A objetivação de sujeitos negros amazônicos e de práticas de Marabaixo
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10491 |
Resumo: | Esta pesquisa trata de visibilizar práticas discursivas que foram lançadas sobre sujeitos negros amazônicos, especialmente, aqueles praticantes do Marabaixo (ou Ciclo do Marabaixo) de Macapá-AP, que consiste em um conjunto de práticas festivas e religiosas em devoção aos santos da Igreja Católica. O trabalho centra-se nos discursos de objetivação desses sujeitos a partir de um dispositivo religioso cristão. Filia-se aos estudos discursivos foucaultianos, a partir dos quais são mobilizados os conceitos de sujeito, poder e dispositivo (FOUCAULT, 1977, 2013, 2015; DELEUZE, 1990; AGAMBEN, 2005). Selecionaram-se seis sequências discursivas de textos de jornal impresso, livro, blog e reportagem televisiva que veicularam entre os séculos XIX e XXI. O movimento descritivo-analítico sinaliza que a Igreja construiu um saber deslegitimador acerca dos negros e de suas práticas de Marabaixo, o qual se inscreveu na historicidade desses sujeitos e do corpo social do estado do Amapá. Palavras-chave: Práticas discursivas. Objetivação. Sujeito negro amazônico. Marabaixo. |
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A objetivação de sujeitos negros amazônicos e de práticas de MarabaixoEsta pesquisa trata de visibilizar práticas discursivas que foram lançadas sobre sujeitos negros amazônicos, especialmente, aqueles praticantes do Marabaixo (ou Ciclo do Marabaixo) de Macapá-AP, que consiste em um conjunto de práticas festivas e religiosas em devoção aos santos da Igreja Católica. O trabalho centra-se nos discursos de objetivação desses sujeitos a partir de um dispositivo religioso cristão. Filia-se aos estudos discursivos foucaultianos, a partir dos quais são mobilizados os conceitos de sujeito, poder e dispositivo (FOUCAULT, 1977, 2013, 2015; DELEUZE, 1990; AGAMBEN, 2005). Selecionaram-se seis sequências discursivas de textos de jornal impresso, livro, blog e reportagem televisiva que veicularam entre os séculos XIX e XXI. O movimento descritivo-analítico sinaliza que a Igreja construiu um saber deslegitimador acerca dos negros e de suas práticas de Marabaixo, o qual se inscreveu na historicidade desses sujeitos e do corpo social do estado do Amapá. Palavras-chave: Práticas discursivas. Objetivação. Sujeito negro amazônico. Marabaixo.Universidade Federal do ParáCNPq, CapesTartaglia, EdnaldoNavarro, Pedro2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1049110.18542/moara.v2i57.10491MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 2, n. 57 (2021): 50 anos de "A Arqueologia do Saber": as contribuições aos estudos da linguagem no Brasil; 200-2160104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10491/7293Direitos autorais 2021 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-21T13:55:11Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10491Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-05-21T13:55:11Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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