TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karl Pressler, Gunter
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103
Resumo: Teoria e crítica literária não se definem apenas como influências entre autores, ou configurações temáticas e estilísticas recorrentes. A questão complexa da identidade entre público e a identidade histórica entra em vigor. O artigo apresenta um balanço da pesquisa sobre a Estética da Recepção que envolve o processo da leitura com três tipos diferentes de leitores, dentro do agrupamento dialético entre obra-autor-leitor. A pesquisa desde 1997 investiga a proposta da Escola de Constança e suas implicações; o leitor profissional, o leitor implícito e o leitor empírico comum.
id UFPA-4_c9438d0b060bd8e8818d1e73335e39b8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3103
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURATeoria e crítica literária não se definem apenas como influências entre autores, ou configurações temáticas e estilísticas recorrentes. A questão complexa da identidade entre público e a identidade histórica entra em vigor. O artigo apresenta um balanço da pesquisa sobre a Estética da Recepção que envolve o processo da leitura com três tipos diferentes de leitores, dentro do agrupamento dialético entre obra-autor-leitor. A pesquisa desde 1997 investiga a proposta da Escola de Constança e suas implicações; o leitor profissional, o leitor implícito e o leitor empírico comum.Universidade Federal do ParáKarl Pressler, Gunter2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/310310.18542/moara.v2i12.3103MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 12 (1999): Estudos Literários jul a dez 1999; 19-410104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103/3547Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-31T05:05:28Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3103Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-31T05:05:28Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA
title TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA
spellingShingle TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA
Karl Pressler, Gunter
title_short TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA
title_full TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA
title_fullStr TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA
title_full_unstemmed TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA
title_sort TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA
author Karl Pressler, Gunter
author_facet Karl Pressler, Gunter
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Karl Pressler, Gunter
description Teoria e crítica literária não se definem apenas como influências entre autores, ou configurações temáticas e estilísticas recorrentes. A questão complexa da identidade entre público e a identidade histórica entra em vigor. O artigo apresenta um balanço da pesquisa sobre a Estética da Recepção que envolve o processo da leitura com três tipos diferentes de leitores, dentro do agrupamento dialético entre obra-autor-leitor. A pesquisa desde 1997 investiga a proposta da Escola de Constança e suas implicações; o leitor profissional, o leitor implícito e o leitor empírico comum.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103
10.18542/moara.v2i12.3103
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103
identifier_str_mv 10.18542/moara.v2i12.3103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103/3547
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 12 (1999): Estudos Literários jul a dez 1999; 19-41
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675318389604352