LITERATURA INFANTIL: UMA LEITURA DA HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sentidos da Cultura |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/584 |
Resumo: | Este texto trata de uma leitura dos começos da história daLiteratura Infantojuvenil, uma possibilidade de entender algunscaminhos que trouxeram os textos que chamamos de Contos deFadas até nós. Como se deu esse fenômeno? Os contoscompilados na Europa e depois travestidos de detalhes da letra.Como eles saíram da casa de Charles Perrault, das terras dosirmãos Grimm, da pena de Andersen até chegarem ao Brasil, sejapela letra de Figueiredo Pimentel e Monteiro Lobato ou vindosdas memórias dos europeus que por aqui aportaram? Tratatambém de compreender a estrada percorrida por narrativasnascidas na oralidade e na letra, para as quais denominamosContos de Fadas, a partir do momento em que foram escritas porCharles Perrault na França do século XVII. |
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