva porque contribui para a compreensão da relação entre o exercício enunciativo e o contexto acional em que ele se realiza. Com base nos pressupostos teóricos postulados por Maingueneau (1997, 2005b), são analisadas cenas de enunciação por meio das quais se realiza o trabalho de fazer consumir na produção de periódicos empresariais. Consolida-se, com os resultados das análises, a percepção de que as práticas discursivas de incentivo ao consumo podem se revestir de uma cenografia própria do fazer jornalístico sem equivalerem-se a ela. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277 10.18542/moara.v1i38.1277 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i38.1277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277/1696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 159-173 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675319971905536 |