O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Fátima Cristina da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277
Resumo: Na atual sociedade de consumo, várias são as maneiras de interpelar o sujeito em sua posição social de consumidor. Gerar necessidades de consumo e incentivar a aquisição de produtos e serviços são práticas que se podem flagrar em diferentes textos em diferentes suportes midiáticos. Investigar o trabalho de fazer consumir é objeto relevante em uma abordagem discursiva porque contribui para a compreensão da relação entre o exercício enunciativo e o contexto acional em que ele se realiza. Com base nos pressupostos teóricos postulados por Maingueneau (1997, 2005b), são analisadas cenas de enunciação por meio das quais se realiza o trabalho de fazer consumir na produção de periódicos empresariais. Consolida-se, com os resultados das análises, a percepção de que as práticas discursivas de incentivo ao consumo podem se revestir de uma cenografia própria do fazer jornalístico sem equivalerem-se a ela.
id UFPA-4_835211479f3d8260c10312604cd21a1d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1277
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeitoNa atual sociedade de consumo, várias são as maneiras de interpelar o sujeito em sua posição social de consumidor. Gerar necessidades de consumo e incentivar a aquisição de produtos e serviços são práticas que se podem flagrar em diferentes textos em diferentes suportes midiáticos. Investigar o trabalho de fazer consumir é objeto relevante em uma abordagem discursiva porque contribui para a compreensão da relação entre o exercício enunciativo e o contexto acional em que ele se realiza. Com base nos pressupostos teóricos postulados por Maingueneau (1997, 2005b), são analisadas cenas de enunciação por meio das quais se realiza o trabalho de fazer consumir na produção de periódicos empresariais. Consolida-se, com os resultados das análises, a percepção de que as práticas discursivas de incentivo ao consumo podem se revestir de uma cenografia própria do fazer jornalístico sem equivalerem-se a ela.Universidade Federal do ParáPessoa, Fátima Cristina da Costa2013-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/127710.18542/moara.v1i38.1277MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 159-1730104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277/1696Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-02T19:58:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1277Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-08-02T19:58:04Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito
title O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito
spellingShingle O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito
Pessoa, Fátima Cristina da Costa
title_short O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito
title_full O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito
title_fullStr O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito
title_full_unstemmed O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito
title_sort O trabalho de informar e de fazer consumir: modos de interpelação do sujeito
author Pessoa, Fátima Cristina da Costa
author_facet Pessoa, Fátima Cristina da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Fátima Cristina da Costa
description Na atual sociedade de consumo, várias são as maneiras de interpelar o sujeito em sua posição social de consumidor. Gerar necessidades de consumo e incentivar a aquisição de produtos e serviços são práticas que se podem flagrar em diferentes textos em diferentes suportes midiáticos. Investigar o trabalho de fazer consumir é objeto relevante em uma abordagem discursiva porque contribui para a compreensão da relação entre o exercício enunciativo e o contexto acional em que ele se realiza. Com base nos pressupostos teóricos postulados por Maingueneau (1997, 2005b), são analisadas cenas de enunciação por meio das quais se realiza o trabalho de fazer consumir na produção de periódicos empresariais. Consolida-se, com os resultados das análises, a percepção de que as práticas discursivas de incentivo ao consumo podem se revestir de uma cenografia própria do fazer jornalístico sem equivalerem-se a ela.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277
10.18542/moara.v1i38.1277
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i38.1277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1277/1696
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 159-173
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675319971905536