TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103 |
Resumo: | Teoria e crítica literária não se definem apenas como influências entre autores, ou configurações temáticas e estilísticas recorrentes. A questão complexa da identidade entre público e a identidade histórica entra em vigor. O artigo apresenta um balanço da pesquisa sobre a Estética da Recepção que envolve o processo da leitura com três tipos diferentes de leitores, dentro do agrupamento dialético entre obra-autor-leitor. A pesquisa desde 1997 investiga a proposta da Escola de Constança e suas implicações; o leitor profissional, o leitor implícito e o leitor empírico comum. |
id |
UFPA-4_c9438d0b060bd8e8818d1e73335e39b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3103 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURATeoria e crítica literária não se definem apenas como influências entre autores, ou configurações temáticas e estilísticas recorrentes. A questão complexa da identidade entre público e a identidade histórica entra em vigor. O artigo apresenta um balanço da pesquisa sobre a Estética da Recepção que envolve o processo da leitura com três tipos diferentes de leitores, dentro do agrupamento dialético entre obra-autor-leitor. A pesquisa desde 1997 investiga a proposta da Escola de Constança e suas implicações; o leitor profissional, o leitor implícito e o leitor empírico comum.Universidade Federal do ParáKarl Pressler, Gunter2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/310310.18542/moara.v2i12.3103MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 12 (1999): Estudos Literários jul a dez 1999; 19-410104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103/3547Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-31T05:05:28Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3103Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-31T05:05:28Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA |
title |
TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA |
spellingShingle |
TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA Karl Pressler, Gunter |
title_short |
TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA |
title_full |
TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA |
title_fullStr |
TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA |
title_sort |
TRÊS LEITORES. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE CONSTANÇA PARA O ESTUDO DA LITERATURA |
author |
Karl Pressler, Gunter |
author_facet |
Karl Pressler, Gunter |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karl Pressler, Gunter |
description |
Teoria e crítica literária não se definem apenas como influências entre autores, ou configurações temáticas e estilísticas recorrentes. A questão complexa da identidade entre público e a identidade histórica entra em vigor. O artigo apresenta um balanço da pesquisa sobre a Estética da Recepção que envolve o processo da leitura com três tipos diferentes de leitores, dentro do agrupamento dialético entre obra-autor-leitor. A pesquisa desde 1997 investiga a proposta da Escola de Constança e suas implicações; o leitor profissional, o leitor implícito e o leitor empírico comum. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103 10.18542/moara.v2i12.3103 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v2i12.3103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3103/3547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 12 (1999): Estudos Literários jul a dez 1999; 19-41 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675318389604352 |