NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Paulo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Vânia Torres, Costa, Alda Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sentidos da Cultura
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/1112
Resumo: No presente artigo fazemos uma reflexão epistemológica sobre o ato de narrar, com objetivo de compreender a Amazônia Paraense nas diversas linguagens das narrativas. Entendemos as narrativas como interpretações e representações, que ao serem difundidas em determinada cultura, se transformam ao mesmo tempo em que modificam o social, o olhar que as pessoas têm de si e do mundo em que vivem. Nas argumentações consideramos que as narrativas, sejam as tradicionais ou contemporâneas, são importantes tessituras das experiências, que podem conduzir reflexões importantes sobre como os sujeitos se narram e/ou são narrados, assim como recortes significativos, lugar de escolhas, de inclusão ou exclusão. As narrativas são espaços das experiências registradas, da memória, da história e da comunicação dos sujeitos com o mundo, sejam em textos verbais ou não verbais. As reflexões foram produzidas a partir dos debates realizados no período de outubro de 2015 a outubro de 2016, no grupo de estudos e pesquisas Narramazônia - Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense, em parceria entre Universidade Federal do Pará, Universidade da Amazônia e Universidade do Estado do Pará.
id UFPA-5_d5333c4de0ae796e0b1697e9564944aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1112
network_acronym_str UFPA-5
network_name_str Revista Sentidos da Cultura
repository_id_str
spelling NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDONarrativasAmazôniaNarramazôniaSujeitosMemória.No presente artigo fazemos uma reflexão epistemológica sobre o ato de narrar, com objetivo de compreender a Amazônia Paraense nas diversas linguagens das narrativas. Entendemos as narrativas como interpretações e representações, que ao serem difundidas em determinada cultura, se transformam ao mesmo tempo em que modificam o social, o olhar que as pessoas têm de si e do mundo em que vivem. Nas argumentações consideramos que as narrativas, sejam as tradicionais ou contemporâneas, são importantes tessituras das experiências, que podem conduzir reflexões importantes sobre como os sujeitos se narram e/ou são narrados, assim como recortes significativos, lugar de escolhas, de inclusão ou exclusão. As narrativas são espaços das experiências registradas, da memória, da história e da comunicação dos sujeitos com o mundo, sejam em textos verbais ou não verbais. As reflexões foram produzidas a partir dos debates realizados no período de outubro de 2015 a outubro de 2016, no grupo de estudos e pesquisas Narramazônia - Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense, em parceria entre Universidade Federal do Pará, Universidade da Amazônia e Universidade do Estado do Pará.EDUEPA2017-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/1112Revista Sentidos da Cultura; v. 3 n. 4 (2016): SENTIDOS DA CULTURA; 28 - 502359-310510.31792/rsc.v3i4reponame:Revista Sentidos da Culturainstname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/1112/691Copyright (c) 2017 Revista Sentidos da Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, PauloCosta, Vânia TorresCosta, Alda Cristina2017-05-16T01:25:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1112Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidosPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/oaisentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br2359-31052359-3105opendoar:2017-05-16T01:25:48Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO
title NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO
spellingShingle NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO
Nunes, Paulo
Narrativas
Amazônia
Narramazônia
Sujeitos
Memória.
title_short NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO
title_full NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO
title_fullStr NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO
title_full_unstemmed NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO
title_sort NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO
author Nunes, Paulo
author_facet Nunes, Paulo
Costa, Vânia Torres
Costa, Alda Cristina
author_role author
author2 Costa, Vânia Torres
Costa, Alda Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Paulo
Costa, Vânia Torres
Costa, Alda Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Amazônia
Narramazônia
Sujeitos
Memória.
topic Narrativas
Amazônia
Narramazônia
Sujeitos
Memória.
description No presente artigo fazemos uma reflexão epistemológica sobre o ato de narrar, com objetivo de compreender a Amazônia Paraense nas diversas linguagens das narrativas. Entendemos as narrativas como interpretações e representações, que ao serem difundidas em determinada cultura, se transformam ao mesmo tempo em que modificam o social, o olhar que as pessoas têm de si e do mundo em que vivem. Nas argumentações consideramos que as narrativas, sejam as tradicionais ou contemporâneas, são importantes tessituras das experiências, que podem conduzir reflexões importantes sobre como os sujeitos se narram e/ou são narrados, assim como recortes significativos, lugar de escolhas, de inclusão ou exclusão. As narrativas são espaços das experiências registradas, da memória, da história e da comunicação dos sujeitos com o mundo, sejam em textos verbais ou não verbais. As reflexões foram produzidas a partir dos debates realizados no período de outubro de 2015 a outubro de 2016, no grupo de estudos e pesquisas Narramazônia - Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense, em parceria entre Universidade Federal do Pará, Universidade da Amazônia e Universidade do Estado do Pará.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/1112
url https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/1112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/1112/691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sentidos da Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sentidos da Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sentidos da Cultura; v. 3 n. 4 (2016): SENTIDOS DA CULTURA; 28 - 50
2359-3105
10.31792/rsc.v3i4
reponame:Revista Sentidos da Cultura
instname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Revista Sentidos da Cultura
collection Revista Sentidos da Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv sentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798045950133927936